17/04/2014

Estafeta Cascais-Lisboa - Report by Fiona

No passado Domingo fiz a minha estreia numa daquelas que pertence às provas mais antigas de Portugal, a Estafeta Cascais-Lisboa, e que já vai na sua 75ª edição. O passado Domingo foi também dia de estreia com uma nova camisola, a do GFD Running.

Mas passemos ao verdadeiro report da participação desta prova...

O dia começou bem cedo com a reunião com os restantes elementos do GFD Running no Estádio Nacional para distribuição dos dorsais e acerto da logística da distribuição dos diversos atletas pelos pontos da estafeta: Estoril (partida), Parede, Santo Amaro de Oeiras e Cruz Quebrada. Foi-me atribuído o terceiro percurso da estafeta, realizado entre Santo Amaro e a Cruz Quebrada com direito a fazer a bela subida do Alto da Boa Viagem. Depois de todos os acertos de última hora, lá fui eu para o meu ponto de partida da estafeta. Valeu-me o MacDonalds da praia de Santo Amaro para o tempo de espera pois a manhã fria e de nevoeiro que se fazia sentir para aquelas bandas fazia gelar os músculos e não era em nada benéfica para o tempo que tinha de aguardar até ao momento de entrar em prova. Aproveitou-se o tempo de espera para conversar com outros atletas, conviver um pouco e dizer um olá ao João Lima e ver passar os meus colegas dos Pernas de Gafanhoto que estavam a participar na mesma prova mas na modalidade de 20km. Foi saltar, aplaudir e gritar por eles num momento em que já tinham feito cerca de metade do percurso da sua prova.

Seguiu-se o meu aquecimento e a espera pela minha colega de equipa de quem iria receber o testemunho para correr os 5 km que me separavam do último ponto de passagem do testemunho. Ao avistar a camisola azul do GFD Running ao longe, comecei a sentir a adrenalina de ir começar a minha prova e a responsabilidade de não desiludir as colegas de equipa. E assim que recebi o testemunho, lá fui eu... Lá fui eu acompanhada de mais dois colegas de equipa que se revelaram preciosos para o meu bom desempenho neste percurso. Sempre presentes, sempre motivadores e sempre a mostrarem-me que era capaz de fazer mais e melhor. Ainda que eles me tenham dito que quem correu aquela distância foram as minhas pernas, há que reconhecer o factor de motivação que foi determinante! E assim se correram os 5 km mais rápidos de sempre da minha vida... Sim... Porque o Domingo passado também foi dia de recorde pessoal aqui para a Miss Fiona... Os 5 km de prova foram corridos em 27'15''... Bem longe do meu melhor tempo nesta distância que andava em torno dos 30'. Foi com muita alegria e sentimento de missão de cumprida que passei o meu testemunho na Cruz Quebrada. Foi com um sentimento de que sou capaz e de que me sinto bem a correr que passei o meu testemunho. Pode dizer-se que fui muito feliz nesta prova!

Quanto a possíveis sinais das lesões que por aqui andaram nos últimos meses, posso dizer que os senhores joelhos se portaram muito, muito bem, não tendo tido quaisquer queixas durante a prova, após a prova ou nos dias seguintes!

Aqui vos deixo os resumos por quilómetro desta prova retirados a partir do Garmin Connect:


Segue-se agora a participação na etapa de Sintra do BES Challenge... Wish me luck!

16 comentários:

  1. Boa!!! Parabéns pelo recorde, mas o mais importante foi mesmo os problemas físicos estarem debelados.
    Boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carlos! Fiquei duplamente feliz! Vamos ver como me porto em Sintra no próximo sábado! ;) Boas corridas!

      Eliminar
  2. Muito feliz pelo teu record e, principalmente, pelas zero dores :)

    Numa estafeta damos sempre mais do que imaginamos e o (brilhante) resultado foi esse. Muitos parabéns e wish you luck para sábado :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, João, por todo o apoio nesta fase de lesão. Pelas palavras de incentivo sempre presentes e pelo sorriso que encontrei no passado Domingo no ponto de transição. É isto que mostra que o mundo da corrida vale muito a pena e que as pessoas que por aqui se conhecem são fantásticas. Vamos lá ver como as pernas se portam neste sábado ;) Beijinhos

      Eliminar
  3. Muitos parabéns Fiona não só pelo resultado, mas também pela recuperação física!

    ResponderEliminar
  4. Excelente marca! Mesmo com todos os problemas que te assolaram ultimamente, fazer 27min aos 5km é qualquer coisa de extraordinário!

    Agora é recuperar, para Sábado conquistar a Pena :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que fosse possível voar pela Marginal desta maneira nem muito menos retirar quase 3 minutos ao anterior recorde dos 5 km. Estava possuída pelo demónio da recuperação, só podia! E agora vamos lá conquistar a Pena amanhã! Beijinhos e boa recuperação da perda de juízo ;)

      Eliminar
  5. Parabéns!
    Para quem ainda agora estava a recuperar de uma lesão, 27 minutos é excelente :)
    Tudo a correr bem no sábado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isa! Eu nem queria acreditar quando olhei para o relógio e vi o tempo que tinha feito! :) Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  6. Very, very luck! :)
    Parabéns pela prestação e mais ainda pela ausência de dores!
    Até sábado!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, jnr, e que sábado seja mais um dia de uma excelente prova! Beijinhos

      Eliminar
  7. Muitos Parabéns pelo recorde pessoal e ainda bem que as dores já desapareceram (espero que não voltem tão cedo).

    Boa sorte para a proxima corrida do Bes Challenge!

    P.S. - Por vezes a existência de períodos de descanso (ainda que forçados) parece que leva a um efeito de "boost", tipo Red Bull (" ....dá-te assaaas!!!") e sentimo-nos leves, quase mesmo a voar baixinho.

    Continuação de bons treinos e boas provas,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fernando! Acho que este afastamento teve mesmo esse efeito na prova de Domingo. Parecia que queria voar pela Marginal. Agora no BES é ir com calma que o percurso tem dificuldade e não se pode estragar o bom trabalho de recuperação que se tem feito nos últimos tempos! Bons treinos e boas provas!

      Eliminar
  8. Parabéns pelo RP e, sobretudo, pela melhoria da lesão! Agora vais correr ainda mais e com mais vontade!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Já andava ansiosa por poder correr sem sentir dores e senti-me mesmo muito bem no passado Domingo. Hoje tenho a BES RUN Challenge em Sintra, vamos ver como corre! Beijinhos e boa Páscoa :)

      Eliminar