06/07/2014

35º Corrida das Fogueiras - report by Fiona

No passado fim-de-semana realizou-se mais uma edição daquela que é, para mim, uma das melhores provas de estrada do calendário português. Estou a falar da Corrida das Fogueiras, que celebrou este ano a sua 35ª edição. Mais uma vez, uma prova a não desiludir ao nível de ambiente, sempre com muito público a aplaudir, a puxar por todos os corredores e a fazer-nos sentir verdadeiros campeões na chegada à meta. Da minha perspectiva, parece-me que a edição deste ano teve uma maior participação do que no ano passado, a confirmar a evolução positiva que a corrida tem vindo a ter no nosso país e a demonstrar que vale a pena ir a Peniche pois somos muito bem recebidos.

Quanto ao report da prova...

Tinha à minha espera 15 km de estrada a passar pelas ruas de Peniche e pela estrada que segue até bem próximo do Farol do Cabo Carvoeiro. À hora da partida estava longe de saber que a edição deste ano da Corrida das Fogueiras se viria a revelar uma estreia, e não pelos melhores motivos, infelizmente... Antes de mais, aqui partilho os parciais para esta prova.

Parciais retirados do Connect Garmin

Numa primeira análise e comparando com o tempo realizado no ano passado (1h47'14''), poderíamos dizer que esta prova tinha corrido muito, muito bem com as minhas pernas a corresponderem e a conseguir retirar cerca de 7 minutos face ao tempo do ano passado. Pois... O problema é que esta prova teve aqui um pequeno contratempo em torno do km 6 que vem confirmar a velha teoria existente entre os corredores de que não se devem fazer experiências em dia de prova. Não se devem alterar hábitos alimentares, fazer aventuras, estrear roupa ou calçado. Pois é... Mas eu que até costumo ser atinada com estas coisas, no dia da Corrida das Fogueiras fiz uma pequena asneira que faz existir uma clara diferença entre o tempo registado pelo meu Garmin e o tempo oficial de prova (que se registou em torno de 1h51'). O café que tomei ao final da tarde do dia da prova veio a revelar-se a pior asneira que eu poderia ter feito. Valeu-me ter de fazer um desvio muitíssimo forçado por volta do km 6 que se traduziu numa paragem em que parei o contador do relógio e em que tive de decidir se continuava e finalizava os 15 km ou se seguia directamente para a meta, fazendo o equivalente à Corrida das Fogueirinhas. Pois é... Decidi prosseguir para fazer a totalidade dos 15 km quando os primeiros estavam já a chegar à meta. Saí deste ponto quando já tinham passado as motas da Polícia que encerravam o percurso, tendo conseguido apanhá-los mais à frente e tendo feito alguma distância com direito a batedor até conseguir apanhar o corredor que seguia à minha frente. Se, ao km 6, levava um significativo atraso sendo a última corredora em prova, nos restantes 9 km de prova consegui ultrapassar 39 corredores, terminando no 2243º lugar num total de 2283º corredores que passaram a linha de meta. 

Se podia ter corrido melhor? Podia do ponto de vista que estava longe de esperar que teria de fazer uma paragem forçada. É assim que fazemos as nossas aprendizagens e fica a lição para o futuro de que nunca mais tomarei café antes de uma prova. Se fiquei contente com este resultado? Por acaso até fiquei. Apesar de como me sentia aos 6 km de prova, consegui ter a força suficiente (mental e de pernas) para seguir e finalizar a prova de 15 km e ainda conseguir recuperar todo o atraso que ganhei na minha paragem forçada.

O que retiro de aprendizagem da Corrida das Fogueiras deste ano? Que a minha força mental me consegue levar onde eu menos espero e onde posso pensar não ser possível chegar. Que é ela a minha força motriz e que mostra que sim, é possível e que sim, é possível fazer mais e melhor!

