Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

05/01/2014

E Janeiro continua... Ainda com a lesão!

Pois é... Conforme eu já tinha referido no report da São Silvestre de Lisboa, a minha lesão ainda continua por cá. Ainda que as dores sejam muito residuais (aparecem com pouca intensidade durante a corrida, como aconteceu na prova da São Silvestre, e muito, muito raramente nos exercícios de reforço muscular), o que é certo é que continuam por cá e não me deixam correr de forma confortável. Vai daí decidi ir procurar uma segunda opinião sobre esta lesão e amanhã é dia de consulta de Fisiatria por isso vamos lá ver o que me dizem. Estou bastante optimista dado que a dor tem vindo a diminuir, em ginásio as dores são quase inexistentes mas preocupa-me o facto de ainda não me sentir confortável na corrida e ter saudades de poder fazer distâncias mais longas sem queixas.

Uma preocupação que tive para a consulta de amanhã (e para todas as consultas a que vou, a bem da verdade...) foi reunir o máximo de informação possível para permitir ao médico tirar a melhor fotografia possível à minha situação. Tenho a referência da prova em que me surgiu esta dor (a corrida do ISCTE/IUL em meados de Novembro), tenho o conjunto de alongamentos destinados à banda iliotibial que tenho feito nestas últimas semanas, tenho a quilometragem dos ténis que uso tanto em treinos de corrida como e provas e tenho a descrição dos exercícios de ginásio que faço para reforço muscular com os correspondentes pesos que utilizo. Basicamente, amanhã tenho um mini-relatório para apresentar ao médico. Se ele vai ficar admirado ou vai achar estranho? Muito sinceramente, não sei... Mas parece-me que fornecer-lhe toda esta informação vai ser benéfico pois permite-lhe perceber melhor o enquadramento desta lesão e das actividade física que pratico.

Esperemos que o diagnóstico seja o mais positivo possível e que esta lesão me abandone rapidamente para eu poder voltar a correr sem problemas!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

03/01/2014

1º Trail do Cabo Espichel SportLife - 30 km - Report by Pedro Moita

Quem é que decide ir fazer 30 km em trilhos pela primeira vez, sem praticamente ter treinado no ultimo mês? Eu, pois claro!!!



Desde o Trail da Serra de Montejunto, fiz apenas 2 treinos... e mesmo antes dessa prova, pouco tinha treinado... mas eu sou uma pessoa de ideia fixas, e se estava inscrito nos 30 km do 1º Trail do Cabo Espichel... tinha que os terminar!!


E o que fazer durante o mês de Janeiro?

O novo ano já começou e, com ele, muitas são as provas que já aí estão para nos fazer regressar à estrada ou aos trilhos (consoante a preferência) para compensarmos todos os excessos da quadra natalícia. Aqui fica um pequeno resumo das provas que irão ocorrer durante este mês de Janeiro com a indicação do link para saberem mais sobre cada prova.

Caso tenham conhecimento de mais alguma prova que não esteja aqui mencionada, partilhem que este blog também é feito por quem o lê!

04 Janeiro, Trilhos Nocturnos dos Templários em Tomar (12 km) - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
04 Janeiro, Corrida dos Reis em Aveiro (10 km) - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
11 Janeiro, Corrida dos Reis na Moita (7,8 km)
12 Janeiro, Cross Laminha em Porto-de-Mós (11,5 km) - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
12 Janeiro, Trail Centro Vicentino da Serra em Portalegre (21/37 km) - Inscrições até 5 Janeiro
19 Janeiro, Meia Maratona Manuela Machado em Viana do Castelo (21 km) - Inscrições até 16 Janeiro
25 Janeiro, Ultra Trilhos dos Abutres em Miranda do Corvo (23/47 km) - INSCRIÇÕES ESGOTADAS
26 Janeiro, Grande Prémio Fim da Europa em Sintra (17 km) - Inscrições até 12 Janeiro

Destas provas realizadas no mês de Janeiro, salientamos o carácter solidário da Corrida dos Reis na Moita destinada a apoiar um jovem de 6 anos que sofre de carcinoma cerebral. Trata-se de uma corrida gratuita mas todos podem contribuir com o valor que pretenderem para ajudar este pequeno jovem nos seus tratamentos.

Vão estar presentes em alguma destas provas? Por aqui, irá marcar-se presença no Grande Prémio Fim da Europa, uma das mais belas provas do calendário português.

02/01/2014

Divagações da Fiona em início de novo ano...

Há uns dias, a minha mãe falava-me da entrevista da Filipa Elvas a que tinha assistido. Para os mais distraídos (que acredito que sejam muito poucos!), a Filipa Elvas foi, no ano passado, a única mulher a terminar a dura Maratona da Grande Muralha da China, elevando mais alto a bandeira portuguesa fora de portas. Nesta entrevista, falava-se da corrida amadora, de hábitos de treino, de como se consegue conjugar vida familiar, profissional e de desportista amador e de como, nem sempre, a corrida constitui um dos passatempos preferidos.

E dei por mim a pensar... Nunca pensei que a corrida ganhasse esta importância na minha vida. Nunca pensei que pudesse retirar prazer do acto de calçar uns ténis e ir correr para a rua, faça chuva ou faça sol. A sério... Pensar naquilo que já passei desde 2008, em que comecei a correr com mais regularidade... Participação em tantas provas, tantas aprendizagens retiradas, tantas estreias em distâncias ou tipos de prova que pensava completamente impensáveis, uma operação pelo meio, tantas pessoas simpáticas conhecidas nesta blogosfera de corredores e nas diferentes provas em que participo.

E quando penso na importância que a corrida adquiriu na minha vida, penso também que gosto cada vez mais disto e que se estivesse, neste momento, em altura de escolher qual a licenciatura que iria tirar... Se calhar até escolhia algo relacionado com a área do Desporto. É engraçado ver como os nossos gostos vão mudando e vamos conseguindo descobrir quais as actividades que nos realizam mais e que nos dão mais prazer. 

E a corrida é assim para mim... É muito mais do que um passatempo. É muito mais do que calçar uns ténis ou ir a uma loja desportiva e escolher o último grito em peças de roupa desportiva. É muito mais do que ter um relógio com GPS para conseguir descarregar os treinos para o computador e ver gráficos coloridos. É muito mais do que isso... É uma forma de estar, uma forma de vida... E algo que quero que perdure durante muito tempo na minha vida!

E vocês? Alguma vez tinham pensado na corrida e no que vos verdadeiramente move a treinar e a participar em provas?

Bons treinos e boas corridas!

Fiona