28/05/2014

Treino pelo EUL - report by Fiona & bluesboy

No passado Domingo, foi dia de dois dos escribas deste blog fazerem um treino que se cifrou em 13 km pelo Estádio Universitário e Campo Grande.

O treino visto pelo bluesboy

Aproveitando os 12km que a Fiona tinha planeado fazer, acompanhei-a em amena cavaqueira durante todo o percurso. Pelo caminho, ainda deu para nos encontrarmos com o João Campos, o impulsionador do Corredor do BUS e, em companhia de mais três corredores, ainda fizemos juntos uns míticos 500 metros. Fica aqui a promessa de aumentar essa distância, quiçá num dos próximos treinos do Corredor do BUS.

Em termos pessoais, posso desde já constatar que estou plenamente recuperado da fasceite plantar. Já há algumas semanas que começava a ter a certeza disso, mas ainda achava precoce estar a  deitar foguetes. Ontem foi, para mim, o dia da confirmação. Treino longo (especialmente em tempo) sem queixas = fasceite debelada.

Quanto ao treino em si, o que me surpreendeu mais foi a constância do mesmo. Para quem, como nós, só agora estamos a regressar em pleno de lesões, conseguir parciais como os deste treino, é extremamente positivo. Num terreno mais plano, por exemplo à beira rio, é de esperar que talvez consigamos melhorar ainda mais a constância da passada. Algo a experimentar em breve, certamente.


Parciais treino EUL
O treino visto pela Fiona

Conforme o bluesboy já muito bem referiu, dentro do plano de treinos que tenho mensal previsto pelo GFD Running, os domingos do mês de Maio têm sido pautados por treinos na ordem dos 12 km, mais metro menos metro. Dado que este era um fim-de-semana sem provas para o bluesboy, decidi desafiá-lo a acompanhar num protótipo de longão. 

A avaliar pelos parciais do treino que aqui apresentamos, posso dizer que se tratou de um treino bastante positivo. Tentámos sempre manter uma passada relativamente confortável para ambos (principalmente para mim que sou a tartaruga desta dupla de corredores!), o que também se revela como uma boa forma de fazer maiores distâncias, permitindo uma melhor queima de calorias. Outro aspecto positivo também, e que deixou já em aberto futuros treinos, foi poder correr muito brevemente com o João Campos, um verdadeiro empreendedor do nosso mundo da corrida com todas as suas ideias e a vontade de experimentar sempre novos desafios.

Tal como aconteceu para o bluesboy com a sua fasceite, também os meus joelhos parecem estar mais do que operacionais. Relembrando as palavras do meu treinador após a prova do BES de Sintra: "se os joelhos não se queixaram na serra de Sintra, então é porque os joelhos estão curados!", tenho vindo a constatar isso mesmo nos meus treinos e posso dizer que estou bastante contente com a evolução que tenho tido. Treino feito de forma metódica sempre acompanhado de reforço muscular traz os seus frutos a médio-longo prazo.

Venha então o próximo treino já com os olhos postos na última etapa do desafio BES RUN Challenge que se irá realizar em Lisboa no próximo dia 7 de Junho.

Bons treinos e boas corridas!

Fiona e bluesboy

6 comentários:

  1. Boas notícias! Ambos parecem já completamente recuperados e fizeram um bom treino :)

    Força para mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, João! Estou bastante contente com a evolução que estou a ter. Isto motiva :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Excelentes noticias!!! Força aí Gafanhotos!
    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  3. Parecem 2 Gafanhotos Suiços, tal a constância de andamentos, tinham o Cruise Control ligado?
    Ainda bem que as lesões foram.
    Se não for antes, até à de St. António.
    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... Acho que descobriste o nosso segredo para a constância da passada ;) Mas estamos bastante contentes com a evolução que temos estado a ter nesta fase pós-lesões. Então até o Santo António ;) Beijinhos

      Eliminar