Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

30/12/2012

São Silvestre de Lisboa - report by Fiona

Após o resumo de prova do José Luís, é agora chegada a minha vez! Tal como já foi dito, esta São Silvestre de Lisboa contou com excelente ambiente, tanto por parte do público presente em quase todo o percurso da prova como por parte dos atletas que participaram. Nunca tinha estado presente numa prova em que houvesse tanta participação do público e posso dizer que sabe muito bem ter pessoas a aplaudir quando o percurso da prova começa a complicar. É uma força extra que parece surgir do nada e que é sempre muito bem vinda!
Quanto ao desenvolver da prova em si... Os primeiros 5 km foram feitos em cerca de 30 minutos, o que representou um bom tempo tendo em vista a falta de treino dos últimos dias bem como o Natal e respectivos pecados gastronómicos que foram cometidos. A parte do percurso entre o km 4 e o km 7, percurso entre o Terreiro do Paço e a Praça do Saldanha, traduziu-se numa clara diminuição do ritmo de prova, fruto da subida mais temida do percurso desta São Silvestre. A partir do Saldanha foi tempo de aproveitar a descida para tentar recuperar algum tempo e ver se havia possibilidade de melhor o anterior melhor tempo para os 10 km.


E consegui! Apesar de ainda continuar a fazer esta distância num tempo superior a 60 minutos, consegui melhor face ao anterior melhor tempo nesta distância, tendo finalizado a prova com o tempo de 1:02:29. Esta São Silvestre primou, mais uma vez, pelo fantástico desempenho dos Pernas de Gafanhoto e pela estreia do novo equipamento da equipa.
Até ao final do ano conto ainda juntar mais alguns quilómetros às minhas pernas tendo já no horizonte a próxima prova que será a Corrida de São Domingos de Benfica, a 13 de Janeiro, que corresponderá a uma estreia numa nova distância, a de 15 km.

Um excelente ano de 2013 para todos os leitores aqui do Corre mais rápido!

São Silvestre de Lisboa - report

A São Silvestre da capital foi ontem, com uma grande afluência de público e um ambiente vibrante, quer dos atletas, quer do público, que marcou uma presença quase constante ao longo da totalidade do percurso.

A prova propriamente dita foi feita ainda sobre o efeito dos devaneios alimentares típicos da época natalícia,pelo que o meu tempo final até a mim me surpreendeu (estava a apontar para os 52 minutos e acabei por fazer 49:21). O troço mais temido (subida do Terreiro do Paço ao Saldanha - km 4 ao km 7) foi feito com algum esforço, mas a ritmos decentes (nunca acima dos 5:30). A partir do Saldanha, foi tentar recuperar o tempo perdido, o que, surpreendentemente, consegui.

Parciais São Silvestre de Lisboa 2012


Em termos de equipa, foi igualmente uma excelente prestação dos Pernas de Gafanhoto, que têm vindo a registar uma melhoria significativa dos seus tempos.

Até ao fim do ano ainda há um objectivo a cumprir: 100km em Dezembro!

Um excelente 2013 para todos!

29/12/2012

Adeus 2012! Olá 2013!

Ao que parece este ano está a chegar ao fim, e está na hora dos habituais balanços... e sinceramente o que eu posso dizer deste ano, apesar de crises, e de ter a carteira mais vazia que o habitual, o balanço final deste ano foi muito positivo a nível pessoal!
 Foi o ano em que comecei a correr! Foi o ano em que fiz a minha primeira prova! Foi o ano em que fiz a minha primeira Meia Maratona! Foi um ano de sucessivos recordes pessoais! Foi um ano em que graças a corrida conheci pessoas fantásticas! Juntei-me a uma equipa ainda mais fantástica (Pernas de Gafanhoto)! Foi um ano, em que apesar da crise toda que paira sobre este país, me sinto realizado!

