Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

31/08/2014

Época 2014/2015 - Antevisão by Fiona

Eis que somos chegados ao último dia de Agosto. Para muitos (como eu!), este é o último dia de férias antes do regresso às aulas ou ao trabalho. Quer queiramos, quer não, o final do mês de Agosto acaba quase por funcionar como um ano novo que se inicia. Por aqui, pensa-se em como vai ser a época de 2014/2015, as provas em que se vai participar e delinear alguns objectivos para os próximos meses.

O mês de Agosto, metade de férias e metade a trabalhar, traduziu-se em 7 treinos realizados e uma distância de cerca de 65 km corridos. Nada mau se tivermos em conta que o tempo disponível, apesar das férias, não assim tanto. A partir de amanhã regresso ao trabalho, com novos objectivos no horizonte, e também a pensar nas provas que já tenho previstas para os próximos meses e até ao final do ano. Então vamos lá ver em que corridas já estou inscrita... 

14 Setembro - Corrida do Tejo
28 Setembro - Corrida Base Aérea nº. 6
12 Outubro - Corrida do Sporting
19 Outubro - Corrida do Aeroporto
26 Outubro - Corrida do Montepio

Se tudo correr bem, espero conseguir participar na Meia dos Descobrimentos e na São Silvestre no mês de Dezembro.

E vocês aí desse lado? Em que provas contam participar nos próximos tempos?

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

29/08/2014

Antevisão época 2014/2015 - bluesboy

Com Setembro já ai à porta e já estando inscrito em algumas provas, há que perspectivar a época desportiva que agora se inicia.

Julho e Agosto foram dedicados às etapas iniciais da ultra-maratona da fralda (uma prova que me cheira que preencherá também a época de 2014/2015), mas, não pensem com isto que os treinos foram descurados. Correu-se, é certo - a ritmos mais vagarosos - que isto de dormir quatro horas por noite causa mossa na vivacidade do atleta.

Mesmo assim, deu para fazer um treino semi-longo de 17 km, uns quantos de dez e um de 13km, para além dos costumeiros treinos de 5 a 6km.

Agosto - até agora - foi assim

Distribuição normalizada das cargas de treino nas últimas semanas.
Nota-se que abusei um bocado nos últimos tempos,?


Houve ainda espaço (e tempo) para me estrear nos treinos na Serra de Sintra, em duas breves incursões nas imediações da Lagoa Azul e suas propriedades privadas sem sinalização, cancelas ou portões, proporcionando encontros imediatos em terceiro grau com simpáticos caninos e seus donos, muito cientes da sua territorialidade e bastante interessados em mordiscar a minha "nalga" direita (os cães, não os donos).

Fica pois aqui a dica: se forem correr por trilhos na Lagoa Azul, evitem estradões largos do lado esquerdo do mapa.Ou então levem uma brigada da GNR, que poderá efectivar o respectivo auto contra-ordenacional por não haver sinalética que anuncie a presença de animais de companhia em caminhos, aparentemente, de acesso aberto ao público.

A amarelo, a "zona bera".
Com Agosto a findar e dado o meu novo estatuto de papá quilómetros (expressão roubada à Rute, aplicada e bem ao ultra-papá Carlos), recomenda-se uma moderação nas provas a correr daqui para a frente.

Provas corridas por época desportiva.
É expectável que 2014/2015 seja muito semelhante a 2010/2011, talvez um pouco melhor.


Assim sendo, o programa das festas até ao final do ano de 2014 será este:
  • Corrida do Tejo (14/09);
  • Corrida do Sporting (12/10);
  • Corrida do Aeroporto (19/10);
  • Corrida do Montepio (26/10);
  • Meia-maratona dos Descobrimentos (07/12)*
* - "mas oh meu lambão, tu com a cena da fasceite, não era para não fazeres uma meia-maratona durante um ano, para isto não reincidir?" - perguntaram vocês. É verdade, por isso, por a última meia ter sido a dos Descobrimentos há um ano é que regresso nesta. E também porque com os treinos mais longos de Agosto, percebi que o pé aguentou bem, sem queixas. O que não invalida que se continuem a fazer os alongamentos e exercícios de prevenção com Miss Wilson, após cada treino

E por esses lados, como estão a olhar para a época que ai vem? Objectivos, metas, contem-nos tudo :)

Treino de velocidade ou as "malfadadas" séries.


