27/06/2013

Mini-nano treino "Badwater style"e dia seguinte (ou seja, hoje)

Tal como ontem publicitei na página facebook do Corre mais rápido, tinha planeado fazer uma incursão por terrenos que simulassem a mítica ultra-maratona de Badwater. Para quem não sabe, trata-se de uma prova de 217km, nos Estados Unidos sob temperaturas a rondar os 45 a 49ºC.

Perante estes requisitos, só havia um sítio em Lisboa que reúne estas características: o Estádio 1º de Maio, pois então! Depois de lá ter feito a minha primeira meia-maratona (21 voltas àquilo) e  um test drive a sapatos de trail, estava na altura de usufruir das potencialidades que este espaço confere para a prática da ultra-maratona.

29ºC e 5km de distância pareceram-me adequados e foi isso que fiz (até porque hoje tinha que ir e vir a pé para o trabalho e lá pelos 4,2km senti que tinha dado o berro - o deserto não perdoa). Foi um treino a ritmos de 5:30, pausadamente, sem pressas e que serviu mais para desentorpecer do que para outra coisa.

Ah, olha um bom sítio para treinar na areia!
Espera, está uma criancinha a aproximar-se, é melhor não ir para lá senão o petiz ainda se assusta e corre a gritar "Oh mae oh mãe, está um senhor maluco a andar à volta do baloiço e a dizer "Dean Karnazes, Dean Karnazes,onde estás tu meu bandido?"

O momento em que desisti de ir para os baloiços, parar o treino, resolver fazer 7km hoje após quase 13km de caminhada casa - trabalho - casa.


Hoje ao final do dia, vou fazer 7 km como último treino antes da Corrida das Fogueiras e Sábado o objectivo passa por disfrutar do excelente ambiente, percursos e apoio avassalador das gentes de Peniche.

Bons treinos e vão pela sombra. :)


6 comentários:

  1. Lol...gostei do teu Mini-Nano treino "Badwater Style" - não vejo diferença nenhuma para o verdadeiro :D
    Abraço e boa corrida das Fogueiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tal e qual... tal e qual.. só faltam os lagartões à beira da estrada e as visões de oásis de quando em vez :D

      Abraço

      Eliminar
  2. Tu deste 21 voltas ao MESMO percurso?? És o meu herói! Um verdadeiro He-Man da força mental! ;)
    Para mim tudo acima dos 24º já é Badwater, isto no verão é complicado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He-man não, que eu não corro de tronco nú, haha!

      Há gente com feitos mais heróicos no INATEL, por exemplo a grande Analice Silva, no tempo em que trabalhava ao pé do Estádio, fazia lá 50kms de quando em vez :)

      "Analice chegou a Portugal em finais de 1986. Só conhecia uma pessoa, Eugénia Gaita, uma corredora amadora que era enfermeira no Hospital de São José. Arranjou emprego em casa de um casal na Av. João XXI, em Lisboa. “Era como no Brasil — não ganhava. Trabalhava para ter comida e sítio onde dormir”. Sem tempo para treinar, Analice arranjou um recurso. “Como o prédio da casa onde trabalhava tinha sete andares, subia e descia as escadas durante três horas seguidas. Dava para treinar”. Nos dias mais calmos, conseguia ir até ao estádio do Inatel onde ficava a dar voltas à pista até contabilizar 50 quilómetros"

      http://www.carlos-sa.com/node/137

      Bjs

      Eliminar
  3. Essas 21 voltas são um EXCELENTE treino para a parte psicológica! Parabéns! Quem suporta isso...psicologicamente falando... está no bom caminho para os grandes, grandes desafios. Parabéns pelo feito e pela persistência demonstrada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Em Julho talvez me dê para voltar a fazer uma doideira destas. :)

      Eliminar