09/09/2014

O que nos motiva.

No passado mês de Agosto, decidi lançar um desafio aos meus amigos do Instagram: correrem uma determinada distância durante o mês de Setembro. A distância foi dada a cada pessoa de acordo com o que correm normalmente e, para algumas delas, a pensar que seria uma boa forma de começarem a correr. Alguns já começaram a percorrer os kms, outros ainda não. Mas houve uma coisa que me chamou a atenção: o medo (ou vergonha) que algumas pessoas tinham, não de correr, mas de o fazerem sozinhas.

Quando vim trabalhar para Lisboa e me vi sentado 8horas por dia em frente a um computador, comecei a engordar e já me sentia desconfortável quando estava sentado e com as roupas a ficarem apertadas. Foi então que decidi começar a correr. Fui comprar uns calções, uns ténis e, aproveitando a proximidade do Parque das Nações, fiz-me à estrada. Fi-lo sozinho durante muito tempo, durante muitos kms. Comecei a fazê-lo porque queria emagrecer mas rapidamente se transformou noutra coisa: numa oportunidade!

Durante as minhas solitárias corridas tive a oportunidade de assentar ideias, tive a oportunidade de pensar no meu futuro, tive a oportunidade de delinear projetos, tive a oportunidade de me tornar mais saudável e, mais importante, tive oportunidade de me conhecer a fundo. Correr é mais do que acumular kms. Para mim, correr é voar. É sentir-me livre de tudo o que é problema, é saber que estou num momento que é só meu, onde apenas ouço os meus passos e os batimentos cardiacos nos timpanos. Há quem veja o ir correr como um sacrificio, porque, infelizmente, não conseguem ver para além do cansaço fisico e do suor. Também o vai haver, é verdade, mas digamos que é um pequeno preço a pagar pelo momento de libertação total que vamos usufruir.

Recentemente, fui treinar para a Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira e, num dos corredores, dei de caras com a seguinte frase: "Na corrida não há operários e doutores; somos todos corredores..." por José Man. E eu não podia concordar mais com ela. Quando estamos a correr é frequente cruzarmo-nos com outros corredores e a única coisa que sabemos é que vem ali outro corredor, igualmente ofegante, igualmente transpirado, sem gravata, sem fato, sem pasta, sem algo que o diferencie de todos os outros corredores. E tanto pode ser o padeiro da esquina como o presidente de uma grande empresa. Na estrada, nos trilhos, na pista, na corrida, somos todos iguais, todos seres humanos que querem e precisam do seu tempo de liberdade.

E vocês, o que os motiva a correr?


2 comentários:

  1. Tento motivar-me com um pouco de tudo... e não focar-me apenas em uma coisa.
    Até porque se algo corre mal, tenho sempre outra coisa que me agarra.
    E isto tanto pode ir desde manter a boa forma física, até, treinar para conseguir terminar uma ultra de 100km.

    É bom ir arranjando sempre novos objectivos e desafios, pequenas etapas a atingir enquanto corredor.

    ResponderEliminar