E aqui fica a partilha da foto que tirei com a medalha da prova e com a estátua de homenagem aos homens do mar que existe em Peniche, partilhada no Instagram do Correr pelo Mundo (http://instagram.com/correrpelomundo).

A minha foto é a do canto inferior esquerdo

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

12 comentários:

  1. Não vou falar do erro que cometeste pois tens plena consciência que é algo que não se pode fazer, mas tudo tem algo de positivo a retirar, o que no teu caso foi constatares essa força mental que é o maior aliado de quem corre, e em especial distâncias maiores.
    Estás de parabéns pelo que fizeste na prova e por essa força.
    (também estás de parabéns por ontem mas isso deixo para o respectivo artigo :) )
    Estás a crescer como atleta! :)

    Beijinhos e força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, plena consciência mesmo daquele erro que me impediu de desfrutar ainda mais desta prova de que tanto gosto! Muito obrigada pelas palavras sempre presentes de apoio, João! São muito valiosas para ajudar a ultrapassar as dificuldades que por aqui vou partilhando e que tanto me ajudam a sustentar ainda mais esta força de vontade que por aqui anda :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu bem disse que a culpa era do café! Bom, foi noutro blog e contexto mas...
    Confesso que gosto de um café antes de uma prova mas fico sempre na espectativa de...ver se fica.
    Em Monsanto, deve ser dos ares não fica:).
    O importante é a lição que já retiraste e saber que normalmente somos nós o nosso limite.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive assim meio a optar por não tomar o café antes da prova e era mesmo o que eu deveria ter feito mas... Fica a lição aprendida! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Cada um conehce o seu corpo e pelos vistos percebeste o erro que cometeste! Pessoalmente, bebo quase sempre café antes das provas e nunca me fez diferença, mas lá está cada um tem o seu organismo.

    Mas sinceramente acho que devias estar orgulhosa, foi uma grande recuperação, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso: nem todos os organismos funcioname da mesma forma e, pelos vistos, o meu não lhe agrada muito o café pré-prova. Fica a aprendizagem para provas futuras, principalmente no que toca a fazer alterações às rotinas alimentares nesses momentos. Muito obrigada! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Há dias assim.. pelo menos foi uma maneira de ficares a conhecer uma limitação do teu corpo. Ah, e melhor ainda ficaste a conhecer uma não limitação da tua mente! Deve ter sido preciso mesmo muita força para retomar a corrida naquele 6ºkm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tomei a decisão de retomar a prova ao km 6 depois do que me tinha acontecido, confesso que fui um pouco a medo. Estava longe de me sentir a 100% e acusava alguma fraqueza. Mas já que ali estava pensei que poderia sempre experimentar como o corpo reagia a correr e, caso não me sentisse bem, tinha sempre a opção de voltar atrás a andar lentamente. Mas tenho que admitir que fiquei bastante surpreendida pela resposta que o meu organismo teve e que me permitiu concretizar a recuperação que descrevi. Foi mesmo uma prova de aprendizagens :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu aprendi, em 2007, que café antes da prova (Corrida do Tejo) me faz sair disparado do comboio algures na linha de Cascais a caminho do café mais próximo a uma passada na ordem dos 03:30/km. :D

    Mas falando a sério, partir com essa desvantagem toda após o km 6 e acabar a prova é de elite, parabéns! Agora é descansar :)


    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh estamos sempre a aprender, essa é que é essa! :P

      Muito obrigada :) Parece que em cada época tenho de ter uma prova que coloca em teste a minha força mental... No ano passado foi a prova de Monsanto... Este ano foi em Peniche... O que me espera no próximo ano? ;) Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  6. A vida é uma constante aprendizagem e o mesmo se aplica à corrida.
    Para a próxima já não cometes o mesmo erro :)
    Mesmo assim ainda fizeste uma boa recuperação tendo em conta a paragem forçada.
    Continuação de boas corridas Fiona!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah não vou cometer mesmo! :) Muito obrigada! :D Beijinhos

      Eliminar