02/01/2014

Divagações da Fiona em início de novo ano...

Há uns dias, a minha mãe falava-me da entrevista da Filipa Elvas a que tinha assistido. Para os mais distraídos (que acredito que sejam muito poucos!), a Filipa Elvas foi, no ano passado, a única mulher a terminar a dura Maratona da Grande Muralha da China, elevando mais alto a bandeira portuguesa fora de portas. Nesta entrevista, falava-se da corrida amadora, de hábitos de treino, de como se consegue conjugar vida familiar, profissional e de desportista amador e de como, nem sempre, a corrida constitui um dos passatempos preferidos.

E dei por mim a pensar... Nunca pensei que a corrida ganhasse esta importância na minha vida. Nunca pensei que pudesse retirar prazer do acto de calçar uns ténis e ir correr para a rua, faça chuva ou faça sol. A sério... Pensar naquilo que já passei desde 2008, em que comecei a correr com mais regularidade... Participação em tantas provas, tantas aprendizagens retiradas, tantas estreias em distâncias ou tipos de prova que pensava completamente impensáveis, uma operação pelo meio, tantas pessoas simpáticas conhecidas nesta blogosfera de corredores e nas diferentes provas em que participo.

E quando penso na importância que a corrida adquiriu na minha vida, penso também que gosto cada vez mais disto e que se estivesse, neste momento, em altura de escolher qual a licenciatura que iria tirar... Se calhar até escolhia algo relacionado com a área do Desporto. É engraçado ver como os nossos gostos vão mudando e vamos conseguindo descobrir quais as actividades que nos realizam mais e que nos dão mais prazer. 

E a corrida é assim para mim... É muito mais do que um passatempo. É muito mais do que calçar uns ténis ou ir a uma loja desportiva e escolher o último grito em peças de roupa desportiva. É muito mais do que ter um relógio com GPS para conseguir descarregar os treinos para o computador e ver gráficos coloridos. É muito mais do que isso... É uma forma de estar, uma forma de vida... E algo que quero que perdure durante muito tempo na minha vida!

E vocês? Alguma vez tinham pensado na corrida e no que vos verdadeiramente move a treinar e a participar em provas?

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

6 comentários:

  1. Se na minha vida que levava á um ano me dissessem que um dia iria fazer a meia maratona eu diria que só podiam estar loucos. O que é certo é que para lá caminho e em menos de um ano eu mudei imenso. É fantástico a capacidade de mudança que tem o ser humano. Lá está, nunca devemos dizer nunca :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiona, imagina alguém sedentário até aos 46 anos. Com uma série de avisos de saúde e umas análises péssimas.
    Imagina esse alguém 8 anos depois, com uma alegria imensa pela corrida. Saúde impecável e análises perfeitas. Convivendo com uma série de pessoas fantásticas e a cabeça a fervilhar em projectos, desafios e sonhos.

    Escuso de dizer que já pensei muita vez nisto! :)))))))

    Beijinhos e viva a corrida!!!

    ResponderEliminar
  3. Regressado ao trabalho hoje, não podia estar mais de acordo... não digo que escolhesse uma formação superior na área do desporto no 12º ano, mas se na altura corresse, era bem capaz de, uma vez acabado o curso, tentar a sorte nesta área em termos profissionais. Não tanto como atleta, mas mais na parte informática da coisa :)

    ResponderEliminar
  4. Li algures por estes dias uma frase do género: "a corrida fez-me saber que consigo alcançar feitos incríveis". Para mim a corrida é muito isto: mesmo fazendo coisas no dobro das horas que a pessoa A ou B, eu também faço, eu também chego lá!

    (Pronto, mas também vibro com o último grito da moda em ténis e trapos para correr!!)

    ResponderEliminar
  5. Se me dissessem há 3 anos atrás que eu ia ter esta imensa paixão por correr eu de certeza que me ria.
    E agora estou como tu, já não vivo sem isto. É um imenso prazer, uma imensa alegria desafiar-nos dia após dia, conhecermos pessoas fantásticas com a mesma paixão que nós.
    Continua sempre a correr cheia de alegria!
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  6. E todos os vossos comentários traduzem e completam exactamente aquilo que eu escrevi: a corrida entrou nas nossas vidas, mais ou menos ao acaso, e acabou por tornar-se uma parte integrante delas e que nos torna a todos pessoas muito mais felizes. E essa é a excelente parte que a corrida pode trazer, a par também com o ganho em saúde e de hábitos saudáveis que se lhe associa.

    E a avaliar pelas opiniões de cada um... Quase que dava para abrirmos um negócios de bloggers corredores ;)

    Beijinhos para todos!!

    ResponderEliminar