Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

01/03/2014

Slowly back on track by Fiona

Como muitos devem estar recordados, o meu mês de Janeiro foi dedicado a sessões de fisioterapia com vista à recuperação da inflamação da banda iliotibial direita que me acompanhava desde a Corrida do ISCTE em meados de Novembro. Depois seguiu-se um mês de Fevereiro com um plano de corridas controlado pelo meu fisioterapeuta, cujos treinos passavam por corrida com mudança progressiva de tipo de piso, desde relva, terra batida até alcatrão. 

Muito fruto do mês de Fevereiro bastante chuvoso (ok, eu sei que não é desculpa mas isto de estar a recuperar de uma lesão e ir correr com chuva não está com nada!) juntando a um mês bastante complicado a nível profissional com muitas e muitas solicitações, acabei por prolongar um pouco mais este plano de treino controlado. No entanto, os treinos foram continuando a ser feitos. A dor no joelho (parte lateral e parte de trás) já parece ser uma mera miragem, o que me deixa muito, muito feliz. De vez em quando, ainda aparece uma moínha ligeira mas também é fruto da recuperação e do muito tempo parada. Tenho podido constatar, nos meus últimos treinos, que a forma física é tramada e que desaparece com uma velocidade extraordinária. Tenho agora um longo, longo trabalho pela frente. A forma tem de ser recuperada pois agora correr parece custar horrores. Tem de se fazer regressar a resistência pouco a pouco e de forma bem controlada para não comprometer a recuperação total da lesão nem fazer asneiras que me possam trazer problemas devido ao longo tempo que levo quase parada.

Os trabalhos de casa por cá continuam. O rolo de auto-massagem continua a ser o meu melhor amigo bem como os alongamentos prescritos pelo fisioterapeuta. Muito mais do que serem utilizados apenas na recuperação de lesões, eles devem ser parte permanente da rotina de um praticante de actividade física, qualquer que seja a actividade a que se dedica. O que importa é manter a saúde dos nossos músculos e articulações, no sentido de garantir que não ocorrem lesões indesejadas. 

Venham agora novos desafios (que descreverei dentro em breve) e o regresso à participação em provas de que tanto gosto. Em princípio e até ao Verão, irei diminuir a minha participação face ao ano passado no sentido de me proporcionar o descanso necessário, não exagerar na carga de treino e não ter nenhuma recaída da minha lesão.

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

28/02/2014

Maratona de Sevilha - Report by fotógrafa Fiona

Acalmem-se, leitores deste canto blogosférico, mas não foi desta que me estreei na mítica distância da maratona. Ainda... Mas para os leitores mais atentos destes bloggers que, para além de se dedicarem à corrida, também gostam de escrever qualquer coisa, muitos serão de certeza os belos relatos que poderão encontrar sobre esta belíssima prova por essa blogosfera fora.

Apesar de não ter participado na prova, também eu tenho o meu report a fazer sobre a maratona de Sevilha, realizada nesta cidade espanhola no passado domingo, dia 23 de Fevereiro. Este trata-se de um report de estreia já que nunca tinha estado do lado de fora de uma prova, a acompanhá-la de forma tão intensa por detrás de uma objectiva. É, sem dúvida, uma abordagem totalmente diferente do que é uma prova de corrida mas que é também bastante interessante de se fazer, principalmente quando nos cruzamos com caras que já conhecemos de outras andanças e podemos gritar bem alto as nossas palavras de apoio. Isto aconteceu comigo, quase na entrada para o Estádio Olímpico de Sevilha, ao avistar as camisolas amarelas dos 4 ao km, nas pessoas da Isa e do Vítor. Vocês nem imaginam os pulos que dei quando os vi lá ao longe... E as caras de completamente espantados por terem uma louca que eles não conheciam a gritar por eles "Força! Força!". Mas a corrida é mesmo assim e estamos lá para apoiar!

