06/01/2014

A importância do trabalho complementar - Reforço muscular: Onde realizar?

Quem corre chega a um determinado momento em que verifica que correr não é suficiente para conseguir bons resultados. É necessário algo mais que evite a ocorrência de lesões musculares, melhore a postura, a flexibilidade e a estabilidade e que permita obter melhores resultados. Limitar o treino de corrida apenas ao aumentar de quilómetros nas pernas limita também o desenvolvimento do corpo do atleta como um todo dado que se está constantemente a realizar os mesmos movimentos e a desenvolver o mesmo tipo de grupos musculares. É por isso que realizar reforço muscular em complemento ao treino de corrida é uma grande mais-valia para quem corre.

Quando o corredor começa a incluir o reforço muscular no seu plano de treinos tem, antes de mais, de escolher qual a forma de o realizar. Em ginásio? Em casa? Na rua? Existe uma imensidão de possibilidades e de exercícios que permitem realizar este tão necessário reforço muscular sem que isso tenha, obrigatoriamente, de se traduzir num gasto acrescido no final do mês. Todos nós sabemos que, numa fase em que a crise teima em espreitar em cada esquina, devemos ser ainda mais conscienciosos com o nosso orçamento familiar e nem sempre a mensalidade de um ginásio é bem vinda para estas contas. No entanto, o trabalho de ginásio pode ser substituído por exercícios realizados em casa ou ao ar livre e que podem trazer os mesmos benefícios ao corredor sem que signifique um aumento dos gastos no final do mês. Para o bem e para o mal, a Internet é um mundo e muitos são os bons artigos e os bons vídeos que podem ser encontrados em diferentes plataformas e que nos permitem realizar os exercícios necessários ao nosso fortalecimento muscular específico. E se utilizamos esta ferramenta para tantas outras pesquisas, porque não torná-la nossa aliada na busca de melhores resultados para as nossas corridas?

Ao escolher-se o ginásio para realização dos exercícios de reforço muscular, é-nos feita uma avaliação inicial com um personal trainer em que é avaliado peso, IMC, tipo de actividade física praticada até à data e principais objectivos que se pretendem alcançar com a frequência do ginásio. Nesta conversa inicial, aconselha-se que o corredor explique muito bem quais os seus objectivos ao nível de treino: tipo de provas em que habitualmente participa (estrada ou  trilhos/montanha), frequência de prática desportiva, há quanto anos pratica desporto, provas planeadas no calendário e preparação associada ou possibilidade de existência de lesões antigas ou no momento da avaliação. Toda esta informação é valiosa para quem faz a avaliação de forma a adequar o mais possível os exercícios ao perfil do corredor. 

Ao escolher-se realizar os exercícios em casa ou ao ar livre, de forma mais independente, nada melhor do que arranjar um amigo para a realização dos mesmos. Quantos de nós não costumamos correr na companhia de outros corredores? Então, porque não potenciar essa companhia para o proveito de todos e fazer os exercícios de reforço muscular em conjunto? Desta forma, todos ficam mais motivados e o trabalho de reforço muscular, que se pode tornar chato por implicar a repetição de sequências de exercícios, torna-se mais agradável e mais motivador. 

Para ambas as opções, no entanto, o corredor deve ter muita atenção à forma como realiza os exercícios de modo a evitar a ocorrência de lesões indesejadas. Para corredores mais experientes e com uma ligação mais prolongada à prática desportiva como um todo, a realização de exercícios de forma independente não traz, à partida, problemas de maior pois tratam-se de praticantes regulares de actividade desportiva, que tendem a conhecer já o comportamento e a resposta do seu corpo e que, provavelmente, já realizam exercícios de reforço muscular em determinada fase da sua vida. O principal risco reside, no nosso ponto de vista, nos corredores estreantes. Aqueles que levados pela febre de corrida que se vive no nosso país e que não incluíam a prática desportiva de forma regular nas suas vidas, teimam agora em correr como se não houvesse amanhã, colocam o seu corpo em risco ao realizarem exercícios que não são de todo adequados à sua condição física ou a problemas que possam ter. Para estes iniciantes, provavelmente, será mais aconselhado terem algum acompanhamento nos primeiros tempos de prática desportiva (por exemplo, num ginásio) em que podem esclarecer todas as suas dúvidas e aprender a melhor forma de realizar os exercícios sem que eles possam trazer risco para a sua condição física. 

Mas a decisão sobre onde realizar o reforço muscular e de que forma é sempre de cada um. Cada corpo é um corpo e cada corpo tem uma resposta diferente ao plano de treino que é seguido. Os excelentes resultados obtidos por uma pessoa seguindo um conjunto de exercícios podem não surgir quando outra pessoa totalmente diferente segue esse mesmo plano de treino. Deve tentar-se sempre individualizar e realizar o conjunto de exercícios com que nos sentimos melhor. O que se pretende com este post é deixar algumas sugestões e conselhos de quem também corre, tentando também alertar para determinados pontos que nem sempre são tão falados quando estamos a preparar-nos para as nossas provas de sonho.

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

2 comentários:

  1. Aproveitando para especificar um pouco um dos mais importantes exercícios de reforço muscular é um reforço da faixa lombar, que permite uma melhor sustentação e auxilia a coluna a suportar o peso e reduz os impactos a que esta está sujeita.

    Como é dito no post a internet é um manacial de informação, pelo que podem procurar na internet o que são as pranchas ventrais e laterais.

    Bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível o número de pessoas com quem falo e que pensam que basta sair de casa para correr e que não pensam em que a actividade de corrida necessita de outras complementares como o reforço muscular ou uma nutrição adequada. Tudo depende, obviamente, dos objectivos de cada para a corrida e o treino que se faz mas quando se começa a aumentar a carga de quilómetros existem pontos que não podem mesmo ser descurados e o do reforço muscular é um deles.
      O reforço da zona lombar é mesmo de extrema importância: contribui para o nosso equilíbrio e estabilidade e fornece-nos um apoio extra durante a corrida.

      Obrigada pelo comentário e bons treinos!

      Eliminar