Parece que é consensual: ninguém gosta de treinar séries. Ninguém gosta de correr x distância ou x tempo a uma velocidade que, para o seu habitual ritmo de corrida, lhes faz sentir o coração a bater em todas as zonas do corpo. Mas a verdade é que as séries/treinos de velocidade são importantes para um melhoramento da nossa performance. E desenganem-se ao pensar que este tipo de treino é só para quem tem objetivos muitos específicos em termos de tempos. Vários estudos sugerem que explosões de intenso esforço físico, entre os 30segundos e os 5 minutos, intervalados com períodos de 'descanso', provocam alterações fisiológicas importantes - desde perda de massa gorda e um melhor controlo de açúcar no sangue a uma melhor vascularidade (noutra altura falarei mais sobre isto) - que as corridas lentas não conseguem tão eficazmente. Acelerar a passada periodicamente também vai contribuir para que as corridas normais sejam mais fáceis, melhorar a condição física e, muito importante, preparar a mente para periodos de maior esforço (quantas vezes não foi a cabeça que desistiu antes das pernas ou dos pulmões?).

Vamos lá às desculpas das pessoas.

“Eu corro para melhorar a minha saúde, não para competir.”
O músculo-esquelético é essencial para absorver a glicose dos alimentos e manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo. Porque um treino intenso intervalado utiliza um maior número de fibras musculares, basicamente, cria uma ‘esponja’ maior, ajudando no combate ao diabetes. Também fortalece os músculos do coração e os vasos sanguíneos e aumenta o número de mitocôndrias (o que transforma a glicose em energia), tornando o corpo mais eficiente na metabolização de combustível. O resultado: temos mais energia para correr e para fazer tudo o resto.
Sugestão de treino: Aquecer durante 15 minutos. Correr um minuto a um ritmo de corrida de 10kms. Caminhar ou correr um minuto, em seguida, correr novamente ao ritmo do primeiro minuto. Começar com 4-6 reps. Construir até às 10 reps.

"Eu estou a tentar perder peso, por isso, estou focado em correr de forma consistente em vez de correr rápido”
Quanto mais depressa corremos, mais calorias vamos gastar. Os estudos sugerem que, após este tipo de treino intervalado intenso, o corpo continua a queimar calorias. Este treino não deve substituir o de corrida moderada por completo. A verdade é que precisamos de ambos. Mas uma ou duas sessões de velocidade por semana, vai obrigar o corpo a utilizar diferentes músculos e, assim, reduzir o risco de lesões (desde que este treino intenso de velocidade seja feito de acordo com as nossas capacidades e aumentando gradualmente a intensidade). Para perda de peso, quanto maior o período de intensidade, melhor.
Sugestão de treino: Aquecer bem, em seguida, correr 3 a 5 minutos a ritmo de corrida de 10kms. Correr ou caminhar 3 a 5 minutos. Repetir 6 a 10 vezes.

"Vou correr a minha primeira meia-maratona/maratona, por isso estou mais focado em construir distância."
A ruína de quem faz a sua primeira meia-maratona ou maratona: estar a chegar ao fim de uma corrida longa e ficarem sem combustível e o corpo quebrar. As séries vão ensinar ao corpo a sensação de estar a entrar em ‘shutdown’, bem como fortalecer músculos que raramente são usados (de contração rápida), e que vão ser essenciais quando os outros músculos já não conseguirem responder ao esforço exigido. Melhoram também (os treinos) a economia de corrida, ensinando o coração a bombear mais sangue por minuto, fornecendo mais eficazmente o oxigénio aos músculos.
Sugestão de treino: Começar com 6 a 10 repetições de 200 metros a um ritmo de corrida de 5kms, com uma corrida de 200 metros entre elas. Fazer isto uma vez por semana. Com o tempo, tentar alongar a distância (5 × 400 no ritmo 5Km, ou 4 × 600 em ritmo 10Km).

"Eu estou a tentar acabar os meus primeiros 5kms, por isso não preciso de me preocupar com treinos de velocidade.”
Quanto menor a distância, mais importante é o treino de velocidade e mais frequentemente deve ser feito. Quer se tenha um objectivo de tempo ou não, a melhoria do açúcar no sangue, a aptidão cardiovascular e a resistência mental, vão ajudar a que a corrida de 5kms pareça mais fácil. E se apenas queres fazer corridas de 5kms, as explosões de velocidade vão melhorar, em muito, a tua capacidade aeróbica.
Sugestão de treino: Como quem corre distâncias mais curtas pode fazer mais treinos intensos do que quem treina para longas distâncias, o melhor é ser-se criativo e misturar vários tipos de séries. O corpo não se vai queixar. O importante é que se corra mais rápido e que seja mais difícil de respirar do que anteriormente.


