Decorreu ontem na serra de Sintra a etapa trepadeira do Bes Run Challenge. Com os dois escribas em franca convalescença, esta prova foi feita em ritmo de "corrinhada", corrida nas descidas e passo acelerado na maioria das subidas.
A partida para a 2ª etapa deste desafio!
A escalada vista pelo bluesboy
Com uma semana de férias em cima e uma extracção de um marfim digno de um elefante africano dente do siso (o último) na Quarta-feira, que implicou três anestesias, o meu desempenho na serra estava condenado à mera sobrevivência.
Sensatamente, optei por tentar, repito tentar, acompanhar a Fiona, o que, especialmente nos últimos dois quilómetros não consegui, sobretudo pela falta de pulmão, uma consequência natural da ausência de treinos longos na sequência da fasceite e também por estar ainda a recuperar da dose cavalar de analgésicos que levei para extrair o siso.
Por falar de fasceite, a dita cuja não se manifestou, naquele que foi a prova mais longa desde o GP Fim da Europa. Apenas sinto hoje uma ligeira dormência, um sinal de que a recuperação está a surtir efeito, mas carece ainda de atenção e um regresso faseado aos treinos e nomeadamente às longas distancias. O facto do trajecto ser particularmente acidentado e mesmo assim não ter tido queixas, é uma excelente notícia e talvez, em parte, um reflexo de ter corrido com sapatos neutros (Asics Gel Pulse 5).
A incursão na serra dos elfos vista pela Fiona
Antes do início desta prova, e conforme já tinha escrito na minha antevisão que podem ler aqui, não estava a contar melhorar o tempo face a minha participação na edição do ano passado. Fruto da inflamação da banda iliotibial que me afectou desde Novembro, com a lesão a surgir em ambos os joelhos, seria uma prova para ser feita de forma cautelosa e a gerir bem o esforço pois tratava-se de uma prova dura. O plano seria aproveitar as descidas para ganhar algum tempo esticando a passada e nunca puxar demais pelas pernas (e pelo pulmão!) nas subidas. Mais do que querer fazer um excelente tempo, a ideia era chegar ao fim da prova a sentir-me bem. E foi exactamente assim que aconteceu! Não abusei das minhas articulações e cheguei ao final da prova sem qualquer dor em ambos os joelhos. Hoje também me sinto bem e os joelhos não apresentam quaisquer queixas, o que me faz sentir bastante contente. Fazendo a contabilidade, a prova de ontem foi feita em 1h07'28'' contra o tempo de 2013, que foi 1h05'25''. Apenas dois minutos de diferença o que nem considero que seja muito, analisando tudo o que antecedeu esta prova. Sinto-me contente!
Mas para aqueles que acham que andar a correr em plena serra é sinal de que vamos passar totalmente despercebidos, isso não poderia estar mais longe da verdade. Em plena serra, cruzei-me com o meu fisioterapeuta (que também estava a participar nesta prova) que ao ver-me a andar, rapidamente veio ter comigo saber se estava com queixas. Eu respondi... "Nada disso! O problema é mesmo o pulmão e a falta de treino!". E lá seguiu ele satisfeito por ver que o trabalho dele e a minha recuperação estavam a ser positivos! Obrigada pelas palavras de apoio e incentivo, mestre das agulhas!
A parte final da prova não fiz com o bluesboy (cerca de 1,5 km) o que confesso que me fez muita confusão. Não estou habituada a isto nem a ser ele a pedir-me para seguir... A sério que não... Até tenho medo da próxima prova em que estivermos juntos... Acho que ele se vai claramente vingar!!
Para quem quiser saber mais sobre o percurso desta prova e a altimetria da mesma pode ler o meu post de antevisão.
E agora os escribas deste blog têm um pedido a fazer a quem nos lê... Quando se cruzarem connosco, venham falar com estes dois Gafanhotos que teremos todo o gosto em conhecer-vos. É que temos de confessar que ficámos algo perdidos ao ouvir ontem, em plena estrada da Peninha, gritar "Força, Fiona!", principalmente ao não termos reconhecido a pessoa em questão, o que pedimos desculpa. Falem connosco. Teremos todo o gosto em trocar impressões convosco!
