Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

30/07/2013

Resumo de época by José Luís

Com o fim da época desportiva de 2012/2013, tal como os meus colegas de blog, cá segue o meu resumo:

Provas

Se até aqui a minha contabilização de provas era feita por ano, vou, a partir de agora, fazer o agrupamento por época desportiva (de 01/09 a 31/08). Faz mais sentido em termos de ritmo do corpo e do típico periodo de descanso de Agosto.

Nº de provas por época
A evolução do número de provas é significativa, o que em muito ajudou um planeamento de treinos mais inteligente nesta época que agora termina.

Em vez de acumular quilómetros e apostar em treinos longos e lentos ao fim de semana como até aqui fazia, aumentei a frequência dos treinos, apostei em treinos de intervalos e em descanso activo e os resultados foram excelentes. Ao contrário de 2010/2011 e de 2011/2012, não houve um único mês em que pudesse dizer que estava cansado ou uma prova que me tenha corrido mal por fadiga.

A grande lição a tirar desta época é memso a importância de treinar inteligentemente, respeitar as pausas, variar nas distâncias e ritmos e respeitar as flutuações de maior ou menos cansaço resultante do trabalho.



Evolução provas de 10km

Evolução provas 15km

Evolução provas meia-maratona


O destaque vai também para as cinco(!) meias maratonas que fiz esta época. Setúbal e  Almada foram estreias no meu calendário e creio que, em conjunção com as três provas de 15km, serão provas obrigatórias para a próxima época.

Tempos

2012/2013 foi também época de recordes nos 15km (01:09:44 - Corrida 1º de Maio) e meia maratona (01:43:36 - Meia Maratona de Lisboa). Fica a faltar a melhoria nos 10km, cuja marca (0:47:32) anda sobrevive desde 2009, da Corrida dos 511 Anos SCML

Pessoas

Foi também época de crescimento dos Pernas de Gafanhoto, com excelentes entradas, como as da Fiona e do Pedro. Foi a época em que conheci mais atletas do magnífico pelotão nacional, muito por culpa do convite do Pedro para  escrever no Corre Mais Rápido! A descoberta de excelentes blogs pessoais ou de equipa e a partilha de informações  / dúvidas com a restante comunidade blogger corredora foi, sem dúvida um dos pontos altos, em termos pessoais, desta época desportiva que agora termina.

Boas férias a todos!

29/07/2013

Comunicado (deveras importante... Ou não!)

Serve o presente post para informar a comunidade de leitores deste blog que senhora dona Fiona ainda não foi de férias. E neste momento estão todos a dizer...

"Ah, sim... E que contribui isso para a queda da pele da batata na China?"
"E o que eu tenho a ver com isso? Isso não me ajuda a ter um bronzeado fantástico..."
"Ok... Faz o que quiseres... Eu vou só ali beber uma margarita ao bar do resort..."

(e outros comentários que tais...)


Mas o facto de ainda não ter entrado de férias é importante pois amanhã estarei a fazer a minha participação no treino Just for Girls organizado pelo Correr na Cidade. Depois faço post a contar os pormenores. E as meninas leitoras? Alguma vai participar?

PS - Pedro e Zé Luís... Temos pena... Esta é um treino onde menino não entra ;)

22/07/2013

Fim de época, lesões e o regresso aos treinos...

Estou de volta (mais uma vez... ou pelo menos assim o espero)!!
Após umas semanas algo atribuladas, por entre lesões, exames da faculdade, e pouco tempo disponível... penso que posso anunciar oficialmente o meu regresso, tanto ao blog, como aos treinos!!!

Tal como a Fiona, esta foi época de estreia em diversas provas, desde correr com o Tejo sempre a meu lado, na Corrida do Tejo, a enfrentar os desafios do Bes em Cascais, Sintra e Lisboa, correr dentro de fábricas na Corrida Volkswagen, sentir o cheiro a Choco frito na Meia Maratona de Setubal... e o prazer de ajudar em causas solidárias, apesar de lesionado na altura, na Corrida do Colégio de São Tomas...
Esta foi também a época em que consegui baixar dos 50 minutos aos 10 km, na Corrida do Santo António, inserida no Bes Run Challeng3.
Mas nem tudo correu como esperado e da melhor forma, 2013 começou logo com uma desilusão por não ter podido participar no Grande Prémio Fim da Europa. Apesar de 3 Meias maratonas, ainda não foi desta que consegui baixar das 2 horas... E as lesões que teimam em não me largar!!

Com isto, existem 3 coisas em que me quero focar na próxima época
  • Insistir nos treinos de reforço muscular de forma a evitar lesões futuras
  • Melhorar a planificação dos meus treinos e provas em que pretendo participar...
  • Não pensar tanto nos recordes pessoais, e tirar mais prazer de cada corrida...
Foi uma época em que fiz muitas amizades e aprendi muito... mas agora é tempo de preparar a próxima, que ao que parece vai ser bem preenchida! :-)

Boas corridas!!

Ps: Já o fiz pessoalmente na altura, mas faltava aqui no blog... queria agradecer ao bluesboy, pois sem ele sempre a puxar por mim na Corrida do Santo António, não teria conseguido baixar dos 50 minutos aos 10km!! Foi preciso muita paciência! Obrigado!! :-)


18/07/2013

Resumo de época by Fiona

Já ando há vários dias para escrever um pouco sobre o que foi esta época que, para mim, agora termina. Fazendo a retrospectiva, esta foi uma época muito boa a todos os níveis e a época de todas as estreias. 

Foi a época da primeira prova como Pernas de Gafanhoto.
Foi a época da estreia na distância da Meia Maratona (na Meia Maratona de Almada).
Foi a época da estreia em diversas provas e que passaram a ter um lugar especial no meu coração (Corrida do Aeroporto, GP Fim da Europa ou São Silvestre, apenas para dizer algumas).
Foi a época de estreia em trilhos (Lisbon Eco Marathon em Julho).
Foi a época de fazer 10 km abaixo dos 60 minutos (Corrida Volkswagen).
Foi a época de estreia a escrever sobre as minhas corridas e sobre esta minha paixão por aqui.
Foi a época de fazer novos amigos corredores.

É uma época que termina com um saldo muito positivo e espero ansiosamente pela próxima. Espero que seja mais uma época de muitas e boas surpresas e que me permita evoluir ainda mais.Objectivos? Ainda não tenho grandes objectivos em mente mas quando chegar a Setembro de certeza que começarei a delinear muitos e bons!