02/12/2013

Trail da Serra de Montejunto - Report by Pedro Moita

Mais de um mês depois da minha última prova, o 1ª Dura Trail da Pro Aventuras na Serra da Arrábida, voltei mais uma vez aos trilhos! E se querem que vos diga... cada vez tenho mais vontade de correr somente em trilhos, e deixar o alcatrão por uns tempos... Sinto que têm muito mais para me dar e ensinar do que as provas de estrada... o ambiente é diferente, as paisagens... a aventura que é!!






Mas voltando ao que interessa... Ontem foi o dia de voltar aos trilhos, desta vez a prova escolhida, foi o Trail da Serra de Montejunto.

Para vos ser sincero, não conhecia, nem sabia muito bem onde ficava Montejunto (ai essa geografia...), o que fez com que tudo fosse uma surpresa para mim.

Por volta das 6h20 da manhã, toca o telemóvel... era o João Pedro (companheiro de trilhos), a perguntar onde é que se ia encontrar comigo, pois tinha passado a noite inteira na casa de uns amigos a jogar... (sim, ia de directa, e sim, é um bocadinho doido lol). Serviu como despertador, e lá saltei da cama à pressa, porque depois de apanhar o JP, ainda tinha-mos que ir ter com o Filipe (o meu outro companheiro de trilhos e meu primo lol).

Apanhei o JP, seguimos até encontro do Filipe, e lá fomos os 3 para Montejunto, a temperatura foi variando o caminho todo entre os 5º e os 0º, o que não agoirava coisa muito boa para o cimo da serra.

Ao chegar-mos perto da Serra... a primeira reacção foi... "Epahhh, isto um bocadinho grande...".

Chegámos então a Vilar, local onde começava e acabava a prova, encontra-mos logo o Sérgio e a Cristiana (colegas dos Pernas de Gafanhoto). Fomos então levantar os dorsais, que apesar de um pouco desorganizado, foi rápido.



As 9 horas, estava marcado o inicio da distancia de 44 km, mas ao chegar a hora... nada para ninguém... chegou então a hora de partida para a nossa distancia (22 km), e sem razão aparente, partimos todos juntos... 44 km, 22 km e caminhada.

O primeiro km da prova, foi feito entre alcatrão e alguns estradões de terra batida em direcção à serra.  Logo após esses estradões... encontrámos logo uma das primeiras paredes, e de repente, praticamente toda a gente começou a caminhar... eu fui aproveitando para tirar algumas fotos, pois tinha decidido que ia fazer uma boa reportagem fotográfica desta prova, até porque não fui tanto para fazer um bom tempo, mas sim para terminar e aproveitar bem o percurso.



A partir daqui, foi praticamente sempre a subir até chegarmos ao primeiro abastecimento (por volta do km 7 se não me engano), e aqui sim, tenho um queixa bastante grande contra a organização... estavam a dar garrafas de agua, e as mesmas estavam a ficar espalhadas ali pela envolvente... cheguei até a ver alguns dos plásticos a voarem para o meio da Serra, e achei isso inadmissível numa prova de trilhos... pois a meu ver, um dos princípios deste tipo de provas, é o respeito pela natureza!!! Mas adiante...





Após o abastecimento, fomos sempre seguindo por estradões de terra batida que contornavam a Serra de Montejunto... ora vinha uma subida, ora vinha uma descida... foi assim por algum tempo... até que começamos a descer um pouco mais do que seria suposto... e comentei isso com o JP, pois se o objectivo era subir a serra... , falei cedo de mais... mais uma parede, que parecia nunca mais acabar... desta vez o percurso era em single track, e caminhar era a única opção (até porque queria poupar as pernas para dia 21...). Subimos, subimos e continuámos a subir... segundo o Strava (que não deve estar muito afinado), foram praticamente 200 metros de desnível em cerca de 2km, e mesmo que isto esteja errado... acreditem, foi muito...






Chegamos então ao topo desta parte da serra e como é óbvio, tudo o que sobe desce, e lá fomos nós serra a baixo, foi aqui as minhas adoradas cãibras começaram a dar sinal. Descemos, descemos e descemos...até encontrar-mos novamente uma parede (sim, isto só tinha paredes... de qualquer forma tudo o resto agora é para meninos!!), e mais uma valente caminhada Serra a cima... chegámos então ao ponto mais alto da Serra, e digo-vos, eu que não conhecia nada desta zona, fiquei apaixonado pela paisagem... ao longe até conseguíamos ver as Berlengas!










