07/07/2013

Fui passear o frontal a Monsanto (parte 1)

A época terminou para mim em grande, com os 19km Corredor Verde, ontem, em Monsanto. Um trail em ritmos de corrinhada com a excelente companhia da Fiona e da Anabela dos Run Baby Run. Já tinha prometido à Fiona que a acompanharia nesta nossa estreia nos trails e felizmente a Anabela juntou-se a nós, no que foi um trio animado do início ao fim.

Inicialmente de 19km, fruto de um desvio de cerca de 2km, acabámos por fazer 21,90km, mais do que uma meia maratona, em 03:38:09.

Para estreia em trail, fiquei agradavelmente surpreendido. Ainda agora, quando escrevo este post, sinto que no fim deste meu relato muita coisa ficará por dizer. O trail é, sem dúvida, uma actividade rica em eventos, rica em estímulos e muito recompensadora no final.

Parque do Calhau, Monsanto, Lisboa.
Ao contrário do que o nome indica, os calhaus estavam 10km mais adiante

A prova teve início no Parque do Calhau, às 20:30 e desde logo imprimimos um ritmo calmo, alternando entre corrida e caminhada a passo rápido, dado que o calor que se fez sentir durante este Sábado não diminuiu por ai além durante a noite. Fomos em amena cavaqueira com outros membros da cauda do pelotão até às torneiras do quilómetro 6, altura em que ficámos só nós os três. E assim foi até cerca dos 13km. Uma hora e meia maioritariamente em trilhos, com a noite a iniciar-se, que, para mim, foi a melhor parte, mas também aquela em que as marcações claramente falharam e é mais que certo que nos desviámos do trilho original. Por quanto? Sinceramente já olhei para o mapa vezes sem conta e não sei... mas o que sei é que todas as decisões que tomámos em termos de cruzamentos, revelaram-se acertadas, mesmo quando estávamos "perdidos" e sem qualquer marcação. Fazer trail em grupo é, quanto a mim, a melhor opção. Esta recomendação ganha todo um novo sentido se aplicado a mim, o Mr. Magoo da orientação.

Ora deixa cá ligar o meu Tikka 2 para encandear uns quantos esquilos...

My name is Lampo, Piri Lampo
O contingente feminino do trio maravilha.
De notar os respectivos espíritos iluminados, que nos conduziram ao caminho da luz, da salvação e do auto-tanque dos bombeiros





Depois desta parte, a chamada fase Blair Witch Project, chegámos a uma rotunda em que estava um auto-tanque dos bombeiros e um senhor agente da autoridade que nos disse "sigam até ao último pino e depois virem à esquerda". Isto depois de questionarmos uma voluntária da organização, que nos afiançou que sim, que a prova "maratona?" "19km?" era "para ali, sim, sim...".

E lá seguimos, para a etapa em falso, dois quilómetros de descida (e o inevitável retorno, em forma de subida), em que, após termos dado conta que estávamos no trajecto da Maratona, voltámos para a rotunda. Para encontrar mais uns quantos elementos que também se perderam por Monsanto, incluindo o  Daniel, nosso colega de equipa, que nos acompanhou até ao final da prova. Para terem a noção do voluntarismo e companheirismo do Daniel, é como pedirem a um Ferrari que acompanhe um trio de Fiat 127.

Já na rota certa e com os azimutes afinados, os últimos sete quilómetros foram feitos a um ritmo mais confiante, com pausas para andar cada vez menos frequentes e culminando com um frenético sprint descendente a ritmos assombrosos de 06:20 Parque Eduardo VIII abaixo rumo à imperial e sandes de porco no espeto.

Eh porque linde!
Após 3:38:09 ( 3:12:46 em movimento), terminei o meu primeiro trail.

Tirando as faltas de marcações, a organização esteve bem, pecando, todavia, a meu ver, nos poucos abastecimentos disponíveis. No meu caso não se revelou relevante (de 1,3 L ainda sobraram cerca de 200 cl de água), mas imagino para a brava gente que fez o percurso da Maratona, que a coisa não deve ter sido fácil.

Agradeço ainda à Fiona e à Anabela pela companhia e positivismo durante toda a prova. Quando três pessoas com o mesmo espírito se juntam numa coisa destas, é realmente meio caminho andado para a prova ser um sucesso!

Para o ano, estou lá batido novamente. :)



14 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, João! É uma prova a experimentares, se houver para o ano. A ritmos relaxados, faz-se muito bem.

      Abraço :)

      Eliminar
  2. Parabéns (e relatos de 2 partes, assim sim!:P)! É uma experiência diferente, e até estou em choque como um ESCUTEIRO, não tem sentido de orientação... ;) 6:20 nesse tipo de piso é rápido, sim!:)

    Beijinhos e parabéns ao trio de Fiats 127 e ao Ferrari paciente. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O relato vai sair a três partes (um por cada elemento do trio :D).

      Eu fui escuteiro de cidade. A especialidade do escuteiro de cidade é vender calendários. Se me pusesses no meio de Lisboa de olhos vendados, vendia calendários sem problemas. Agora, em Monsanto, de olhos fechados e e sem mapa, o mais certo era ir parar às Berlengas.

      Bjs, obrigado! :)

      Eliminar
  3. Muitos parabéns. Nada como um Trail em grupo divertido. Ainda bem que gostastes, mesmo com algumas falhas que apontas que na minha opinião são graves...sinalização e abastecimentos é apenas o mais importante num Trail.
    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga-se, em abono da verdade, que os abastecimentos só eram aplicados à Maratona. Nós, dos 19km, apenas teríamos acesso a uma torneira aos 6km e a alguns bebedouros, o que se veio a verificar. Mas atendendo ao calor, era talvez justificável mais.

      Abraço!

      Eliminar
  4. Um dos elementos do trio maravilha de Fiat 127 promete relato para breve mas... Pela minha parte, é sem dúvida uma experiência a repetir com este trio maravilha :). Simplesmente adorei! E o espírito de entreajuda foi, sem dúvida, o ponto alto de toda esta prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venham mais trails destes que o quilómetro 35 já não nos apanha desprevenidos :D

      Bjs

      Eliminar
  5. Nunca aquela noite de sábado à noite ficará esquecida!
    E desde já aviso que eu não teria terminado aquela prova sem a companhia da Fiona e do Escuteiro! Era suporto ter feito a prova sozinha, mas em boa hora arranjei esta companhia formidável.
    Se me tivesse perdido sozinha na mata de Monsanto teria ficado por ali. Sou mariquinhas, sou! Mas aquilo à noite mete respeito.
    Mais uma vez, agradeço-vos por tudo. Foi excepcional: a corrida, o convívio e a camaradagem!

    Bem hajam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço. E isto tem que ser repetido, palavra de escuta! :D

      Eliminar
  6. Muitos parabéns aos 3! Deve ter sido uma grande aventura.
    Gostei muito do relato, um toquezinho de humor é sempre bom de se ler :)
    Beijinhos e boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano, se puderes, participa. Vale bem a pena :)

      Bjs, obrigado

      Eliminar
  7. Parabéns a todos.
    Nunca corri de noite por Monsanto, deve ser uma grande aventura.
    Se não fosse ter ido ao Almonda, também teria participado.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale bem a pena, sobretudo fazer em grupo. para o ano, se puderes, participa :)

      Abraço e obrigado!

      Eliminar