 E agora o que posso desejar para o ano de 2013? Mais do mesmo e melhor, pois só assim nos conseguimos sentir realizados! Mas sendo mais concreto e assumindo alguns compromissos perante todos os seguidores deste espaço ficam aqui alguns dos objectivos para o próximo ano.

  • Meter o meu PBT dos 10 km abaixo dos 50 minutos
  • Meter o meu PBT dos 21 km abaixo das 2 horas
  • Participar no mínimo em 2 Meia-Maratonas.
  • Organizar a minha agenda de provas para o mês de Dezembro decentemente e não acontecer o mesmo que este ano...
  • Tentar bater os tempos nas provas em que participei este ano...
  • Tentar manter o mínimo de 100 km corridos por mês.
E penso que chega... se me lembrar de mais, irei adicionando aqui.

Como este muito provavelmente é o meu ultimo post de 2013, só vos posso desejar um óptimo ano de 2013, e que continuem (ou comecem) a concretizar todos os vossos objectivos!

E vocês, o que têm a dizer do vosso ano de 2012? E o que desejam para 2013?

Ps: Não me esqueço dos meus companheiros de corrida, e que apesar de não estar com eles nestas ultimas provas do ano, espero que corra tudo bem e acima de tudo, divirtam-se muito, para o ano prometo estar com vocês ai! :-)


Dezembro é sinónimo de São Silvestre

Depois do Grande Prémio de Natal da Associação de Atletismo de Lisboa em que participei em meados deste mês, é chegado o momento da São Silvestre de Lisboa. 10 km a serem percorridos hoje, a partir das 17h30, com início e fim da prova nos Restauradores. Vamos ver como as pernas se portam após um Natal em que o treino não foi propriamente a principal ocupação. Trata-se de uma estreia. Nunca, até hoje, tinha pensado em fazer uma São Silvestre e decidi que a estreia seria na de Lisboa. Apesar da mais emblemática São Silvestre da região de Lisboa ser, eventualmente, a da Amadora, optei por fazer uma estreia num percurso já meu conhecimento. Veremos se 2013 será o ano da estreia na mítica São Silvestre da Amadora. O equipamento já está pronto, iPod e Garmin com plena bateria e agora venham de lá esses 10 km em Lisboa. E aí desse lado? Alguém vai hoje à São Silvestre de Lisboa?

23/12/2012

Natal by Fiona



Normalmente, a época natalícia não é associada a desporto ou a grandes aventuras ao ar livre. É uma quadra que é passada em família, habitualmente em torno de uma mesa farta nas mais diversas iguarias. Depois segue-se o Ano Novo, mais comemorações e quando chega o ano seguinte é que começamos a sentir o peso das longas horas que passámos em frente da mesa de refeições. Pois é, quem é que já não passou por isso? É por este motivo e por a corrida já fazer parte da minha vida que os ténis e o Garmin não serão arrumados durante essa semana. Querem-se mais quilómetros feitos até porque a São Silvestre de Lisboa está já ao virar da esquina e o dia 29 de Dezembro vai chegar a correr. 
Aproveitem muito bem esta quadra de Natal tanto para os doces como para as corridas. Irão ver que não se vão arrepender. Quando se ganha o gosto pela corrida, ela começa-nos a correr pelas veias e quando não saíamos um dia para fazer mais alguns quilómetros, ficamos a sentir falta e a pensar que desculpa esfarrapada fomos arranjar para não sair para a rua. Está frio? Isso não interessa nada! Arranja-se um gorro, umas luvas, veste-se uma roupa mais quente e toca a sair para a rua. 

Desejo um excelente Natal a todos os leitores do Corre mais rápido bem como aos dois outros corredores que por aqui escrevem: o Pedro Moita e o José Luís Agapito!

18/12/2012

José Luís responde à chamada (onde é que eu já vi isto escrito?)

O Pedro convidou-me para integrar a equipa do Corre Mais Rápido, o que prontamente aceitei com grande entusiasmo.