E agora, tudo a fazer treinos de velociadade!


*este post foi escrito com ajuda de pesquisa pela net.

27/08/2014

Senhor Mustache apresenta-se ao serviço.

Olá a todos.
Normalmente uma pessoa começa por agradecer o maravilhoso convite que nos fizeram para participar num projeto, mas, neste caso, vou apenas agradecer o facto de terem aceitado o meu auto-convite para participar neste projeto que é o Corre Mais Rápido!.

Apresentando-me de forma rápida, o meu nome é Eduardo, tenho 30 anos, tenho a pancada de correr ainda antes de se ter tornado "moda" e tenho uma barba que me chega ao peito (ou vá, tapa-me o pescoço todo). Pedi para participar neste blogue porque gosto de escrever sobre desporto, corrida, treinos e outras coisas que afetam o mundo da corrida, e porque no meu blogue as pessoas não querem saber destas coisas para nada. Assim, agora posso partilhar as minhas experiências e aprender ainda mais com as experiências dos outros.

"Ah e tal, falas muito, mas esperemos que corras tanto quanto falas..". Comecei a correr por volta de 2010, quando me apercebi que estar o dia todo a trabalhar em frente a um computador, estava a começar a ser incomodo por causa do tamanho da barriga. Assim, comprei uns ténis e comecei uma jornada que ainda não terminou, mas foi pautada por alguns momentos de paragem por lesão. Apesar de tudo, só comecei a registar os meus treinos em 2011, quando comecei a utilizar a app Runkeeper. Tenho participado em várias provas e preparo-me para fazer a minha primeira maratona em Outubro deste ano. O meu melhor tempo aos 10km é 45' e o meu melhor tempo aos 21k é 1h42'. Para o marco dos 42kms, gostava de conseguir ficar abaixo das 4h.

E pronto, este sou eu, assim apresentado de forma rápida.
Vemo-nos por aqui e, quem sabe, por aí nos treinos e nas provas.

26/08/2014

Mochila Salomon S Lab ADV SKIN HYDRO 5 - review by bluesboy

Com quase 80 quilómetros corridos com a mochila que a Salomon me enviou para testar, a S-lab Hydro 5, já estou em condições de fazer uma review do equipamento.

Notas prévias:

  1. Embora seja uma mochila para trail, fiz a esmagadora maioria dos treinso com ela em cidade / terrenos urbanos, à excepção de dois treinos na Serra de Sintra. 
  2. O treino mais longo efectuado foi de 17 km e o mais curto de 7 km;
  3. Os treinos foram feitos em Agosto, tentando o mais possível que tivessem sido em hora de calor;
  4. Tendo em vista uma maior autonomia, utilizei uma bolsa de água de 2L na mochila em detrimento dos dois depósitos de 0,5L cada um que vêm com a mochila.

Assim que a Salomon me enviou o material para testar, em Junho (mochila, boné e tshirt técnica), ao experimentar a mochila notei imediatamente que se tratava de material de excepcional qualidade.

Conforto
A forma como encaixa perfeitamente no tronco e especialmente nos ombros faz com que nos esqueçamos que temos uma mochila de hidratação às costas. Essa sensação só ficou ainda mais reforçada quando comecei a correr com ela. Em nenhum dos treinos ficou qualquer marca no pescoço (algo comum em mochilas de menor qualidade) ou se acumulou suor em excesso nas costas.





Arrumação
Apesar de ser uma mochila de 5 litros, a S-lab tem boa arrumação. Para treinos / provas até 30km ou mesmo maratona, há espaço de sobra para hidratação, sólidos, chaves do carro e telemóvel. A S-lab traz ainda uma manta de sobrevivência incluída numa discreta bolsa na parte superior da mochila e um apito.Existem ainda dois bolsos abertos na parte traseira, para armazenar abastecimentos sólidos que queiramos alcançar com rapidez.

Hidratação
Como referi, usei uma bolsa de água de 2 litros no compartimento maior da mochila. Embora não tenha usado os dois  depósitos de 0,5 L, estes são um excelente complemento, pois assim a mochila acaba por ter uma capacidade de 3 litros de água, bem distribuídos.

