Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

26/05/2013

Apesar de desaparecida, os ténis não andam a ganhar pó! - Report by Fiona

Muitos dos leitores deste blog devem pensar que o elemento feminino do Corre mais rápido! já deve ter desistido de correr ou, pelo menos, destas lides blogosféricas... É bem verdade que tenho andado desaparecida mas tem tudo a ver com trabalho e estudo, felizmente! Nada de lesões nem nada que me tenha impedido de correr nos últimos tempos, continuar com os treinos e participar em algumas provas. Revendo o tempo que decorreu desde a última vez que escrevi por aqui, aumentei a distância corrida durante o ano de 2013, regressei ao treino específico em ginásio para o fortalecimento muscular que é muitas vezes esquecido ( e que, no meu caso, é fundamental para evitar segunda visita ao bloco operatório) e participei em sete provas.
Como não queria tornar este meu regresso ao blog demasiado pesado em termos de escrita nem andar a escrever reports de provas em catadupa, vou apenas deixar uma lista das provas em que participei bem como dos tempos realizados.


  • 07ABR, Comando Challenge (1ª edição, prova de obstáculos). Distância: 10km, Tempo: 02:25:52
  • 14ABR, BES Challenge - 1ª etapa - Cascais. Distância: 10km, Tempo: 01:03:26
  • 25ABR, Corrida da Liberdade. Distância: 11km, Tempo: 01:09:50
  • 28ABR, Meia Maratona de Almada (1ª edição, estreia na distância de meia maratona). Distância: 21 km, Tempo: 02:13:32
  • 12MAI, 24ª Meia Maratona Internacional de Setúbal. Distância: 21 km, Tempo: 02:22:21
  • 18MAI, BES Challenge - 2ª etapa - Sintra. Distância: 10km, Tempo: 01:05:27
  • 19MAI, Trilhos d'Almada (1ª edição, prova inserida nas comemorações do Dia da Marinha 2013). Distância: 14 km, Tempo: 01:41:36
No calendário, ainda existem mais algumas provas para fazer antes do mês de Agosto.

E vocês? Como andam esses treinos e essas participações em provas?

22/05/2013

Redefinir objectivos...

Já se passaram quase 6 meses desde que o ano começou, e penso que esta na altura de fazer um balanço do que se passou até aqui...


Analisando os km's feitos por mês até agora... vejo que falhei redondamente no que me havia comprometido (+ 100 km/mês). Mas isso tem uma razão de ser, ou melhor, 2 grandes razões de ser.

Para começar, o peso, não que seja "gordo" mas apesar de correr regularmente, tem-me sido bastante difícil baixar o meu peso, e isso notasse bastante nas minhas performances, as minhas pernas sofrem constantemente...
E com isto, as lesões que me têm afectado nos últimos meses... derivadas principalmente pela falta de músculo e pelo peso a mais como é óbvio!!!

Visto isto, só posso chegar a uma conclusão... tenho que perder peso e ganhar mais músculo!!!
Como ginásio está fora de questão (€€€€€), o que é que me ocorreu? Bora lá fazer o Insanity Workout!!!


Ok, eu sei que isto parece tirado das tele vendas (provavelmente é...), e muitos vão dizer que é treino de raparigas... mas o que eu vos posso dizer é: Comecem o treino e depois venham falar comigo!!!!

Mas que estoiro de treino! Apesar de ainda só ir no 4º dia, parece que me sinto com mais força e com os músculos mais rijos (era bom era...)... isto é uma mistura de cardio com treino muscular!
Provavelmente não vou seguir o programa todo, pois não quero deixar de todo a corrida, mas vou tentar manter-me fiel ao máximo durante os próximos 60 dias...

Com isto, como é óbvio, o objectivo dos + 100 km/mês vai ficar em standby até ao fim do programa.

Alguém já experimentou este treino ou algo similar? Resultados???

Beijinhos e abraços e boas corridas! :-)

21/05/2013

BES RUN Challeng3 Sintra - Report by Pedro Moita

Finalmente Sintra!!! 
Após não ter podido comparecer no GP Fim da Europa, de não me ter inscrito a tempo no Run Sintra Trail by night, finalmente consegui correr em Sintra! A segunda etapa do BES RUN Challeng3 brindou-nos com as durinhas durinhas durinhas subidas da Serra de Sintra.

Antes da prova começar, o São Pedro decidiu abençoar-nos com uma bela carga de agua bem gelada, para garantir que só os mais fortes ali estariam! E assim foi... todos os que terminaram esta prova, mostraram a sua verdadeira força! Enfrentar aquelas subidas não é para qualquer um...