A perspectiva de escrever sobre corrida para uma audiência cada vez maior é-me extremamente apelativa e espero conseguir corresponder ao desafio.

Sobre a minha pessoa, posso dizer que tenho 34 anos e corro há 5, sem grande prática desportiva na juventude. A corrida surgiu, inicialmente, como uma forma de manutenção física, mas desde logo percebi que iria ser muito mais do que isso. Desde o objectivo de participar numa prova de 10km, correr uma Meia Maratona, a Maratona, fazer 1.000 km anualmente, correr à chuva, à noite, em equipa, fazer treinos longos... tudo isto foi alcançado em 5 anos e com a perspectiva de alcançar muitas mais metas.

Em termos de escrita em blogs, mantenho desde 2007 um repositório das provas em que participei no MyRuns (já vão em 48).

Mais uma vez, agradeço ao Pedro o convite feito e espero escrever um post muito em breve (sobre gadgets? treinos? provas? vamos ver...).



16/12/2012

Grande Prémio do Natal - Associação de Atletismo de Lisboa

Este Domingo foi sinónimo de participação em mais uma prova na cidade de Lisboa, desta feita o 55º Grande Prémio de Natal promovido pela Associação de Atletismo de Lisboa. 

Desde o passado dia 25 de Novembro que não participava em nenhuma prova (para os mais atentos, este dia foi o da participação no Grande Prémio da Arrábida na distância de 7 km) e a prova de hoje não poderia ter tido mais diferenças em relação a este última. A primeira e principal, a meteorologia  Se no dia 25 de Novembro parecia que andava a banhos, hoje o dia amanheceu nublado mas com uma temperatura bem agradável para uma prova. Nada de chuva durante todo o percurso o que facilitou e muito a participação nesta prova. Depois, tratou-se de uma prova desenrolada no coração da cidade de Lisboa com a passagem por algumas das principais artérias da cidade como a Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade ou Marquês de Pombal. A prova teve o seu início cerca das 10h50, na Praça do Saldanha, seguindo depois em direcção ao Campo Grande, inversão de percurso em frente ao Museu da Cidade e depois foi seguir sempre em frente em direcção aos Restauradores, com a meta da prova localizada em frente aos CTT localizados neste ponto emblemático da cidade de Lisboa.

Um ponto muito positivo desta prova de assinalar é a boa disposição de todos os participantes. Não que nas outras provas em que já participei tenha achado que havia mau ambiente mas, fruto da proximidade do Natal, muitos eram os Pais Natal e Mães Natal que hoje decidiram acordar mais cedo e pincelar a cidade com mais um pouco de espírito natalício e de desporto. Foi um percurso bastante interessante de fazer (tirando, talvez, o sobe e desce dos túneis que existem entre o Campo Pequeno e o Campo Grande) e a descida final que se inicia no Saldanha em direcção aos Restauradores ajudou muitos dos participantes (eu incluída!) a fazer uma boa recta final de prova. A prova de hoje saldou-se num tempo de 56 minutos e 51 segundos (tempo Garmin, não oficial) para a distância de 9 km, o que assinala uma clara melhoria em relação ao último tempo obtido nesta mesma distância (Corrida do Aeroporto 2012, 07OUT), em que tinha feito um tempo de 1h02min37s.

Trata-se, sem dúvida, de uma prova a repetir e venha agora a São Silvestre de Lisboa!

E tu? Qual é a tua próxima prova?

Adenda: já saíram os tempos oficiais da prova e o meu tempo foi de 56min37s (pequeno desfasamento com o Garmin que se traduz num melhor tempo ainda!)

15/12/2012

Garmin e prova de amanhã!