Como em todos os equipamentos, há pontos a melhorar. Penso que a mochila ficaria perfeita se um dos bolsos fosse à prova de água, para levar telemóvel em treinos com chuva torrencial.

Preço
Creio que em Portugal ainda não esteja à venda (pelo menos nos sites online não encontrei, mas existe a possibilidade de contactar um dos revendedores oficiais em Portugal). Assim, estou a apontar para o preço que me surge na amazon.co.uk: 106 €.

Por este preço, sem a experimentar, será que a comprava? Muito dificilmente. Para uma pessoa como eu que acha uns sapatos de corrida acima de 80 € caros, mais de 50 € por uma mochila de hidratação parece, repito, parece exagerado. Mas... se tivesse que devolver a mochila à Salomon após estes 80 quilómetros com ela, compraria uma? Seguramente que sim!

Em resumo, esta é uma excelente mochila de hidratação, que me fez, no último mês, ampliar o raio de acção dos meus treinos. Aventurei-me mais, sabendo que às costas levava um suporte de hidratação confortável e que acompanhava harmoniosamente a passada enquanto corria. Fica a faltar um bolso à prova de água, mas não obstante esse aspecto, a S-lab deixa as normais mochilas de hidratação a milhas de distância.



05/08/2014

Ultra Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos —  Report by Pedro Moita


Nem sei bem por onde começar e peço desde já desculpa pois de certeza que me vou esquecer de muitos pormenores... pois ouve tanta vida nesta prova!!! Tanto na companhia durante a prova, como dentro de mim... foram tantas emoções durante os 52km percorridos nestes trilhos da Lagoa de Óbidos.


Foi este o cenário que encontramos enquanto eu e o Filipe nos deslocávamos para Óbidos. Chuva, chuva e mais chuva... não era de todo encorajador pensar que íamos levar chuva a noite toda, mas lá nos tentávamos mentalizar.

Chegador a Óbidos, tivemos sorte em arranjar um lugar para estacionar o carro rapidamente, pois era uma imensidão de turistas naquela terra que eu ainda não tinha tido o prazer de conhecer.
Estacionado o carro, demos facilmente com o local para levantamento dos dorsais, onde tudo correu sem qualquer problema. Ainda andamos a namorar uns La Sportiva.... mas não passou disso. 
Levantados os dorsais, tínhamos ainda imenso tempo até à hora da partida, e como tal fomos aproveitar para passear um pouco por Óbidos. Ruas cheias de turistas por tudo o que era canto... turistas e gentes medievais, pois decorria a Feira Medieval de Óbidos.



Entretanto aproveitamos para fazer o nosso primeiro abastecimento sólido antes da prova, enquanto esperávamos que a Patrícia e o António chegassem.
Mais uma volta pela vila, uma ida a casa de banho para tentar evitar paragens a meio da prova, e lá chegaram os dois parceiros de corrida em falta.



Perto da hora da partida, andámos meio perdidos na vila, à procura do local da partida simbólica, mas lá demos com o mesmo, já não conseguimos foi ouvir nada do briefing...
Pouco depois de chegarmos ao local, deu-se então a partida simbólica que percorreu as ruas principais da vila de Óbidos, onde por momentos me senti numa dessas grandes provas de trail internacionais, onde as ruas estão cheias de publico a aplaudir e incentivar os atletas.

Chegamos então ao local da partida oficial, e esperamos um pouco para que o grupo se recompusesse para se dar o tiro de partida.

Não fui de todo para esta prova, para fazer um bom tempo. A ideia era sim, ver até onde é que o meu corpo aguentava sem se queixar. Mas também não queria arriscar muito e ficar sozinho a noite no meio de nenhures com cãibras ou algo parecido, e como tal decidi logo de inicio fazer a prova na companhia do Filipe e da Patrícia.

Sem grandes aventuras, até porque eles tinham feito o Ultra Trail Monte da Lua á pouco tempo, lá pusemos um ritmo confortável para ambos, o que nos empurrou praticamente para a calda do pelotão. :-P E ai fomos nós, seguindo o rasto luminoso pelo meio do escuro.

Como já começa a ser costume nos meus relatos, não me recordo assim de muita coisa dos primeiros km's. Mas sei que passaram rapidamente e sei problema algum. Nas subidas lá abrandávamos o ritmo, para voltar a ganha-lo nas descidas e rectas...

