Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

11/06/2013

Muda a estatística!!


Ainda que a marca Coca-Cola seja uma marca de refrigerantes e estes produtos não sejam propriamente os melhores para uma dieta saudável, vale bem a pena assistir a este anúncio. Não se acomodem... Mexam-se por vocês e pelo vosso futuro!

10/06/2013

Lisboa, manjericos e corridas - BES Challeng3 - Etapa de Lisboa - Report by Fiona

Chegou a minha vez de fazer o report sobre a terceira e última etapa do BES Run Challeng3 realizada no passado sábado. O São Pedro ameaçava fazer das suas durante todo o dia mas, à hora da prova, conseguiu conter-se e proporcionar tempo seco para que os muitos atletas que se juntaram no Rossio, em Lisboa, pudessem fazer os 10 km da Corrida de Santo António sem pensarem em qual o estilo de natação que precisariam de escolher.
Esperava-nos a etapa de grau de dificuldade mais baixo do BES Challeng3: 10 km planos com partida e chegada no Rossio e ponto de retorno um pouco a jusante da Ponte 25 de Abril. A animação foi mais do que muita entre os atletas participantes na prova e muitos foram os que estiveram presentes nas ruas da Baixa Lisboeta e que aplaudiram os corredores. 


E esta última etapa não me poderia ter corrido melhor... Não estava muito confiante de que conseguisse melhorar o tempo na distância de 10 km face ao resultado obtido na Corrida da Volkswagen da semana anterior. Pensei que esta fosse uma prova mais para rolar e desfrutar do ambiente da corrida. Mas logo desde o início verifiquei que o organismo estava a responder bem ao ritmo imprimido permanentemente controlado através do meu Garmin Forerruner 110. E lá fui ajustando o esforço no sentido de conseguir manter, durante toda a corrida, um ritmo inferior a 6 min/km.


A prova correu bastante bem com um tempo ao km 5 inferior ao habitual. Chegada ao segundo abastecimento, em torno do km 6 (junto ao viaduto da avenida Infante Santo), verifiquei que era possível baixar o tempo feito na prova anterior (a bandeira que indicava a marca dos 60 minutos estava bem lá para trás) e, por isso, lá acelerei mais um pouco e recuperei o ritmo em torno dos 5:30 min/km. E consegui baixar mais uma vez o meu tempo aos 10 km! Resultado final: 55'58''. 

Agora é pensar nas próximas provas:
- Marginal à Noite (15JUN)
- Corrida dos Pupilos do Exército (16JUN)
- Corrida do Colégio de São Tomás (22JUN)
- Corrida das Fogueiras (29JUN)
- Lisbon Trail Marathon - Prova de 19 km (06JUL)

Boas provas e bons treinos para todos!

09/06/2013

Corrida de Santo António (BES RUN CHALLENG3 Lisboa) - report

A derradeira etapa da BES RUN CHALLENG3 decorreu ontem em Lisboa, na tradicional Corrida de Santo António. A etapa mais rápida deste triplo desafio foi brindada com excelentes condições climatéricas, uma organização eficaz e um pelotão bem disposto durante todo o percurso.

Pessoalmente, em virtude de estar há mais de uma semana adoentado, ponderei nos últimos dias se iria tentar bater o record dos 10km nesta prova ou não. Um último treino na Quarta-feira deu para ver que era melhor não entrar em loucuras neste Sábado, sobretudo por sentir falta de velocidade. Sempre que na Quarta tentava baixar dos 04:50, parecia que estava a pedir mundos e fundos ao corpo...

Assim, resolvi ser útil à sociedade e ajudar o grande atleta Pedro Moita a baixar da barreira dos 50 minutos! O dia estava perfeito para isso, o Pedro tinha feito pouco mais de 50:00 na Corrida Volkswagen e era uma boa forma de me estrear como lebre.

Os primeiros 2 quilómetros foram feitos a um ritmo mais elevado do que o planeado e cavámos logo ali um fosso de 38 segundos em relação ao objectivo dos 50min. A partir dai, foi manter o ritmo sempre perto dos 5min/km, sempre disciplinados pelo meu magnífico Garmin 110.


Parciais BES RUN CHALLENG3 Lisboa
A partir do quilómetro 7, mesmo com percurso ascendente, fomos em crescendo, acabando por roubar 38 segundos ao objectivo proposto,  o que foi excelente!

Instantes antes do Pedro partir tudo e acabar com um belo sprint no final!

O manjerico


A tripla medalha do BES RUN CHALLENG3
Próximas provas: Pupilos do Exército (16/06), Corrida do Colégio São Tomás (22/06), Corrida das Fogueiras (29/06) e 19km Corredor Verde (06/07).

Depois, cerca de dois meses de férias de provas (mas não de treinos :))

Bom feriado e bons treinos!

08/06/2013

Corrida Volkswagen - Report by Fiona

No passado Domingo, dia 2 de Junho, foi realizada a 2ª edição da Corrida Volkswagen. É uma corrida totalmente desenrolada dentro do perímetro da Autoeuropa, em Palmela, com direito a muitas entradas e saídas na fábrica e passagem pela linha de montagem de um dos modelos desta marca alemã. 
Devo dizer que, logo desde a chegada às imediações da fábrica, notei que me esperava uma corrida muito bem organizada. Muitas eram as setas que foi possível encontrar com a indicação do sentido a tomar para chegar à partida. Já depois de chegada à fábrica, era claro o entusiasmo dos participantes por poderem entrar num espaço normalmente vedado ao "comum dos mortais" mas que todos têm muita curiosidade de espreitar. E a organização desta prova pensou mesmo em tudo... Havia um espaço dedicado aos mais pequenos que acompanhassem os participantes na prova, muitos insufláveis para brincar, carros de corrida telecomandados e até uma carrinha Sharan branca à espera de ser pintada pelos mais pequenos. Havia também a possibilidade de participar numa aula de RPM e muito para ver antes de iniciar a corrida.
A corrida teve início às 10h, tiro de partida dado pelo director da Autoeuropa. E com o calor que que já se fazia sentir antes do início da prova, todos sabíamos que não nos esperava uma prova nada, nada fácil... E até aqui a organização primou pela qualidade. Normalmente, uma corrida de 10 km costuma ter o habitual abastecimento em torno dos 5 km mas nesta isso foi diferente. Houve abastecimento aos 3 e as 6 km, o que facilitou a recuperação de alguma hidratação num dia tão quente. Trata-se de uma prova plana com muitas curvas mas que, não fosse o calor, e seria bem fácil de fazer. 
E esta prova não poderia ter corrido melhor para mim. Corresponde à minha primeira prova sub60'. Terminei a prova 57'55'' após ter partido. Foi muito, muito bom tendo em conta o calor que se fazia sentir. Esperava ainda antes do final desta época conseguir baixar da fasquia dos 60 minutos mas nunca esperei que fosse na corrida do passado Domingo. Soube muito bem este resultado que traduz uma aplicação maior nos treinos e mais diversificação nos percursos que tenho escolhido para treinar.
A quem nunca participou nesta prova, aconselho-a vivamente! Alia a possibilidade de explorar um espaço que nos está normalmente vedado a uma excelente organização e um percurso fácil. Na edição do próximo ano, lá estarei!