Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

03/07/2013

As corridas estão mesmo por todo o lado!

Primeiro, surgiram os artigos em várias revistas a falar sobre o fenómeno crescente das corridas. Depois, vários foram os noticiários que também fizeram questão de referir que existem cada vez mais praticantes de corrida. Pois bem, hoje venho partilhar convosco duas novidades: dois programas totalmente dedicados à corrida e que poderão ser do vosso agrado.

O primeiro chama-se TSF Runners (página do Facebook aqui) e é um programa de corrida que passa na rádio TSF. Segundo informação do site da TSF, este trata-se de um programa dedicado a tudo o que está envolvido no mundo da corrida, desde notícias, dicas de saúde ou nutrição, locais para correr e provas. O horário de transmissão do programa é todas as 6ª feiras após as 16h, tendo repetição aos domingos depois das 10h35. No caso de não conseguirem ouvir o programa em nenhum dos dois horários, podem sempre aceder ao podcast do mesmo atrvés deste link.

O segundo programa trata-se de um programa televisivo que passa no canal A Bola TV. Chama-se Corre Magazine e é um programa de transmissão mensal. Promete trazer reportagens sobre as provas mais emblemáticas que se tenham realizado no mês anterior bem como outras informações como entrevistas a atletas ou sugestões de melhoria dos treinos. 

O Corre mais rápido! aconselha!

19km Corredor Verde Monsanto - provisões

É já no Sábado a nossa incursão a Monsanto para a estreia em provas de trail e, mentalmente, a prova já começou. tenho andado a enumerar o que levo e cheguei, até agora, à seguinte lista:

  1. Camisola da equpa
  2. Roupa interior
    (pelo termo já vos oiço a pensar "roupa interior? Tu queres ver que ele vai de ceroulas? tanga ou boxer?" Não vale a pena passarem desses pensamentos sórdidos que eu não vou especificar nada, bando de gente depravada :P)
  3. Calções
  4. Meias
  5. Sapatos de trail
  6. Telemóvel com o contacto da organização
  7. Garmin 110
  8. Compota da "Antónia" (Decathlon)
    (até aqui tudo normal. A partir daqui, entram os items Rambo)
  9. Frontal - vulgo pirilampo
  10. Pilhas extra;
  11. Mochila de hidratação com apito e com água
  12. Mais compota da "Antónia"
  13. Óculos com lentes transparentes (para proteger dos ataques de bandos de mosquitos e esquilos)
    (daqui para a frente são tudo itens que eu até levava, mas dado que o cenário de apocalipse zombie para os lados de Monsanto será infinitamente reduzido, levar peso a mais não é justificável)
  14. Faca do mato;
  15. Fita na cabeça;
  16. Isqueiro;
  17. Pastilha elástica embrulhada em prata (se dava jeito ao MacGyver, poderia dar jeito a mim)
  18. Plasticina a fazer de explosivo plástico;
  19. Canivete suiço
  20. Calças de tropa;
  21. Boina dos escuteiros;
  22. Cinto de caça para pendurar coelhos, javalis, esquilos e lacraus que poderia ser obrigado a caçar para sobreviver no mato;

Quando reunir o material todo, tiro uma foto.Lá para Sexta-feira ou assim.

A quem for, aconselho que inventariem tudo o que levarem na prova, sobretudo os elementos a vermelho, que são requeridos pela organização.

Segurança acima de tudo :)

02/07/2013

Uma batalha complicada de ganhar... Mas que não nos fará perder a guerra!

Motivação... Essa palavra carregada de tanto peso, seja na nossa vida pessoal, vida profissional ou nesta pequena paixão que nos move que é a corrida. A motivação conta para todos os campos da nossa vida, mesmo que não estejamos despertos para isso. Aquela força anímica que nos move, que nos faz querer ir mais longe, fazer mais quilómetros, participar em mais provas ou, simplesmente, estabelecer objectivos cada vez mais ambiciosos e que nos darão tanto prazer ver alcançados. 
Não podemos estar eternamente à espera que a motivação nos bata à porta e nos peça para entrar em nossa casa e instalar-se comodamente. Ela não vai aparecer assim... Não nos cai do céu no colo por não ter para-quedas. Mas também não nos podemos mentalizar que essa motivação tem que se construir fora de nós. A motivação é algo muito mais forte do que isso. É certo que ela resulta da nossa busca pela satisfação das nossas necessidades mas tem que vir de dentro de nós. É essa motivação, essa força que nos faz calçar os ténis nas manhãs de mais frio num Inverno chuvoso e não nos faz recuar em direcção ao vale dos lençóis. É ela que nos dá a vontade de um dia correr uma maratona! É ela que nos move na corrida como em tudo!

E porque me fui lembrar de escrever sobre isto? Porque descobri recentemente uma página no Facebook onde são partilhadas frases sobre corrida. Chama-se Gibson's Daily Running Quotes e tem por lá frases muito interessantes e que nos fazem pensar. Aqui vos deixo um texto para se inspirarem. Boas corridas!