Bons treinos e boas corridas!
Fiona e bluesboy
É sempre bom vermos atletas regressar de lesões e não terem dores. Em especial a Fiona pois o Bluesboy com a anestesia do siso nem devia saber se lhe doía alguma coisa ou não! :)
ResponderEliminarForça para os dois! :)
Hehe, bem visto. Felizmente depois de passada a dose da moca, dores nem vê-las.
EliminarAcho que no Sábado me estreei no doping, mas com efeitos contrários ao pretendido. :D
Abraço
Obrigada, João! É um prazer estar de regresso sem queixas! E um prazer poder voltar a estar presentes nas corridas e a cruzar-me com os amigos que se vão fazendo neste mundo :) Beijinhos
EliminarCorreu bem a ambos e isso é o mais importante!
ResponderEliminarAté porque não é uma prova fácil, pelo desnível, sim, mas pelo estado do alcatrão, do empedrado, o ultimo km alucinante em descida ( acreditem que só me apetecia ir a gritar por ali a baixo) e em paralelo/empedrado.
Assim terminar sem queixas é importante e muito bom.
Espero que o bluesboy quando se acabarem os efeitos das anestesias continue sem dores, inclusive mo maxilar.
Bjs e abraços
Iamos "ambos os dois" com cautelas redobradas e o resultado (em termos físicos) foi muito bom, mesmo!
EliminarPara a próxima prova, se nos vires, diz qualquer coisa :)
Abraço
Concordo com o bluesboy: tendo em conta que não estávamos, nenhum dos dois, na nossa melhor forma e que as cautelas eram mais do que muitas na partida para esta prova, realmente até acho que nos saímos muito bem. Venham agora outras corridas! E sim, se te cruzares connosco numa outra prova, diz qualquer coisa ;) Beijinhos
Eliminarehehe falarei com certeza. Parabéns pela prova aos dois! Foi um dia de superações e é isso que é preciso. O bluesboy andou a tomar doses de analgésico mas não foi por causa do siso, foi por causa do 33º titulo do BENFICA! ahaha
ResponderEliminarA verdade é que na iminência do benfica levar o caneco, lembrei-me de ser solidário com vocês e doei um dente aos benfiquistas para tentar melhorar a imagem dos muitos sorrisos que inundaram as televisões no Domingo. É que depois de um ano a comer melão, havia muita bocarra pejada de cáries e dentes caidos. :P
EliminarAbraço!
Ficamos então à espera desse cumprimento numa próxima prova!
EliminarE o que eu me rio com os teus comentários, bluesboy ;)
Beijinhos para os dois!
O importante é que ambos não tenham tido dores durante a prova o que mostra que a recuperação está aí, e a forma física vem já a seguir.
ResponderEliminarForça para os treinos e para as próximas provas.
P.S. - Não fui eu que gritei "Força Fiona", mas quando a oportunidade surgir, claramente que o farei e direi que sou do blog "Corro, Logo Existo", ainda que provavelmente a minha camisola possa ser de um dos meus dois clubes do coração. Quanto à camisola do Corro, Logo Existo, a sua estreia está agendada para o treino do dia 25 de Abril em Almada.
http://eucorrologoexisto.blogspot.pt/2014/04/4-treino-corro-logo-existo.html
Fernando Varela
Obrigado Fernando!
EliminarAbraço :)
Obrigada Fernando, ficamos à espera :)
EliminarE que a estreia da nova camisola corra muito bem amanhã ;)
Parabéns pela prestação nesta prova na linda Sintra! Recuperados e com a representante feminina a mostrar a garra das mulheres! :)
ResponderEliminarBeijinhos
eheheh gostei particularmente da parte final do comentário ;) Obrigada! Beijinhos
Eliminar