29/12/2013

São Silvestre de Lisboa - report by Fiona e bluesboy

Para encerrar o ano, participámos ambos na São Silvestre de Lisboa. Uma prova já nossa conhecida de anos anteriores e que mais uma vez contou com enorme adesão.

A animação nos Restauradores começou bem cedo, com muitos lisboetas (e não só!) a aproveitarem o ambiente de boa disposição que se vivia naquela zona. Muita música, muita cor e muita gente a dar um outro brilho à Baixa Lisboeta neste dia frio (e que se veio a revelar depois chuvoso) de Dezembro.

Antes da El Corte Inglés São Silvestre 2013, prova principal de 10 km, teve lugar a São Silvestre da Pequenada. E que bom é ver estes pequenos atletas a partilhar e demonstrar a paixão pela corrida. Esta prova desenrolou-se totalmente na Praça dos Restauradores e início da Avenida da Liberdade, com os pequenotes a poderem vivenciar a passagem na partida e meta que, pouco tempo depois, faria as delícias dos mais velhos. No final da sua prova, era ver os mais pequenos contentes com a medalha recebida e a trocarem impressões sobre o seu desempenho. De pequeno é que se começa a criar hábitos saudáveis, não é verdade?


A alegria dos mais pequenos a desfrutar do ambiente da prova, com um entusiasmo nada inferior ao dos mais velhos!

Seguiu-se, pelas 17h30, a prova principal de 10 km... Após uma bela chuvada com a cortesia do São Pedro...


Eu, bluesboy, aqui me confesso... Eu juro que fui correr!!!!


Foi em tons de roxo que a Avenida da Liberdade se pintou este ano, numa participação recorde de quase 8000 atletas (entre a prova principal e a São Silvestre da Pequenada). A organização pela HMS voltou a estar excelente em quase todos os níveis, excepção feita à recolha dos pertences no bengaleiro após a prova, o que já foi identificado como uma lacuna e um ponto a melhorar pela própria organização, o que é de louvar. É uma postura como esta que demarca a HMS de outras organizações de provas de corrida no nosso país. Não queremos com isto desprimorar o trabalho dos muitos que se dedicam à organização deste tipo de eventos, de forma mais ou menos profissional. O que queremos aqui destacar, e que marca a diferença, é ter a capacidade de admitir os erros e aceitar as críticas de forma construtiva e isso é algo a que se tem assistido, desde o final da prova de ontem, tanto na página da HMS como na página da própria prova. É assim que se consegue evoluir e melhorar ainda mais o que é correr e participar em provas em Portugal. 



A prova vista pelos olhos do bluesboy e da Fiona, com destaque para a medalha entregue no final a todos os participantes.

O trajecto contou com ligeiras alterações, sendo que este ano o retorno era feito já perto da Infante Santo, o que apenas implicou o segundo retorno na Rotunda do Marquês e não no Saldanha, como sucedeu em anos anteriores.  A seguir, iniciava-se a descida vertiginosa rumo à meta, nos Restauradores. 


A nossa prova foi feita em pouco mais de uma hora, sempre respeitando os nossos tempos de paragem (Fiona) e o treino longo feito na véspera (bluesboy).

A prova vista pela Fiona

Esta São Silvestre de 2013 marcou o meu regresso às provas, após a paragem devido a lesão após a Corrida do ISCTE, realizada no início do mês de Outubro. Quase dois meses passados após o aparecimento da primeira dor, tenho a dizer que a lesão ainda não está solucionada, infelizmente... Surgiu alguma dor em torno do km 5 mas nada justificativo de parar a prova ou pensar em desistir. A dor lá desapareceu e foi possível prosseguir e conseguir terminar com um tempo de chip de 1h04'54''. Este tempo representa um ganho de cerca de 3 minutos face à participação na prova do ano passado mas há que avaliar tudo o que este à volta: cerca de 6 semanas quase sem correr, a não ser distâncias de pouco mais de 5 km, algum treino de ginásio (bicicleta e reforço muscular para não perder muito a forma física) e os exercícios específicos para o tratamento da inflamação da banda iliotibial. Assim, há que dizer que este foi um tempo bastante bom! No entanto, fica a ressalva de que a lesão ainda está por cá e há que encará-la com outros olhos. Segue-se agora uma nova avaliação médica da lesão para delinear qual o melhor tratamento para a conseguir solucionar de vez e poder regressar em pleno à corrida de que tanto gosto e poder continuar a alimentar os meus sonhos de corredora nas horas vagas.

Da participação nesta prova assinalo também o ambiente vivido entre os participantes, tanto pela positiva como pela negativa... 

Pela positiva, não posso deixar de referir o momento em que, subindo a Avenida da Liberdade em direcção ao Marquês me deparo com um participante em cadeira de rodas que subia a avenida de forma enérgica. Muitos foram os corredores que se ofereceram para ajudar e muitos foram os que aplaudiram de forma bastante efusiva. É ao ver a força de vontade destas pessoas que nos faz acreditar que é possível. Que nos basta a força de vontade, a força psicológica e o querer que aconteça para que se chegue lá! 

Pela negativa, tenho a assinalar a falta de cuidado das pessoas, tanto dos corredores como dos muitos que assistiam à prova. Por parte dos corredores, continua ainda a existir muitos "corredores domingueiros" que não se afastam do meio do trajecto da prova quando abrandam o passo de corrida ou efectivamente param, dificultando a vida aos participantes que vêm atrás e que podem, muitas vezes, ganhar uma queda como presente envenenado fruto da irresponsabilidade de outros. Por parte dos que assistem à prova, que teimam em atravessar as ruas quando os corredores estão em plena corrida. Eu compreendo que muitos encarem esta gente maluca que corre tanto faça chuva como Sol como verdadeiros enfegas do trânsito e da circulação nas ruas. Mas há que respeitar estas pessoas que se dedicam à corrida e, acima de tudo, primar pela segurança e evitar acidentes desagradáveis, que podem ter consequências bastante graves tanto para corredores como transeuntes. Fica a ressalva...

A prova vista pelo bluesboy

Com 14,5km nas pernas do treino da véspera, o meu plano era acompanhar a Fiona e eliminar mais alguns vestígios dos devaneios alimentares do Natal. O início da prova revelou-se bastante complicado, tal era a quantidade de atletas, mas sobretudo o desnorte com que abordavam o percurso, ziguezagueando ou parando bruscamente, à imagem do que se vê, infelizmente, nas estradas portuguesas. Com o desmembramento do pelotão, lá pelo quilómetro 2, pude finalmente tirar os dois olhos do chão e escoltar a Fiona no resto do percurso. Foi supreendente ver que mesmo com o tempo de pausa e uma lesão ainda não completamente debelada, o trabalho de fundo está lá e que mal a recuperação seja total, está mais que pronta para encarar 2014 a 100%. 

6 comentários:

  1. Força Fiona para uma rápida recuperação!

    Com o desejo dum excelente ano para os dois, com tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Joáo. Um ecelente 2014 para ti também. Abraço :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada, João Lima! Estou a fazer por isso! Um ano de 2014 recheado de muitas coisas boas ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. A HMS esforça-se para incluir, quando possível, nas suas provas a participação da pequenada. E isso é de louvar.
    Bom ano para 'vocês ambos os dois'!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequenada essa que corresponde, com presença assídua, como é o caso da minha pequena pessoa, hehe!

      Bjs e boas entradas!

      Eliminar
    2. É verdade e isso é mesmo de louvar. A HMS marca claramente a diferença no mundo de corrida tuga! Beijinhos e bom ano!

      Eliminar