É sempre um grande prazer e alegria voltar a Peniche para fazer a Corrida das Fogueiras. Este foi o terceiro ano em que participei e a prova brindou-nos mais uma vez com uma organização impecável, um percurso muito desafiante e um público que se suplanta a cada edição que passa. As gentes de Peniche são, sem dúvida alguma, o melhor público em provas de corrida em Portugal.
Antes da prova
Tendo chegado na véspera a Peniche, aproveitei a hora de maior calor de Sábado para ir levantar os dorsais. A organização já tinha agrupado todos os dorsais e camisolas dos Pernas de Gafanhoto.
Num caixote.
De insecticida agrícola...
No entanto, ao contrário do que seria expectável, o efeito da caixa foi o inverso do esperado na praga de atletas da equipa que invadiram Peniche e que corresponderam com grandes tempos.
Pelas 20:00 eu e a minha mulher (que mais uma vez fez a caminhada - com melhoria de tempo) começámo-nos a dirigir para a zona da capitania de Peniche, onde encontrámos o grande atleta
João Lima e a Fiona, quase ao mesmo tempo.
O tempo passou rapidamente, em amena cavaqueira com a restante equipa na zona de partida e perto das 21:30 começamo-nos a posicionar perto da meta, para a partida.Um rápido olhar para a caminhada deixou-me antever que este ano a participação seria mais numerosa, o que reflecte bem a adesão de muitas famílias a esta prova.
A caminhada
Convém, antes de passar para a descrição da prova principal, falar um pouco da caminhada - corrida das fogueirinhas - com a extensão de 6km. Não obstante os avisos do Presidente da Câmara, para o carácter não competitivo desta prova e a necessidade de não atropelar as pessoas na partida, houve, novamente, inúmeros atropelos, pessoas a caminhar lado a lado em grupos de cinco, mais atropelos e, inclusive, logo no primeiro quilómetro, uma senhora que fracturou o pé, após ter sido abalroada por um caminheiro com espírito de viking. Por muito que uma organização apregoe para o civismo dos atletas e caminheiros, não-se-lhe podem ser imputadas responsabilidades neste capítulo. Em provas ou mesmo no dia a dia, em espaços públicos, é um problema que enferma o português e que urge ser rectificado:
o português não sabe andar na rua.
A partir do segundo quilómetro começou a haver mais espaço para caminhar e a prova, dai em diante, já foi bastante mais agradável.
A corrida
Tendo sido a terceira vez que e fiz a prova, já tinha perfeita noção do percurso, pelo que parti totalmente descontraído. O primeiro quilómetro contou com o habitual engarrafamento na ponte, mas a partir dai, entrámos em ritmo de cruzeiro. Foi nessa altura que passei pelo
João Lima e pela
Isa Ainda tentei acompanhar três colegas meus, que partiram em ritmos bem elevados, mas optei por me resguardar no início. Correr junto ao mar desgasta sempre mais e ainda havia mais de uma dezena de quilómetros para fazer.
Com o retorno ao centro da cidade de Peniche, começa, para mim, a melhor parte da prova, com a subida pelas muralhas e a grande volta rumo ao Cabo Carvoeiro onde se encontram as fogueiras, guardadas por escuteiros e pelo entusiástico apoio dos penicheiros..
 |
| A minha tentativa de tirar uma fotografia a uma fogueira, a ritmos de 4:40/km |
A partir dos 10 quilómetros começa uma zona com subidas e descidas curtas, que culmina com o início do percurso descendente rumo à meta, novamente no centro de Peniche. Foi nessa parte que apanhei um dos meus colegas que se pôs em fuga logo no início. O apoio do público aumenta de intensidade, cada vez mais ruidoso e efusivo, junto às muralhas e, a cerca de 1 quilómetro da meta é a loucura total, a estrada ladeada por uma moldura humana imensa, os atletas da caminhada a acenarem-nos, vejo a minha mulher e mais uma vez vejo quão bem pensada é a complementaridade entre a caminhada e a corrida... acabamos sempre com menos de 1 / 2 minutos de diferença. :)
Cortei a meta com o tempo de 1:12:39, o que é novo record pessoal nesta prova.
 |
| Juno à meta |
Para o ano lá estarei novamente. 15km é a minha distância preferida e a Corrida das Fogueiras a melhor prova que já corri, por todos os motivos mencionados e mais alguns. Não há como faltar! :)
 |
| Parciais |