01/07/2013

Corrida das Fogueiras - report by José Luís

É sempre um grande prazer e alegria voltar a Peniche para fazer a Corrida das Fogueiras. Este foi o terceiro ano em que participei e a prova brindou-nos mais uma vez com uma organização impecável, um percurso muito desafiante e um público que se suplanta a cada edição que passa. As gentes de Peniche são, sem dúvida alguma, o melhor público em provas de corrida em Portugal.


Antes da prova

Tendo chegado na véspera a Peniche, aproveitei a hora de maior calor de Sábado para ir levantar os dorsais. A organização já tinha agrupado todos os dorsais e camisolas dos Pernas de Gafanhoto.

Num caixote.

De insecticida agrícola...

No entanto, ao contrário do que seria expectável, o efeito da caixa foi o inverso do esperado na praga de atletas da equipa que invadiram Peniche e que corresponderam com grandes tempos.

Pelas 20:00 eu e a minha mulher (que mais uma vez fez a caminhada - com melhoria de tempo) começámo-nos a dirigir para a zona da capitania de Peniche, onde encontrámos o grande atleta João Lima e a Fiona, quase ao mesmo tempo.

O tempo passou rapidamente, em amena cavaqueira com a restante equipa na zona de partida e perto das 21:30 começamo-nos a posicionar perto da meta, para a partida.Um rápido olhar para a caminhada deixou-me antever que este ano a participação seria mais numerosa, o que reflecte bem a adesão de muitas famílias a esta prova.

A caminhada

Convém, antes de passar para a descrição da prova principal, falar um pouco da caminhada - corrida das fogueirinhas - com a extensão de 6km. Não obstante os avisos do Presidente da Câmara, para o carácter não competitivo desta prova e a necessidade de não atropelar as pessoas na partida, houve, novamente, inúmeros atropelos, pessoas a caminhar lado a lado em grupos de cinco, mais atropelos e, inclusive, logo no primeiro quilómetro, uma senhora que fracturou o pé, após ter sido abalroada por um caminheiro com espírito de viking. Por muito que uma organização apregoe para o civismo dos atletas e caminheiros, não-se-lhe podem ser imputadas responsabilidades neste capítulo. Em provas ou mesmo no dia a dia, em espaços públicos, é um problema que enferma o português e que urge ser rectificado: o português não sabe andar na rua.


A partir do segundo quilómetro começou a haver mais espaço para caminhar e a prova, dai em diante, já foi bastante mais agradável.

A corrida



Tendo sido a terceira vez que e fiz a prova, já tinha perfeita noção do percurso, pelo que parti totalmente descontraído. O primeiro quilómetro contou com o habitual engarrafamento na ponte, mas a partir dai, entrámos em ritmo de cruzeiro. Foi nessa altura que passei pelo João Lima e pela Isa Ainda tentei acompanhar três colegas meus, que partiram em ritmos bem elevados, mas optei por me resguardar no início. Correr junto ao mar desgasta sempre mais e ainda havia mais de uma dezena de quilómetros para fazer.

Com o retorno ao centro da cidade de Peniche, começa, para mim, a melhor parte da prova, com a subida pelas muralhas e a grande volta rumo ao Cabo Carvoeiro onde se encontram as fogueiras, guardadas por escuteiros e pelo entusiástico apoio dos penicheiros..

A minha tentativa de tirar uma fotografia a uma fogueira, a ritmos de 4:40/km

A partir dos 10 quilómetros começa uma zona com subidas e descidas curtas, que culmina com o início do percurso descendente rumo à meta, novamente no centro de Peniche. Foi nessa parte que apanhei um dos meus colegas que se pôs em fuga logo no início. O apoio do público aumenta de intensidade, cada vez mais ruidoso e efusivo, junto às muralhas e, a cerca de 1 quilómetro da meta é a loucura total, a estrada ladeada por uma moldura humana imensa, os atletas da caminhada a acenarem-nos, vejo a minha mulher e mais uma vez vejo quão bem pensada é a complementaridade entre a caminhada e a corrida... acabamos sempre com menos de 1 / 2 minutos de diferença. :)

Cortei a meta com o tempo de 1:12:39, o que é novo record pessoal nesta prova.

Juno à meta


Para o ano lá estarei novamente. 15km é a minha distância preferida e a Corrida das Fogueiras a melhor prova que já corri, por todos os motivos mencionados e mais alguns. Não há como faltar! :)


Parciais



8 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo PB nesta prova. Não te lembras com certeza, mas num dos teus comentários num post meu (qualquer), referiste esta prova como obrigatória, muito pelo público. Desde aí ando com atenção especial a ela - este ano não deu, mas já ando a "chagar" o pessoal para organizar uma romaria para 2014.
    Abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me sim senhor :)

      Chaga o pessoal, que para o ano lá nos encontramos, hehe!

      Abraço

      Eliminar
  2. É realmente uma prova obrigatória, Carlos Cardoso. Também fui aqui desafiado pelo meu colega de equipa a participar pela primeira vez este ano e vale mesmo a pena a deslocação a Peniche :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito....não tinha a noção. Vamos lá ver se em 2014 inscrevo esta no meu curriculo de provas.
      Ahhh e parabéns pela estreia!!!

      Eliminar
    2. Excelente decisão para 2014 :). E obrigada!

      Eliminar
  3. Também gostei imenso da passagem até ao Cabo Carvoeiro. Gostei de tudo, aliás!
    Só não gostei de ter chegado em cima da hora e não ter conseguido ver algumas pessoas, entre as quais os 'Gafanhotos'... Vai ficar para uma próxima!

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Grande tempo! Aquela prova presta-se a bons tempos. Quem é que não corre mais com aquele entusiasmo da população?

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quantas mais vezes a fazemos, melhor corre :)

      Boas corridas

      Eliminar