Aqui surpreendentemente encontramos todo o pelotão, que pensávamos já se encontrar algures nas famosas dunas

Eis a razão de tal aglomerado. :-)


Após este túnel, lá foi mais uma vez o pelotão embora, ficando nós no nosso cantinho cá a atrás.

Mais alguns km's com sempre no sobe e desce por trilhos que não me importava nada de correr de dia para apreciar a sua envolvente melhor.

Até que a certa altura, ia eu a liderar o nosso pelotão de 3 pessoas, quando olho para trás para ver se estava tudo bem, quando vejo uma multidão de pirilampos atrás de nós! Mas o que é isto!!! Estamos na frente da corrida!?!?! Toca a ganhar terreno!!! Impossível!! Eram os primeiros da versão curta desta prova, que iam lançados!! Ainda nos metemos com alguns e demos algumas palavras de incentivo.

A partir daqui começamos a ser apanhamos pelo pelotão do Trail.
Chegamos então ao primeiro abastecimento liquido, bebi um copo de isotónico e siga em frente! E o que é que encontramos de seguida? O pessoal da caminhada!! Oh Deus! Estávamos no meio de dois "pelotões" e nenhum era o nosso!! Vamos mas é fugir daqui!! 

Bem que podíamos correr, tínhamos uma descida enorme à nossa frente cheia de pessoas das 3 provas dessa noite! Ainda vi um rapaz caído no chão, que espero que não tenha sido nada de grave.

Descemos, descemos e descemos mais um pouco, lá ultrapassamos o pessoal todo da caminhada, que iria seguir outro percurso a partir dali. 

Depois de tanta descida, é claro que tinha que vir uma subida! E que bela subida!!! Não sei se foi a mais complicada da prova, mas foi a que mais gostei!! A minha cabeça ainda foi conhecer um ramo que por lá andava, mas nada de grave, siga em frente!!

Após esta subida, o Filipe que ia a liderar o nosso trio, decidiu ir dizer klsfkjdshgkjjdsgkljdslg ao chão! E que grande trambolhão! Por momentos pensei que pudesse ter deslocado algo, mas felizmente foi só um susto e como tal... siga para a frente que ainda temos muitos km's pela frente!

Seguiram-se mais uns trilhos bastante corriveis, que ora desciam ora subiam um pouco, até ao segundo abastecimento liquido. A seguir a este abastecimento, seguiu-se uma subida em alcatrão, seguida de uma estradão de terra batida, onde enquanto íamos com as nossas parvoíces, ouvimos alguém do Trail curto a perguntar se éramos da ultra... em que qual era o nosso espanto, era a Corre como uma menina!! Bela surpresa!! Dois dedos de conversa, e lá seguiu ao seu ultra ritmo, a caminho da glória de mais uma prova, espero é que para no próximo ano não troques as voltas e estejas na ultra pah!

Um pouco mais a frente... a separação!!



Aqui ouvimos algumas palavras de incentivo dos atleta do trail curto, o que sabe sempre bem e dá um novo ânimo! :-P

Aproveitamos a separação dos dois percursos, já que era suposto sermos os vassouras da prova ou qualquer coisa do género, para aliviar um pouco o organismo, quando começamos a ver um pirilampo atrás de nós... que aparentava ter melhor preparação que nós, ainda perguntamos se ele não era a prova curta, mas não... tinha-se enganado no percurso e já vinha com uns 2 km's a mais... pouca sorte! :-/ Mas lá seguiu ao seu ritmo e rapidamente desapareceu no escuridão da noite.

Areia!!! Aqui começamos a correr em partes de areia...  e eu que estava ansioso por chegar as Dunas, pensei de imediato que estávamos finalmente lá! Errado!! Para chegarmos às dunas, tínhamos que estar junto ao mar... e ele soava bem longe ainda...

Apesar de não estarmos ainda nas dunas, estes foram uns km's muito agradáveis, em que volta parecia que estávamos no The Voice a cantar o Dunas com o Reininho!!


Passaram-se assim varias km's no meio de pinhais intermináveis com alguma areia à mistura! Encontrámos sapos, ouviram-se cães a perseguirem-nos (pelo menos a Patrícia deu conta disso, eu não.. :-P )


Ao longe, atrás de nós, começamos a ver dois pirilampos... hmmm serão os vassouras?

Lá fomos nós, até ao primeiro abastecimento sólido!! Apesar de já muito escolhido, como era óbvio, fomos bastante bem recebidos, aliás, fomos em todos os abastecimentos.



