06/10/2013

A minha estreia em meia-maratona com pit stop

"E está feita". Se há expressão que pode resumir a prova de hoje, é esta.

Esta prova é, para mim, a "besta negra" das provas de estrada em que já participei. Estreei-me na meia-maratona neste trajecto, em 2011 e 2012 fi-la sempre com tempos sofríveis e com uma quebra brutal de ritmo do quilómetro 15 para a frente. Hoje não foi excepção. 

Apesar de ter começado sem sinal de GPS, deu para controlar o tempo bastante bem desde o início e cheguei a Santa Apolónia, perto dos 12km, com 1h03m. 

A partir dai, resolvi asneirar. 

No abastecimento de retorno, este escriba teve a brilhante ideia de provar um gel que nunca tinha experimentado, fornecido pela organização. Como isto poderia não ser suficiente para colocar a parte gastro-intestinal da minha pessoa com distúrbio de hiperactividade, resolvi juntar um belo de um quarto de laranja um pouco mais à frente. Estávamos nos 15km, estava confiante, com 1h16m, dois minutos abaixo da milestone programada para os 15k, ia fazer 1h48m se apertasse um bocadinho no fim, era só controlar o ritmo... 

DING DING DING UOIOOOOO UOIOOOOOO BONG BONG BONG!

(as onomatopeias acima são o meu alerta gastro-intestinal)

Estava tramado. Tinha que parar. Olhando para a esquerda e para a direita, não via uma moita, um arbusto, um café, nada... até que, por milagre, vejo a aproximar-se de mim isto (na verdade eu estava a correr, mas era difícil ter a noção do facto):

Atirei-me lá para dentro, fiz o que tinha a fazer e sai. Olhei para o relógio, já estava com uma passada de 08min/km e pensei "bom, como isto está  correr tão bem, agora só me falta ser atropelado pelo queniano mais apressado da Maratona". Entrei outra vez no pelotão, passada de 05:20, sensação de estar a ver pessoas que já tinha ultrapassado, vislumbrei um bocado ao longe um colega de equipa e resolvi apanhá-lo, coisa que de facto fiz... mas aos 20km. Decididamente o corpo já tinha desligado, amuado por eu insistir em levá-lo para uma zona que ele não gosta (Expo até Santa Apolónia) e corri apenas com a cabeça e a ideia de chegar a casa o mais depressa possível. 

Acabei com 01h51m38s,o que, apesar de tudo, ainda consegue ser a minha melhor marca nesta prova. 

O regresso a casa também não foi dos mais fáceis, com uma sensação de desgaste bastante grande. 

Já perfeitamente recuperado, posso dizer que decididamente, paga-se caro sair da rotina de abastecimentos programada. Hoje posso ter tido os 15km iniciais mais confiantes nesta meia-maratona, mas coloquei de certa forma a humildade e precaução de lado em momentos cruciais da corrida. 

15 comentários:

  1. Foi mesmo um erro de principiante, Zé! :P Ao menos estava o wc logo ali, menos mal! :)
    Vi-te quando estávamos a passar debaixo do viaduto e ias mesmo rápido, isso foi antes ou depois? :)
    De qualquer forma, mesmo com pausa, é um óptimo tempo! PARABÉNS!

    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem era dia de asneirar :D Nem imaginas a minha cara quando vi o caixotinho laranja... parecia que tinha visto um oasis... aliás, se os senhores da organização estiverem a ler isto, para a próxima, metam duas palmeiras a ladear os wc's, para o efeito ser mais realista.

      Eu ainda andei a ver se te via... nessa altura ainda ia bem... foi muito pouco tempo depois que se deu a tragédia, lol!

      Obrigado :)

      Bjs e boa recuperação também. Fazer esta meia depois de Arga não deve ter sido fácil :)

      Eliminar
  2. Hehehe...agora já me posso rir desta (já tás recuperado e já) :)....olha, eu na Maratona de Madrid em 2012, num parque qualquer por volta dos 28km tb aceitei um gel manhoso da organização e tomei-o (blhac...parece que ainda lhe sinto o sabor a laranja...horrível, quente...a sério que sinto)...resultado....12 km enjoado, o meu estômago só aceitava água e mal. Aprende-se com estes erros e fica uma história catita para se contar.
    Mesmo assim ainda fizeste um bom tempo, é que voltar a entrar no ritmo depois de parar não é fácil...e mais uma para o currículo. Parabéns.
    Abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Mesmo com algumas dificuldades para retomar o ritmo, dou-me por contente :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Antes de mais Parabéns! Se mesmo com "paragem" deu para fazer melhor tempo é porque foi bom! Acho que toda a gente alguma vez faz esse erro... Eu também fiz, à uns anos, não chegou a esses extremos mas fiz e e corri o percurso até ao Parque das Nações super enjoado.
    Boa recuperação! Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Eheheheh... Eu não tomei esse gel manhoso, mas bebi tanto Powerade que no km15 também andei vai-não-vai para fazer uma paragem de emergência. Mas lá andei à luta durante mais 2km e a coisa compôs-se...
    Ainda assim, fizeste uma prova fantástica!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que devia haver um produto para corredores para adormecer os intestinos durante a prova... uma moca de Rio Maior de dar nas tripas... sei lá... :D

      Bjs, obrigado :)

      Eliminar
  5. ahahaha eu imagino a tua cara quando avistas-te esse belo caixote!!! LOL Ainda bem que colocam coisas destas nas provas. :D
    Experimentar coisas novas não é boa soluçao :)

    Beijinhos
    E parabéns pelo tempo!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns!
    Mesmo com esse percalço, foi um grande tempo!
    Esse era um dos muitos medos que eu tinha, felizmente não me aconteceu nada.
    Fiz uma mistura brutal, géis, marmelada, barra energética, banana, laranja, isotónico :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens aparelho digestivo de aço... hehe! Que cocktail explosivo....

      Abraço e boa recuperação

      Eliminar
  7. Parabéns pelo tempo, ainda que sofrendo esse precalço. Isso prova que a preparação está lá, e que numa futura prov, onde tudo corra dentro do previsto, será um tempo canhão.

    Abraço e boa recuperação,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempo canhão já fiz na meia da ponte 25 de Abril, 1:43:36, mas sim... com menos percalços e menos calor... acho que na próxima meia, em dezembro, posso apontar para parte das 01:47.

      Abraço, obrigado

      Eliminar
  8. É o que dá fazer avarias....mesmo assim fizeste um bom tempo tendo em conta a paragem hehe =p
    Beijinhos

    ResponderEliminar