"Runners come to appreciate early in their running careers that a fit body won't travel very far if there isn't a fit mind traveling along with it. Sometime during your training - probably on a cold, rainy, windswept day - you may find yourself staring out the window and discover that you have a remarkable capacity for making excuses. You'll be able to come up with all sorts of reasons to avoid heading out into what has suddenly become a world hostile to running. Or perhaps it's not that hostile, but you're just not in the mood. In this mind game, the solitary player is both winner and loser. You win by avoiding what you don't want to do: you lose by avoiding what you know needs to be done…

Motivation is a funny thing. You've probably found that you have more of it when you're not actually confronting whatever task you have assigned yourself. Napoleon understood this when he spoke of 'the courage of the early morning.' Soldiers would boast around the campfires at night, when they had some wine in their bellies, but were often less brave when the sun appeared on the horizon and the time came to march into battle. The truly brave, said Napoleon, were those whose courage did not abandon them when they strapped on their cuirasses and mounted their steeds.

The same is true for athletes. It's easy to conquer mountains or run marathons when the lights are out and you're peacefully dozing under the blankets; it's quite another when you're awake. To go from being a dreamer to being a doer, you have to train your mind the same way you train your body: moderately, consistently, and with the reward of rest for its efforts. If you do these things, your mind will serve your goals instead of sabotaging them."

-Ian MacNeill, The Beginning Runner's Handbook

01/07/2013

Corrida das Fogueiras - report by José Luís

É sempre um grande prazer e alegria voltar a Peniche para fazer a Corrida das Fogueiras. Este foi o terceiro ano em que participei e a prova brindou-nos mais uma vez com uma organização impecável, um percurso muito desafiante e um público que se suplanta a cada edição que passa. As gentes de Peniche são, sem dúvida alguma, o melhor público em provas de corrida em Portugal.


Antes da prova

Tendo chegado na véspera a Peniche, aproveitei a hora de maior calor de Sábado para ir levantar os dorsais. A organização já tinha agrupado todos os dorsais e camisolas dos Pernas de Gafanhoto.

Num caixote.

De insecticida agrícola...

No entanto, ao contrário do que seria expectável, o efeito da caixa foi o inverso do esperado na praga de atletas da equipa que invadiram Peniche e que corresponderam com grandes tempos.

Pelas 20:00 eu e a minha mulher (que mais uma vez fez a caminhada - com melhoria de tempo) começámo-nos a dirigir para a zona da capitania de Peniche, onde encontrámos o grande atleta João Lima e a Fiona, quase ao mesmo tempo.

O tempo passou rapidamente, em amena cavaqueira com a restante equipa na zona de partida e perto das 21:30 começamo-nos a posicionar perto da meta, para a partida.Um rápido olhar para a caminhada deixou-me antever que este ano a participação seria mais numerosa, o que reflecte bem a adesão de muitas famílias a esta prova.

A caminhada

Convém, antes de passar para a descrição da prova principal, falar um pouco da caminhada - corrida das fogueirinhas - com a extensão de 6km. Não obstante os avisos do Presidente da Câmara, para o carácter não competitivo desta prova e a necessidade de não atropelar as pessoas na partida, houve, novamente, inúmeros atropelos, pessoas a caminhar lado a lado em grupos de cinco, mais atropelos e, inclusive, logo no primeiro quilómetro, uma senhora que fracturou o pé, após ter sido abalroada por um caminheiro com espírito de viking. Por muito que uma organização apregoe para o civismo dos atletas e caminheiros, não-se-lhe podem ser imputadas responsabilidades neste capítulo. Em provas ou mesmo no dia a dia, em espaços públicos, é um problema que enferma o português e que urge ser rectificado: o português não sabe andar na rua.


A partir do segundo quilómetro começou a haver mais espaço para caminhar e a prova, dai em diante, já foi bastante mais agradável.

A corrida


Tendo sido a terceira vez que e fiz a prova, já tinha perfeita noção do percurso, pelo que parti totalmente descontraído. O primeiro quilómetro contou com o habitual engarrafamento na ponte, mas a partir dai, entrámos em ritmo de cruzeiro. Foi nessa altura que passei pelo João Lima e pela Isa Ainda tentei acompanhar três colegas meus, que partiram em ritmos bem elevados, mas optei por me resguardar no início. Correr junto ao mar desgasta sempre mais e ainda havia mais de uma dezena de quilómetros para fazer.

Com o retorno ao centro da cidade de Peniche, começa, para mim, a melhor parte da prova, com a subida pelas muralhas e a grande volta rumo ao Cabo Carvoeiro onde se encontram as fogueiras, guardadas por escuteiros e pelo entusiástico apoio dos penicheiros..

A minha tentativa de tirar uma fotografia a uma fogueira, a ritmos de 4:40/km

A partir dos 10 quilómetros começa uma zona com subidas e descidas curtas, que culmina com o início do percurso descendente rumo à meta, novamente no centro de Peniche. Foi nessa parte que apanhei um dos meus colegas que se pôs em fuga logo no início. O apoio do público aumenta de intensidade, cada vez mais ruidoso e efusivo, junto às muralhas e, a cerca de 1 quilómetro da meta é a loucura total, a estrada ladeada por uma moldura humana imensa, os atletas da caminhada a acenarem-nos, vejo a minha mulher e mais uma vez vejo quão bem pensada é a complementaridade entre a caminhada e a corrida... acabamos sempre com menos de 1 / 2 minutos de diferença. :)

Cortei a meta com o tempo de 1:12:39, o que é novo record pessoal nesta prova.

Juno à meta


Para o ano lá estarei novamente. 15km é a minha distância preferida e a Corrida das Fogueiras a melhor prova que já corri, por todos os motivos mencionados e mais alguns. Não há como faltar! :)


Parciais