E agora sim, o percurso seria quase todo a descer tirando uma ou outra subida que complicavam as dores das minhas cãibras.

Chegamos então ao 2º abastecimento, e ai encontrava-se uma enorme confusão! Eu e o JP, que tínhamos vindo sempre com poucas pessoas á nossa frente, vemos um pelotão enorme vindos de um caminho oposto ao que era suposto... ao que parece alguém da organização deu-lhes indicação erradas, e ouve quem chegasse a fazer 34 km em vez de 22.... O caso do Sérgio, que se tivesse concluído a prova correctamente, tinha certamente uma excelente qualificação!
Nós como vínhamos mais para o meio da prova, tivemos a sorte de não nos enganar-mos no percurso, e seguimos atrás desse pelotão...

A partir daqui foi mais uma vez, uma luta contra o meu corpo, que apesar de não o sentir cansado, as cãibras não me deixavam correr muito... e mais uma vez o JP, foi quem acabou por se prejudicar mais, pois acompanhou-me sempre e tentava puxar por mim. Felizmente, desta vez, as cãibras não foram tão fortes como na Arrábida, e sempre me deixavam correr um pouco...

Ainda assim, até ao final da prova, lá fomos conseguindo ultrapassar alguns atletas... e fomos ultrapassados por outros tantos (alguns daqueles que foram enganados no caminho...).

A 2 km do fim, o JP, apesar de estar com uma directa em cima, vai buscar forças não sei muito bem onde, e sai disparado até à meta. Eu fico-me para trás, e vou tentando correr devagarinho até ao final da prova.

Conclui a prova com 3h24m30s o que não foi mau de todo em comparação com o Dura Trail. O JP fez menos 4 minutos que eu.

Poucos minutos de eu chegar, vejo o Sérgio, dirijo-me para ele... e ele lá me conta o que aconteceu... uma vergonha, é o que posso dizer! Uma prova destas não merecia uma organização assim... A Serra é Linda, o percurso é fantástico, o ambiente vivido entre os atletas também... mas, e apesar de não ter sido enganado no percurso como os outros atletas foram... é de lamentar situações assim... e pior, quando tentaram contactar a organização, ninguém atendeu!!! Enfim... não me vou querer alongar em relação a isto, pois já disse muito...



De qualquer forma, e quanto à minha prova, não me arrependo de todo por ter participado, e adorava voltar a repetir... desde que a organização melhore, ou deixem para outros que o queiram fazer com competência...

Agora é voltar aos treinos, pois dia 21 vai trazer um desafio ainda maior... 30 km no Trail do Cabo Espichel!!!

Até lá, beijinho e abraços e boas corridas! :-)


Ps: è provável que existam algumas imprecisões quanto ao percurso no meu relato, pois a minha memória nem sempre é muito boa a decorar os percursos :-P

5 comentários:

  1. Nada como começares a fazer trails para escreveres relatos mais longos! (Nada contra) :)
    Também é zona que nunca fui, Montejunto. Bonitas imagens.
    Já uma vez participei numa prova dessa organização e as coisas não correram muito bem...
    Olha lá, e dia 01 já queres "poupar as pernas" para dia 21??! lol :) Espero estar recuperada até lá.
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente anda por aí muito boa gente a organizar eventos sem ter a mínima noção o que isso envolve - isso é brincar com quem participa. Parabéns pela tua prova, pela crónica e pelas fotos - parece uma zona bem bonita.
    Abraço e boa sorte para dia 21.

    ResponderEliminar
  3. Também estive em Montejunto nos 22km. Apesar da fraca organização, gostei muito da prova. Percurso difícil e bonito.

    Bons treinos, Espichel parece ser mais complicado (também lá vou)!

    ResponderEliminar
  4. Eu também fiquei apaixonada por Montejunto. A minha prova correu-me bem mas também já soube que houve falhas da organização, não sabia era que a distância percorrida a mais tinha sido tanta. Estas falhas têm de ser mesmo corrigidas, há coisas que não podem mesmo falhar.

    Mas para mim o balanço foi claramente positivo e adorei o percurso.

    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
  5. A foto de grupo...acho que fui eu que tirei! ;) Depois de algumas tentativas por causa do sol! ;) Espero que tenham gostado do Montejunto! Também fiz mais uns Km's....fiz 26... Bons treinos!!!!

    ResponderEliminar