Agora o report desta prova... Eu acompanhei os últimos cerca de 5 km de prova, a partir do km 38 da prova, a partir de um dos últimos pontos de abastecimentos disponíveis para os corredores. E logo aqui vi a forma bastante empenhada como esta prova é vivida pelos naturais de Sevilha e pelos voluntários da prova. Nem imaginam os gritos que se ouviam de todos a gritar "Animo! Animo!" enquanto disponibilizavam mais um pouco de hidratação aos corredores. Muitas eram as palmas que eram ouvidas e havia apoiantes de todas as idades, desde crianças bem pequenas até sábios sevilhanos. Estive algum tempo neste ponto a tirar fotografias e a dar o meu apoio a quem passava, em particular aos muitos portugueses que tiveram a oportunidade de participar na maratona mais plana da Europa!

Continuei o meu caminho em direcção ao Estádio Olímpico, sempre lado a lado com os corredores. Vi vários desistirem, infelizmente. Vi vários pararem por diversas vezes para fazerem alongamentos. Mas vi também que a solidariedade entre corredores estava mais do que presente e muitos eram aqueles que afracavam a sua passada no sentido de proporcionarem algumas palavras de conforto aos que se sentiam mais em baixo, sempre com as palavras "Não desistas!" na ponta da língua. É muito bonito ver este tipo de incentivo entre totais desconhecidos. É muito bom ver toda esta solidariedade entre diversas nacionalidades que estão num local com o mesmo objectivo: cortar a meta de uma maratona!

Se muitos eram os corredores em prova, muitos eram também os espectadores da prova que iam aparecendo nos passeios sempre a aplaudir. Muitos eram também os condutores que apitavam à passagem da prova mas para incentivarem. Não como muitas vezes se vê por cá em que nos mandam ir trabalhar...

Nestes últimos quilómetros de provas (bem como no tempo que antecedeu o início da mesma), muitas foram as camisolas portuguesas com que tive a oportunidade de me cruzar: Pernas de Gafanhoto (sei que estes andaram por lá mas, infelizmente, não me cruzei com eles), Correr na Cidade Crew, GFD Running, 4 ao km, O mundo da corrida, Tartarugas Solidárias, Millenium BCP, BES, SSCGD, Run4Fun e outros que, sei que eram portugueses, mas que não consegui decorar o nome das respectivas equipas/grupos.

Foi uma experiência muito especial esta de estar do lado de fora a fotografar e a apoiar. E tenho para mim que não será a última pois tenciono repetir esta forma diferente de participar no mundo da corrida de que tanto gostamos.

Para os mais curiosos, podem espreitar a galeria de fotos desta prova na página do blog no Facebook!


Bons treinos e boas corridas!

Fiona

25/02/2014

GP Fim da Europa & II Trail Bucelas Aventura - Report by Pedro Moita

Sei que já venho atrasado... muiiiiiiito atrasado! E não vai ser bem em género de report, pois o tempo escasseia.

A primeira prova de 2014, foi (finalmente!!) o GP Fim da Europa... depois de não ter podido comparecer na edição anterior, apesar de me ter inscrito, 2014 foi finalmente o ano de realizar, aquela prova que muitos aclamam como uma das mais belas de Portugal... e sim senhor, tem um percurso fantástico, não fosse este na Serra de Sintra! Senti-me bem praticamente durante o percurso todo e apesar de ter abrandado o ritmo no mítico km 10, o que me custou mais foram mesmo os últimos km's praticamente sempre a descer! Mas tudo se fez... e apesar de ter gostado bastante do percurso, não sei se no próximo ano voltarei a esta prova... tem uma logística bastante complicada... e sinceramente, enquanto corrida naquelas estradas e estradões... só me apetecia entrar no meio daqueles trilhos ali mesmo ao lado!! Cada vez sinto mais vontade de deixar de parte o alcatrão e dedicar-me exclusivamente aos trilhos...

