07/01/2013

Objectivos para esta semana

Fruto de alguma pesquisa e tendo em mente o meu objectivo de redução de peso, delineei um conjunto de objectivos semanais para os próximos três meses, tendo em vista reduzir em cerca de 4 quilos o peso da minha pessoa. Assim, fazendo fé no que encontrei em páginas da especialidade (Runners World, etc.), o corpo começa a queimar gordura a partir de um gasto calórico de 2.500 calorias por semana.

Isto, acompanhado de uns pequenos ajustamentos de dieta (mais fruta, menos doces), deverá levar-me, em termos de boxe,  novamente à categoria de peso-pluma: 59kg!

Vendo o meu historial recente de treinos, pode-se ver que a queima de calorias se encontra abaixo do ideal.

 
Se bem que na última semana já tenha chegado a uns decentes 33km (muito ajudou o treino de ontem de 13km), a esmagadora maioria das semanas têm sido pautadas por muito pouco treino. Assim, vou aumentar gradualmente as cargas de treino (incrementos de 10% por semana) até chegar perto dos 40km - 42 km semanais.

Para se ter uma ideia do impacto da redução de peso nos tempos de corrida, têm em baixo o meu exemplo para a meia maratona, pressupondo um tempo actual de 01:50:00 para os meus 62 Kg.
Tabela obtida via Runners Log (é necessário ter um blog wordpress para correr o plugin

Quase sem querer, acho que acabei por criar um objectivo trimestral: reduzir o peso para tentar bater o meu record da Meia Maratona na Meia Maratona de Lisboa ou Almada. Vamos a ver como corre...

Bons treinos e boa semana!


1 comentários:

  1. Eu encontro-me com o mesmo problema... peso a mais! Não quero chegar aos 59, mas se estivesse menos de 75kg já era feliz e certamente mais leve!
    Acho que me vou propor a esses 30 km/semana também, pois na época passada conseguia realiza-los, não vejo razão para não o fazer agora também!

    Boas corridas!

    ResponderEliminar