Dia do Trabalhador vem já a ser sinónimo de realização da Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio do Inatel (também conhecido por Estádio 1º de Maio). A gerência deste blog contou com duas presenças nesta prova, juntamente com uma verdadeira mancha verde de Pernas de Gafanhoto.
A prova vista pela Fiona
O dia de hoje assinalou a minha estreia nesta prova. "Picada" pelo bluesboy, que fez questão de não mencionar a totalidade da informação (e estou a referir-me à parte sobre a subida da avenida Almirante Reis), lá alinhei na linha de partida para um percurso de 15 km pelas ruas de Lisboa. Uma manhã que amanheceu bem fresquinha, deu origem a uma manhã com bastante calor à hora a que teve início esta corrida. Às 10h deu-se início e assim segui eu para mais uma prova, desta vez a solo... Sim, porque a vingança serve-se fria e o bluesboy resolveu demonstrar o seu lado lunar no dia de hoje e deixar-me só e abandonada pelas ruas de Lisboa, à mercê de estranhos e de loucos... Não sei se lhe vou perdoar isto...
Pronto... Tinha de dar aqui um sinal de pequeno veneno... Vamos lá agora ser sérios!
Esta é a prova de maior distância após a minha recuperação da lesão nos joelhos. Após o grande desafio que foi Sintra e em que os joelhos se portaram lindamente, hoje era o dia de juntar mais alguns quilómetros e ver como eles se portavam e tudo correu pelo melhor. Os joelhos responderam bem, consegui manter um bom ritmo nas porções mais planas desta prova. O pior foi quando começou a subida da Almirante Reis... O calor e a forma ainda longe da ideal decidiram aparecer em força e aqui fui perdendo algum terreno. As pernas não estavam a responder como eu pretendia mas enfim. Apesar de tudo, consegui fazer um bom tempo, constituindo o meu segundo melhor tempo para a distância de 15 km. E aqui fica o resumo retirado do Garmin:
Distância: 15,03 km
Tempo Garmin: 1h38'51''
Ritmo médio: 6'35''
E outra parte muito boa que teve a prova de hoje foi encontrar muitas caras conhecidas e poder conhecer outros que apenas conhecia do mundo virtual do Instagram. É um prazer este convívio e esta alegria que se vive entre os corredores do pelotão. É por isso que sabe muito bem sair de casa para correr e poder conviver!
A prova vista pelo bluesboy
Feitas as apreciações da Fiona sobre a minha conduta irascível e o meu cavalheirismo digno de um javali da Tapada de Mafra, cabe-me a mim tentar aqui, na praça pública, limpar a minha imagem e esclarecer-vos a vós, mui estimados leitores, esclarecendo a verdade destas manobras de diversão (dela, Fiona, claro, que deve estar divertidíssima com isto).
A verdade é que me vi forçado a adoptar um ritmo mais elevado, por motivos familiares, fui acompanhar o meu cunhado na sua estreia nesta prova. Contra isto, certamente não há muito argumento a utilizar.
Passando à prova...
Esta é uma prova que faço questão de participar sempre, pois fica mesmo ao lado de casa e é um percurso desafiante, rápido no início e mais puxado na parte final (últimos 5 km). Com a participação neste ano, já conto cinco provas do 1º de Maio, tendo estabelecido o record aos 15km precisamente nesta prova, no ano passado (01:09:44)
Embora ainda esteja dentro do período de recuperação da fasceite, estava tranquilo quanto ao facto de fazer uma distância um pouco mais longa do que o recomendado e posso-me dar muito satisfeito pela resposta que o pé deu.
Fui sempre num ritmo muito brando, a fazer de cicerone da prova e fruto disso a temível subida da Almirante Reis fez-se sem qualquer esforço, uma vez que o desgaste acumulado era quase nulo quando cheguei aos Restauradores. O resto da prova foi feita a puxar pelo meu cunhado e acabei com 01:22:56.
2013 vs 2014
Para o ano fica já aqui prometido que é para puxar pela Fiona, igualmente para os 01:22:56 :P
Parabéns Fiona!! Estás no bom caminho! Quanto ao Bluesboy... Imperdoável!!
ResponderEliminarBeijinhos
Muito obrigada!!! Quanto ao bluesboy... Ainda não me consegui recompor... Beijinhos
EliminarEste ano em Monsanto estou a ver que nos passas a perna, é isso Bluesboy??
ResponderEliminarMuito provavelmente não irei a Monsanto, também por motivos familiares ;)
EliminarCompreendemos perfeitamente que não possas estar presente em Monsanto! É um motivo mais do que válido! Mas agora abandonares-me desta forma à mercê da subida da Almirante Reis... Não sei se te consigo perdoar! :P
EliminarParabéns aos dois a quem gostei de ver no final!
ResponderEliminarMuito obrigada!!! É um prazer ver caras conhecidas na chegada :)
EliminarEsse tal de Almirante Reis não me mete medo! O Ano passado consegui enfrenta-lo e venci! Tive pena deste ano não ter voltado a esta prova... fica para 2015 :-)
ResponderEliminarBoas corridas! :-D
Eu como tenho muito respeito pelos Almirantes, se há um que me diz para ir devagar ou andar, eu cumpro! :P
Eliminar