E com isto, veio a minha segunda prova de 2014... o 2º Trail Bucelas Aventura! Já muito se escreveu sobre esta prova por essa blogosfera fora... mas vou ter que acrescentar uma coisa.... LAMA... muito lama!!! E lá está... é certo que esta prova não foi na majestosa Serra de Sintra, mas adorei cada momento passado naqueles trilhos!! E o espírito vivido entre os "trilheiros" é tão diferente do que se vive em provas de alcatrão...
Os primeiros 16 km desta prova, correram-me relativamente bem, fui sempre tranquilo e sem dores algumas. O pior veio depois... quando começou uma rampa sem fim à vista... e ai as minhas adoras cãibras, que não podem faltar em nenhum dos trilhos em que faça, decidiram dar o ar da sua graça! Foi bastante duro para mim... senti todos os km's até ao fim a passarem por baixo das minhas pernas... mas estar naqueles trilhos, fazia esse sofrimento ser secundário... tive que parar algumas vezes, tal eram as dores que tinha... vários atletas que iam passando por mim, tentaram ajudar-me, uns "arrastaram-me" por alguns metros nas subidas piores, outras davam-me dicas para alongar os músculos... até a grande Analice me tentou ajudar com algumas dicas!! Obrigado do fundo do coração a todos... apesar daquelas dores infernais que eu sentia... sentir este espírito entre os atletas, amigos, conhecidos, desconhecidos... foi algo único!











E assim foram os primeiros desafios de 2014... o próximo vai ser já dia 8 de Março, desta vez em Vila de Rei para a 3º Etapa do Território Circuito Centro... dizem que é durinha a prova... vamos lá ver!! :-P

Boas corridas!

Preparação para a Meia Maratona de Lisboa a correr sobre rodas

O título deste post é enganador. A fasceite ainda cá continua, mas, com a Meia Maratona de Lisboa a menos de três semanas de distância, tive que pensar numa alternativa para manter a bomba cardíaca em forma, para apostar apenas em treinos curtos de corrida.

Vai dai, Sábado fiz um treino de 27 km de bicicleta, em ritmo moderado. Tão moderado, que até deu para tirar fotos:

Antes que comecem a espingardar, o quadro da bicicleta não é rosa,
a cor é do filtro do Instagram.






Foram quase duas horas (contando com o tempo de pausa para fotos - dez minutos no total), a ritmo médo de 14,5km/h (em movimento).
Parciais Alvalade - Terreiro do Paço - Alvalade
Em termos de forma física, mesmo tendo corrido apenas 20km este mês, senti-me bem. Pude inclusive imprimir um ritmo mais vivo nas rectas e, regulando melhor o selim, penso que se fizer um treino igual este fim de semana acabarei ainda mais confortável.

E a fasceite?
Confesso que nesta altura do campeonato já esperava estar melhor, mas após uma análise dos acontecimentos acho que a falta de disciplina para os auto-tratamentos atrasaram mais a recuperação do que a suposta gravidade da lesão.

Um breve histórico
Os meus primeiros sintomas (muito ligeiros) ocorreram no GP do Natal (Dezembro/2013) e mesmo ai não efectuei tratamento preventivo. Na São Silvestre de Lisboa (Dezembro/2013) já senti mais alguma da sintomatologia (ligeiras picadas no calcanhar), mas, novamente, desvalorizei.

Com o início do ano, até ao GP Fim da Europa, efectuei apenas alguns alongamentos, embora não os específicos para o tratamento da fasceite e o facto é que mesmo esses contribuiram para uma ligeira melhoria, pelo que até fiz a prova com um relativo conforto - a ponto de julgar que a lesão estaria curada.

Puro engano.

Após a pesquisa por alguns sites, vi realmente que havia muita coisa que não estava a fazer e que apenas iniciei há duas semanas.

A saber:
  • Alongamento da fáscia, várias vezes ao dia;
  • Massajar a planta do pé, várias vezes ao dia;
  • No final do dia, colocar gelo após cerca de 15 minutos de alongamento e massagem para desmoer os tendões;
  • Parar a corrida. Esta medida estou a cumpri-la há uma semana, embora não exista uma clara indicação de que seja necessária uma pausa total. Mesmo assim, vou parar até dia 05/03 e ai sim, fazer um teste.

No final da semana conto colocar aqui uma actualização dos tratamentos.

O recurso a fisioterapia não está posto de parte, mas queria manter essa opção descartada até pela baixa gravidade da fasceite e por apenas há duas semanas ter começado a auto-disciplinar-me nos tratamentos.

Bons treinos a todos! :)