24/11/2013

Grande Prémio da Arrábida - report by Fiona

Uma semana depois da participação na primeira corrida do ISCTE, foi dia de voltar a calçar os ténis e participar em mais uma prova. Digo "passado uma semana" pois estes últimos dias foram dedicados a repouso e anti-inflamatório fruto de uma inflamação na zona externa do joelho direito que me fez falhar os treinos que tinha planeados para estes últimos dias bem como a participação na versão de 12,5 km do Grande Prémio da Arrábida, do qual faço hoje aqui o respectivo report. Fruto dos muitos anos dedicada ao desporto e de conhecer bem a resposta do meu corpo, hoje decidi arriscar fazer a versão mais curta desta prova, 7 km, em versão caminhada. Devo dizer que o meu joelho se portou bastante bem, não apresentou queixas durante a tarde e parece estar a responder bem ao tratamento dos últimos dias. Venha a recuperação completa para poder voltar às corridas.

Mas agora detalhes sobre esta prova bastante peculiar do calendário português...


Esta prova, organizada pelos emblemáticos Lebres do Sado, oferece aos corredores a possibilidade de duas distâncias: 7 e 12,5 km. A partida e chegada ocorrem em Setúbal e o percurso inclui a passagem da famosa subida da cobra, já para os lados de Palmela. Tratam-se de cerca de 3 km a subir quando já se leva nas pernas cerca de 5 km, mais coisa menos coisa. O que torna esta prova peculiar trata-se do segundo abastecimento, após a subida da cobra, que é feito à base de moscatel e não à base da habitual garrafinha de água. Na edição deste ano, todos os participantes na prova, de ambas as distâncias, tiveram também direito a uma garrafa de moscatel que é um brinde sempre muito simpático. O dia estava óptimo para uma corrida e tive pena de estar lesionada e não poder cumprir a participação como inicial tinha previsto. Apesar disso, considero que o importante é participar e mexer o corpo e por isso lá me fiz à estrada numa caminhada a passo vivo, com ritmo médio de 8:30 min/km. Para o total da distância da prova (que no meu garmin deu 7,62 km), fiz um tempo de 1h04min, que não está nada mal!

Alguém desse lado participou nesta prova?

Boas corridas e bons treinos!

Fiona

5 comentários:

  1. Olá,
    Eu participei e de facto aquele moscatel é 5 estrelas!
    O dia esteve fantástico :) e correr assim é maravilhoso.
    O ano passado choveu imenso, mas faltar as provas devido ao tempo é que nunca.
    Essa lesão no joelho poderá ser o síndroma da banda iliotibial ou joelho do corredor? Veja na net e youtube alguns alongamentos que ajudam a melhorar.
    Cumps, Nuno Duarte

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiona

    Não, não participei pois fui ao Grande Prémio da Mendiga

    Desejo-te uma recuperação o melhor e mais rápida possível

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Estás feita uma power walker de elite :D

    ResponderEliminar
  4. Participei (uma vez mais) e uma vez mais adorei. Na versão Corrida! é de facto uma prova muito especial que me faz voltar todos os anos!

    Como dizes, o importante é a pessoa mexer-se e se este ano não deu para correres, fizeste muito bem em optar pela versão curta em passo de caminhada. Correr é bom, é mais que bom, mas andarmos a fazer-nos mal, isso é que não! Mais dias virão e com eles mais Corridas. As melhoras para esse joelho

    ResponderEliminar
  5. @Nuno Duarte: eu também estive presente na edição do ano passado e bem me lembro do dia de dilúvio que esteve. Este ano, apesar de algum frio, estava mesmo um dia espectacular e a pedir uns ténis e uma corrida. Quanto à lesão, já fiz a pesquisa e realmente parece ser mesmo "joelho do corredor". O joelho já está bem melhor, quase sem dores. Mal posso esperar por regressar às corridas. Obrigada! Bons treinos e boas corridas!

    @João Lima: E, pelos vistos, foi um excelente prémio da Mendiga ;) Beijinhos e obrigada :)

    @bluesboy: completamente eheheh

    @Maria Sem Frio Nem Casa: curiosamente acho que vi a tua cara no meio dos participantes :) Espero no próximo ano poder participar na versão corrida. O joelho está a melhorar e isso é que interessa! Este frio é que não ajuda nada mas pronto. Volto em breve às corridas, espero eu :) Beijinhos

    ResponderEliminar