Lá tiramos umas selfies para registar o momento, até que os tais pirilampos que vinham atrás de nós apareceram. Era um casal dos Run4Fun, que após algumas dificuldades estava a ganhar novamente terreno. E para não parecer mal, lá ficamos nós no nosso cantinho novamente como vassouras!!

A partir daqui, estávamos oficialmente nas dunas!! Areia e mais areia!! Subir e descer arribas!! O mar a rebentar ao nosso lado! Que quadro magnifico! Vá... a areia foi um bocado chato, até porque fez com que aparecessem bolhas na sola dos meus pés... e não nos deixava praticamente correr!!

Durante alguns km's, fomos no rasto do casal dos Run4Fun, mas a Patrícia começou a sentir algumas dificuldades e tivemos que abrandar um pouco para ela repor as energias!!

Naquele momento senti que estava naqueles programas de sobrevivência, deixamos de ver os pirilampos do casal que ia à nossa frente. E estávamos sozinhos nas arribas em busca das marcações, que por vezes não estavam visíveis.

Atravessámos por cima de paletes de uma arriba para outra... andamos a fazer se escorrega... passamos por ribeiros que iam dar até ao mar... areia, areia e mais areia... foi assim por alguns km's, até que finalmente, saímos da praia e apanhamos um estradão de terra batida, que nos levou até a mais uma localidade onde se encontrava mais um abastecimento liquido! Fomos recebidos por um dos vencedores de uma das provas do Monte da Lua (segundo o próprio...).

Toca a abastecer, descansar por alguns minutos, e o melhor é seguirmos caminho porque temos os minutos contados... Se ainda estivéssemos como estávamos no inicio da prova... era possível, de outra forma... era uma corrida contra o tempo, em que muito dificilmente iríamos conseguir chegar dentro das 9 horas.

A ecovia em que nos encontrávamos até era bem corrivel... mas impossível depois de tantas horas e tantos km's em cima... Tentamos impor um ritmo forte de caminhada, e por alguns momentos ainda fomos bem... mas o Filipe e a Patrícia começaram a dizer para eu tentar terminar dentro do tempo (a inocência de não saber o que nos espera a seguir...).

Entretanto o meu frontal começou a dar de si, e tive que trocar de pilhas... e como me estava a sentir bem, sem cãibras até ao momento nem dor nenhuma, a não ser algum incomodo das bolhas nos pés... decidi aproveitar a deixa e aumentar um pouco o meu ritmo!

Pela primeira vez em toda a prova, encontrei-me sozinho no meio da escuridão... ao longe via os pirilampos dos meus companheiros, mas estava a entrar cada vez mais na escuridão. Escuridão que só era rompida por alguns campistas e pescadores que por ali estavam, sem dar muito nas vistas...

Eu andava a alternar entre corrida e caminhada... entre as marcações... tentava sempre correr mais um pouco do que na vez anterior... foi duro começar a ver ao longe, o que me começou a parecer o ultimo abastecimento...
Durante esta parte do percurso... a única zona que mais me preocupou, foi um canavial que tínhamos que atravessar... em que não dava para perceber muito bem do que era feito o fundo... ouvia barulhos vindos de todos os lados, comecei a correr... ups... má opção, enfiei a perna dentro de um buracão enorme, que ali estava disfarçado!! Felizmente tive reflexos rápidos, e não foi nada de grave. Continuei em ritmo rápido, até que sai dali...

Alcatrão!! Nunca me senti tão contente por encontrar alcatrão!! Mas foi apenas por escassos metros, voltei a entrar na ecovia durante mais uns belos km's, com a minha estratégia de corrida alternada, correndo sempre mais que na vez anterior... até que cheguei ao ultimo abastecimento!! Mais uma vez bem recebido. Estava lá uma rapariga, que tinha acabado de fazer este mesmo percurso que eu... e estava de rastos e com medo... compreendo que não seja fácil estar ali sozinho no meio do desconhecido... eu tentei sempre abstrair-me disso... e felizmente consegui. Ainda perguntei se ela queria seguir comigo que não a deixava sozinha... mas já tinha decidido ficar por ali.

Feito o abastecimento, toca a fazer-me ao trilho... e começamos bem! Logo uma descida enorme agarrado a um tronco, isto promete, pensei eu... ainda antes de deixa os meus companheiros, a Patrícia tinha falado com o António que tinha feito a prova curta... e tinha falado cobras e lagartos sobre a parte final da prova dele... que coincidia com a nossa... não há de ser nada! Já tinha aguentado até ali, não era agora que ia desistir!

