Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

14/10/2013

Corrida da Água - Monsanto revisitado

O início da série insana de cinco provas de 10km em três semanas começou ontem, com a Corrida da Água, em Monsanto. Uma prova de natureza familiar, com cerca de 1.000 participantes na prova principal (10km) e uma caminhada de 3km.

O percurso passa essencialmente por Monsanto e nos últimos três quilómetros entra por Campolide adentro, numa subida longa e íngreme, que me fez andar cerca de 20 metros, antes de entrar no aqueduto das águas livres terminando numa descida estreita (má ideia) no Parque do Calhau.

Pessoalmente, esta foi uma prova extremamente agradável de se fazer, não obstante alguns erros da parte da organização. Numa altura em que as corridas em massa estão a proliferar e onde vai sendo cada vez mais frequente a realização de duas a três provas no mesmo dia, a excelência da organização, é, a meu ver, um factor chave para o sucesso das mesmas. Nestas provas de cariz mais familiar, não sendo necessária uma equipa logística extremamente numerosa, pode-se apostar na simplicidade sem descurar a eficácia. E ontem, houve algumas falhas que comprometeram a prova. A saber:
  • Portão trancado no acesso ao Aqueduto, o que atrasou a passagem dos caminheiros no aqueduto. A parte caricata desta falha surge quando os caminheiros estavam em pleno aqueduto e a cabeça da corrida vinha a entrar no aqueduto em sentido contrário...
  • Abastecimento de água numa chicana na ciclovia, junto aos Pupilos do Exército, o que constituiu um risco de queda para os atletas, perfeitamente evitável;
  • Meta numa descida estreita, o que pode ter inibido muita gente de acabar ao sprint, dado que tinha que travar logo após terminar;
Tirando estes aspectos, penso que é uma prova muito agradável de se fazer. Não para tempo, mas para convívio e inclusive trazendo as vossas famílias para a caminhada.


10/10/2013

Meia Maratona Rock and Roll - Report by Fiona

No Domingo passado foi dia de fazer a minha terceira participação numa meia maratona: a Meia Maratona Rock and Roll em Lisboa! Oportunidade de participar em mais uma prova que reúne sempre muitos corredores e também muitas pessoas que aproveitam para dar uma caminhada num local onde habitualmente apenas se pode passar de carro: a ponte Vasco da Gama.

O dia começou bem cedo para mim. Desta vez, não me juntei no ponto de encontro habitual com os Pernas de Gafanhoto (apesar de orgulhosamente ter corrido com a camisola deste simpático grupo!) porque juntei-me a um grupo do local onde trabalho que também são apaixonados por estas coisas de corridas e participações em provas. No entanto... Estive mesmo, mesmo para não participar (com grande pena minha...) pois os dois dias anteriores foram passados de cama com uma malvada gripe que achou por bem instalar-se de malas e bagagens na minha pessoa e que só hoje começou a dar sinais de pretender ir embora. Ainda assim, e tendo em conta que na manhã de Domingo nem me sentia tão de rastos assim, lá fui eu participar na meia maratona, um pouco também na esperança que a bicheza que me atacou fugisse durante os muitos quilómetros que me esperavam.


Graças à bicheza do género constipus gripalis, o tempo não foi grande coisa tendo mesmo aumentado o tempo nesta distância face à última participação numa meia maratona. No entanto, acho que só posso estar satisfeita por ter conseguido terminar e ter ultrapassado algumas das dificuldades associadas ao facto de estar mais em baixo de forma devido à constipação/gripe/bicho mau.

Venha agora a próxima prova que será a estreia na Corrida da Água, já no próximo Domingo. E vocês? Qual será a vossa prova?

Bons treinos e boas provas!

Fiona

06/10/2013

A minha estreia em meia-maratona com pit stop

"E está feita". Se há expressão que pode resumir a prova de hoje, é esta.

Esta prova é, para mim, a "besta negra" das provas de estrada em que já participei. Estreei-me na meia-maratona neste trajecto, em 2011 e 2012 fi-la sempre com tempos sofríveis e com uma quebra brutal de ritmo do quilómetro 15 para a frente. Hoje não foi excepção. 

Apesar de ter começado sem sinal de GPS, deu para controlar o tempo bastante bem desde o início e cheguei a Santa Apolónia, perto dos 12km, com 1h03m. 

A partir dai, resolvi asneirar. 

No abastecimento de retorno, este escriba teve a brilhante ideia de provar um gel que nunca tinha experimentado, fornecido pela organização. Como isto poderia não ser suficiente para colocar a parte gastro-intestinal da minha pessoa com distúrbio de hiperactividade, resolvi juntar um belo de um quarto de laranja um pouco mais à frente. Estávamos nos 15km, estava confiante, com 1h16m, dois minutos abaixo da milestone programada para os 15k, ia fazer 1h48m se apertasse um bocadinho no fim, era só controlar o ritmo... 

DING DING DING UOIOOOOO UOIOOOOOO BONG BONG BONG!

(as onomatopeias acima são o meu alerta gastro-intestinal)

Estava tramado. Tinha que parar. Olhando para a esquerda e para a direita, não via uma moita, um arbusto, um café, nada... até que, por milagre, vejo a aproximar-se de mim isto (na verdade eu estava a correr, mas era difícil ter a noção do facto):

Atirei-me lá para dentro, fiz o que tinha a fazer e sai. Olhei para o relógio, já estava com uma passada de 08min/km e pensei "bom, como isto está  correr tão bem, agora só me falta ser atropelado pelo queniano mais apressado da Maratona". Entrei outra vez no pelotão, passada de 05:20, sensação de estar a ver pessoas que já tinha ultrapassado, vislumbrei um bocado ao longe um colega de equipa e resolvi apanhá-lo, coisa que de facto fiz... mas aos 20km. Decididamente o corpo já tinha desligado, amuado por eu insistir em levá-lo para uma zona que ele não gosta (Expo até Santa Apolónia) e corri apenas com a cabeça e a ideia de chegar a casa o mais depressa possível. 

Acabei com 01h51m38s,o que, apesar de tudo, ainda consegue ser a minha melhor marca nesta prova. 

O regresso a casa também não foi dos mais fáceis, com uma sensação de desgaste bastante grande. 

Já perfeitamente recuperado, posso dizer que decididamente, paga-se caro sair da rotina de abastecimentos programada. Hoje posso ter tido os 15km iniciais mais confiantes nesta meia-maratona, mas coloquei de certa forma a humildade e precaução de lado em momentos cruciais da corrida. 

04/10/2013

Considerações técnico-tácticas para Domingo

Como uma meia-maratona não são 10km e mesmo indo fazer a minha 14ª meia-maratona, sinto a necessidade de ir com um plano minimamente estruturado. Assim, tendo por objectivo a marca de 01:50, vou com os seguintes milestones em mente:

Optei por colocar uma folga de 45 segundos, devido às peculiaridades desta meia-maratona. Da minha experiência pessoal, sempre parti preso nesta prova, sempre demorei a encontrar um ritmo óptimo e só lá para os 10k é que entro em velocidade de cruzeiro. A espera na ponte tem a sua quota parte de responsabilidade e talvez também a irregularidade do percurso.

Para os estreantes da prova rainha, desejo que desfrutem ao máximo e estou certo que será uma prova espectacular para todos. Comparada com a Maratona Seaside, o percurso é mais facil, mais agradável e é expectável que esteja muito mais público a aplaudir. 

Se virem um Pernas de Gafanhoto minorca com o dorsal 7783, digam olá. :D