O Natal chegou mais cedo para mim e, pelo correio, chegou um belo Garmin Forerunner 110 para me ajudar a acompanhar, de uma melhor forma, os meus treinos e provas. Até bem recentemente, quando ainda não encarava isto das corridas tão a sério, ia utilizando o sistema Nike+ com o sensor para iPod e ia dando para as necessidades. Mas ia reparando que a precisão não era lá grande coisa e a distância que eu obtinha no final de um treino ou de uma prova nunca correspondia verdadeiramente à distância percorrida. 
Depois veio a entrada na equipa Pernas de Gafanhoto, a participação em mais provas e a vontade de conseguir monitorizar o desenvolvimento do treino e das corridas começou a aumentar de forma exponencial. Fui ouvindo as opiniões sobre o Nike watch, sobre relógios da marca Garmin e a escolha acabou por recair nesta última (muito graças, também, a uma abençoada Black Friday da Amazon!). Durante uns dias, o relógio ainda andou dentro da caixa mas, na semana passada, foi finalmente chegado o momento de o testar numa prova. Muito, muito curta... 2400 metros quase nem dão para aquecer mas deram para ver como se comportava o Forerunner 110 e posso dizer que fiquei muito satisfeita. Mas amanhã é dia de novo teste...

Amanhã é dia de mais uma prova... 55º Grande Prémio de Natal da Associação de Atletismo de Lisboa na distância de 9 km. É mais uma corrida que nos proporciona correr por diferentes ruas da cidade num percurso que iniciará na Praça do Saldanha, seguirá em destino ao Campo Grande e regressará pela Avenida da República, passando pelo Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade para terminar nos Restauradores. E vamos lá ver como se porta o menino Garmin a passear pelas ruas de Lisboa. Depois farei aqui uma descrição da prova e contarei como correu. 

Continuação de bom fim-de-semana, corredores!

09/12/2012

Qual é a tua powersong do momento?


Corredor que é corredor tem a sua powersong. Aquela música que consegue fazer milagres na pior subida que nos surge durante o treino. Aquele ritmo que consegue dar a energia necessária num dia menos bom ou na parte final de uma prova. A música, em qualquer situação da nossa vida, permite-nos olhar as coisas de uma forma diferente e ajuda-nos a ir mais além. E a música que levamos no nosso leitor de mp3 para os treinos ou provas não é, de forma alguma, diferente. É ela que nos dá aquela "pedalada" de que precisamos quando as forças parecer desaparecer. E essa playlist que é tão fundamental para a corrida de alguns como os ténis ou o relógio gps, é tão própria e tão individual de cada corredor. 

E hoje decidi começar a partilhar convosco algumas das minhas powersongs favoritas. Este "Closer do the edge" dos 30 seconds to mars é capaz das maiores maravilhas durante a minha corrida. 

E vocês? Qual é a vossa powersong do momento?

05/12/2012

O que fazer num belo e agradável Domingo de chuva?

Perguntam vocês e muito bem! No passado dia 25 de Novembro participei em mais uma prova do calendário, elevando para seis o número de provas em que participei este ano. Desta feita, foi uma estreia no Grande Prémio da Arrábida, na sua 7ª edição. Trata-se de uma prova com organização de Lebres do Sado que decorre na cidade de Setúbal. É uma prova peculiar já que um dos abastecimentos, na distância de 12,5 km, é de Moscatel! A participação neste Grande Prémio pode ser feita em duas distâncias, 7 km e 12,5 km, tendo eu optado por fazer a distância mais curta nesta minha primeira participação. A maior parte da prova desenvolve-se por estradas secundárias e uma subida da serra na proximidade de Setúbal. Nada que não se faça, a meu ver. O único senão desta minha participação foi realmente o dilúvio que se abateu sobre a cidade de Setúbal durante a realização da prova mas que não afastou os participantes de maneira alguma. O meu tempo de prova foi de 46min 45 seg e é, sem dúvida, uma prova a repetir no ano de 2013. Apenas espero que o São Pedro seja mais simpático no dia da prova e permita que se faça apenas corrida e não natação em estrada...

04/12/2012

O Natal chegou ao Corre mais rapido!

Parece-me que o Natal já chegou ao Corre mais rápido! :-D

Cliquem na imagem para saber mais informação!