O início da série insana de cinco provas de 10km em três semanas começou ontem, com a Corrida da Água, em Monsanto. Uma prova de natureza familiar, com cerca de 1.000 participantes na prova principal (10km) e uma caminhada de 3km.
O percurso passa essencialmente por Monsanto e nos últimos três quilómetros entra por Campolide adentro, numa subida longa e íngreme, que me fez andar cerca de 20 metros, antes de entrar no aqueduto das águas livres terminando numa descida estreita (má ideia) no Parque do Calhau.
Pessoalmente, esta foi uma prova extremamente agradável de se fazer, não obstante alguns erros da parte da organização. Numa altura em que as corridas em massa estão a proliferar e onde vai sendo cada vez mais frequente a realização de duas a três provas no mesmo dia, a excelência da organização, é, a meu ver, um factor chave para o sucesso das mesmas. Nestas provas de cariz mais familiar, não sendo necessária uma equipa logística extremamente numerosa, pode-se apostar na simplicidade sem descurar a eficácia. E ontem, houve algumas falhas que comprometeram a prova. A saber:
O percurso passa essencialmente por Monsanto e nos últimos três quilómetros entra por Campolide adentro, numa subida longa e íngreme, que me fez andar cerca de 20 metros, antes de entrar no aqueduto das águas livres terminando numa descida estreita (má ideia) no Parque do Calhau.
Pessoalmente, esta foi uma prova extremamente agradável de se fazer, não obstante alguns erros da parte da organização. Numa altura em que as corridas em massa estão a proliferar e onde vai sendo cada vez mais frequente a realização de duas a três provas no mesmo dia, a excelência da organização, é, a meu ver, um factor chave para o sucesso das mesmas. Nestas provas de cariz mais familiar, não sendo necessária uma equipa logística extremamente numerosa, pode-se apostar na simplicidade sem descurar a eficácia. E ontem, houve algumas falhas que comprometeram a prova. A saber:
- Portão trancado no acesso ao Aqueduto, o que atrasou a passagem dos caminheiros no aqueduto. A parte caricata desta falha surge quando os caminheiros estavam em pleno aqueduto e a cabeça da corrida vinha a entrar no aqueduto em sentido contrário...
- Abastecimento de água numa chicana na ciclovia, junto aos Pupilos do Exército, o que constituiu um risco de queda para os atletas, perfeitamente evitável;
- Meta numa descida estreita, o que pode ter inibido muita gente de acabar ao sprint, dado que tinha que travar logo após terminar;