Consegui mais uma vez impor o meu ritmo alternado... até que vi dois pirilampos à minha frente!! Era o caso dos Run4Fun que nos tinham ultrapassado! E não sei vindo de onde, ganhei um novo fôlego e desatei a correr até eles! Fomos alguns km's na conversa ainda, mas a rapariga já ia bastante cansada e com algumas dores... e eu com o meu novo fôlego, segui em frente e fui ganhando distancia... até aqui, esta ultima parte tinha sido bastante corrivel, até cheguei a pensar que afinal o António só tinha dito aquilo para nos assustar... ups... cedo de mais!! Atravessar ribeiras, fazer subidas com corda... single tracks, com um sobe e desce que não para... mas o pior de tudo, é que o raio do Castelo de Óbidos não aparecia em lado nenhum!!

Se isto até dá tempo para selfies é porque estás bem... ou não!


Comecei a duvidar de mim... será que me enganei no percurso? Já era de dia e as marcações já mal se viam... é verdade que eu tinha o percurso no relógio, e parecia o correcto... mas ainda assim... será que não estou perdido?



Mas não! Parecia uma miragem quando comecei a vislumbrar o castelo!! Mas comecei a ficar assustado, pois o que via eram as traseiras do mesmo... e ele estava bem lá em cima... que bela surpresa tinha a organização preparado para nós... mais subidas, mais cordas, mais lama... e no fim para acabar em grande, uma escadaria enorme para rebentar com qualquer força que ainda existisse!! Mas senti-me cheio de força e conseguir subir sempre sem parar... e fui assim até entrar pela porta que dava acesso à meta!!

 Acabei!! Sou um ultra!!! Já marcavam mais de 10h, e praticamente todos os atletas já tinha ido embora como é óbvio, mas fui muito bem recebido pela organização!! Dirigi-me prontamente para a mesa da comida... comi uma sopa que ainda estava quente e que bem que soube... sentei-me... e ai é que começou o pior da prova... as bolhas incharam e não podia andar mais... parecia sei lá o que!! Deixa-te mas é ficar sentado a espera dos teus companheiros!

Consegui ganhar praticamente uma hora, tanto do Filipe e da Patrícia, como do casal do Run4Fun.

Estivemos por ali um bocado... e quando me levantei ai sim começou a dureza da prova... qual coxo e marreco... parecia um babuíno a andar!

E o que posso dizer mais sobre esta prova? Se podia ter feito melhor tempo? Se calhar... não sei... mas também me podiam ter dado as minhas amigas cãibras e não ter conseguido sequer terminar... não me arrependo de todo de não ter puxado mais, até porque a companhia foi do melhor!
Quanto à organização, gostei bastante, sempre bem recebidos em todos os abastecimentos como no final da prova. O Percurso é perfeito e as marcações estiveram também quase perfeitas.

Sem duvida que quero repetir esta prova, vai passar obrigatória no meu calendário!

Agora que venha a próxima, que isto está é a precisar de recuperação activa!! :-P

04/08/2014

Sim, estamos vivos!!

Ainda que não pareça...

Assim de repente e olhando para este humilde cantinho de deambulações sobre corrida, parece que parte da gerência pura e simplesmente fugiu para outro país e deixou isto tudo às moscas. É certo que, nesta altura do ano, as provas são em menor número e que o dolce fare niente aliado a algum calor acaba por tirar a vontade de nos dedicarmos às corridas de forma mais intensa. No entanto, não é bem isso que se passa com Miss Fiona e Senhor bluesboy...

Acontece que, nos dias que correm, estes dois amantes de corrida andam dedicados a outros tipos de correrias e de maratonas que acabam por reservar menos tempo aqui para este cantinho (e até mesmo para os treinos, pensando nos registos de corrida que vão sendo descarregados para o Garmin...) mas isso não significa que o Corre mais rápido! esteja esquecido e que decidimos desaparecer desta blogosfera, nada disso!!

A rentrée, o mês de Setembro, a adaptação a novos horários e o finalizar de alguns projectos com que andamos em mão fará com que seja retomado o habitualmente ritmo de escrita.

Por isso, não desapareçam aí desse lado porque... We will be back!


Bons treinos, boas esplanadas e boas férias!

Fiona e bluesboy