A prova iniciou-se com uma ligeira subida, seguida de uma descida até ao centro da vila de Sintra. Os primeiros km's, não sei muito bem porque, senti o meu coração um pouco acelerado de mais, mas por volta do km 3, já me sentia pronto para enfrentar o percurso até ao fim!

Desta vez, inspirado pela paisagem fantástica da serra de Sintra, decidi fazer um pequeno video, para vos tentar mostrar um pouco do que foi esta prova...



A prova foi praticamente toda composta por subidas atrás de subidas, com algumas descidas ligeiras para enganar as pernas, seguidas de mais subidas! 
Inicialmente ainda tive algum receio de as minhas pernas não conseguirem aguentar tantas subidas (lesões e tal...), mas surpreendentemente, elas portaram-se bem durante toda a prova, e só tive que andar no km 8... mas já lá chegamos.

Ainda antes de chegar ao retorno, começo a ver alguns Pernas a passar por mim e a dar força, o que é sempre um bom incentivo para dar mais um pouco. :-)

Vamos então falar do km8... bem o km 8 encontrava-se no caminho do Palácio da Pena, e era basicamente composto por uma parede enorme de escalada! Ainda corri a primeira subida... mas acabei de rastos, e tive que ir praticamente sempre a andar até ao fim daquele terrível km... mas esperem, pensam que o km 8 foi mau? Bem... sim foi mau, muito mau, mas e que tal 1 km a descer, com praticamente a mesma inclinação que fizemos a subir no km8? Assim foi o ultimo km... e pior, em empedrado molhado! 
Mas felizmente tudo correu bem! Cheguei ao fim, sem dores, e com um sentimento enorme de dever cumprido! O tempo, obviamente que não é famoso para uma prova de 10 km... mas para ESTA prova de 10 km parece-me muito mais que aceitável!! Acabei com 56m 32s!!

Aqui vou eu a voar



No final da prova, a organização brindou-nos com 2 deliciosas queijadas de Sintra, que serviram prontamente para repor as energias perdidas durante a prova!! (só comi uma!!! :P )



Com isto só posso dizer que fiquei a adorar ainda mais Sintra! Sem duvida que farei tudo para não faltar as próximas provas que por lá ocorram... 

Agora é esperar por dia 8 de Junho, dia da ultima corrida do Bes Run Challeng3, desta vez sem subidas e em Lisboa, esta vai ser a primeira prova que vou repetir, e foi a prova por onde me estreei nos Pernas de Gafanhoto... vamos lá ver se melhorei alguma coisa em relação ao ano passado!! :-)
Antes disto, vou ainda participar na Corrida Volkswagen, em que o percurso é dentro da fabrica da Auto Europa!

Beijinhos e Abraços e boas corridas!!

20/05/2013

BES RUN CHALLENG3 Sintra - um Fim da Europa condensado

Pelas 17h de ontem e após uma nuvem incontinente ter hidratado todo o pelotão, teve início a segunda etapa do BES RUN CHALLENG3, em Sintra. Esta prova trazia um percurso que comungava em muito com a parte inicial do Grande Prémio Fim da Europa e, por serem apenas 10 kms (9,8 para ser mais preciso), não proporcionava fases de recuperação - leia-se descidas - que pudessem compensar as partes menos simpáticas - leia-se subidas - na parte final.

Não obstante o dilúvio nos momentos que antecederam a partida, a prova fez-se com um tempo solarengo, fresco e , por isso, extremamente agradável.Até aos 5 km, a prova foi em tudo igual ao Fim da Europa, sendo que, a partir dai, o percurso entrava numa zona de subidas e descidas ligeiras, com atletas a ir e a vir na estrada da Pena.

Com o retorno, veio também uma ligeira fase em que me foi permitido descanso, até que, aos 8,14km aparece-me uma parede autêntica ao pé do Palácio da Pena e lá tive que andar uns 50 metros."Isto quando eu me estrear nos trails vai ser bonito... não faças abdominais nessa barriga de gelatina que vais ver" - pensei eu).

O último quilómetro e meio foi sempre a descer e a rezar a todos os santinhos para que não me caísse um atleta em cima. Felizmente correu tudo bem e cheguei a Sintra, passados pouco menos de 56 minutos (tempo de chip).

Em termos de BES RUN CHALLENG3, passei de 737º para 511º, o que é explicado sobretudo por muito menos gente ter ido a esta etapa.

Nota simpática para a oferta de um par de queijadas de Sintra no final.


I love the smell of queijadas de Sintra à tardinha