20/04/2014

BES Run Challenge - Etapa de Sintra - report by Fiona e bluesboy

Decorreu ontem na serra de Sintra a etapa trepadeira do Bes Run Challenge. Com os dois escribas em franca convalescença, esta prova foi feita em ritmo de "corrinhada", corrida nas descidas e passo acelerado na maioria das subidas.

A partida para a 2ª etapa deste desafio!

A escalada vista pelo bluesboy

Com uma semana de férias em cima e uma extracção de um marfim digno de um elefante africano dente do siso (o último) na Quarta-feira, que implicou três anestesias, o meu desempenho na serra estava condenado à mera sobrevivência.

Sensatamente, optei por tentar, repito tentar, acompanhar a Fiona, o que, especialmente nos últimos dois quilómetros não consegui, sobretudo pela falta de pulmão, uma consequência natural da ausência de treinos longos na sequência da fasceite e também por estar ainda a recuperar da dose cavalar de analgésicos que levei para extrair o siso.

Por falar de fasceite, a dita cuja não se manifestou, naquele que foi a prova mais longa desde o GP Fim da Europa. Apenas sinto hoje uma ligeira dormência, um sinal de que a recuperação está a surtir efeito, mas carece ainda de atenção e um regresso faseado aos treinos e nomeadamente às longas distancias. O facto do trajecto ser particularmente acidentado e mesmo assim não ter tido queixas, é uma excelente notícia e talvez, em parte, um reflexo de ter corrido com sapatos neutros (Asics Gel Pulse 5).

A incursão na serra dos elfos vista pela Fiona

Antes do início desta prova, e conforme já tinha escrito na minha antevisão que podem ler aqui, não estava a contar melhorar o tempo face a minha participação na edição do ano passado. Fruto da inflamação da banda iliotibial que me afectou desde Novembro, com a lesão a surgir em ambos os joelhos, seria uma prova para ser feita de forma cautelosa e a gerir bem o esforço pois tratava-se de uma prova dura. O plano seria aproveitar as descidas para ganhar algum tempo esticando a passada e nunca puxar demais pelas pernas (e pelo pulmão!) nas subidas. Mais do que querer fazer um excelente tempo, a ideia era chegar ao fim da prova a sentir-me bem. E foi exactamente assim que aconteceu! Não abusei das minhas articulações e cheguei ao final da prova sem qualquer dor em ambos os joelhos. Hoje também me sinto bem e os joelhos não apresentam quaisquer queixas, o que me faz sentir bastante contente. Fazendo a contabilidade, a prova de ontem foi feita em 1h07'28'' contra o tempo de 2013, que foi 1h05'25''. Apenas dois minutos de diferença o que nem considero que seja muito, analisando tudo o que antecedeu esta prova. Sinto-me contente!

Mas para aqueles que acham que andar a correr em plena serra é sinal de que vamos passar totalmente despercebidos, isso não poderia estar mais longe da verdade. Em plena serra, cruzei-me com o meu fisioterapeuta (que também estava a participar nesta prova) que ao ver-me a andar, rapidamente veio ter comigo saber se estava com queixas. Eu respondi... "Nada disso! O problema é mesmo o pulmão e a falta de treino!". E lá seguiu ele satisfeito por ver que o trabalho dele e a minha recuperação estavam a ser positivos! Obrigada pelas palavras de apoio e incentivo, mestre das agulhas!

A parte final da prova não fiz com o bluesboy (cerca de 1,5 km) o que confesso que me fez muita confusão. Não estou habituada a isto nem a ser ele a pedir-me para seguir... A sério que não... Até tenho medo da próxima prova em que estivermos juntos... Acho que ele se vai claramente vingar!! 

Duas das ofertas para os corajosos da serra de Sintra!

Para quem quiser saber mais sobre o percurso desta prova e a altimetria da mesma pode ler o meu post de antevisão.

E agora os escribas deste blog têm um pedido a fazer a quem nos lê... Quando se cruzarem connosco, venham falar com estes dois Gafanhotos que teremos todo o gosto em conhecer-vos. É que temos de confessar que ficámos algo perdidos ao ouvir ontem, em plena estrada da Peninha, gritar "Força, Fiona!", principalmente ao não termos reconhecido a pessoa em questão, o que pedimos desculpa. Falem connosco. Teremos todo o gosto em trocar impressões convosco!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona e bluesboy

14 comentários:

  1. É sempre bom vermos atletas regressar de lesões e não terem dores. Em especial a Fiona pois o Bluesboy com a anestesia do siso nem devia saber se lhe doía alguma coisa ou não! :)

    Força para os dois! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, bem visto. Felizmente depois de passada a dose da moca, dores nem vê-las.

      Acho que no Sábado me estreei no doping, mas com efeitos contrários ao pretendido. :D

      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigada, João! É um prazer estar de regresso sem queixas! E um prazer poder voltar a estar presentes nas corridas e a cruzar-me com os amigos que se vão fazendo neste mundo :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Correu bem a ambos e isso é o mais importante!
    Até porque não é uma prova fácil, pelo desnível, sim, mas pelo estado do alcatrão, do empedrado, o ultimo km alucinante em descida ( acreditem que só me apetecia ir a gritar por ali a baixo) e em paralelo/empedrado.
    Assim terminar sem queixas é importante e muito bom.
    Espero que o bluesboy quando se acabarem os efeitos das anestesias continue sem dores, inclusive mo maxilar.
    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iamos "ambos os dois" com cautelas redobradas e o resultado (em termos físicos) foi muito bom, mesmo!

      Para a próxima prova, se nos vires, diz qualquer coisa :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Concordo com o bluesboy: tendo em conta que não estávamos, nenhum dos dois, na nossa melhor forma e que as cautelas eram mais do que muitas na partida para esta prova, realmente até acho que nos saímos muito bem. Venham agora outras corridas! E sim, se te cruzares connosco numa outra prova, diz qualquer coisa ;) Beijinhos

      Eliminar
  3. ehehe falarei com certeza. Parabéns pela prova aos dois! Foi um dia de superações e é isso que é preciso. O bluesboy andou a tomar doses de analgésico mas não foi por causa do siso, foi por causa do 33º titulo do BENFICA! ahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que na iminência do benfica levar o caneco, lembrei-me de ser solidário com vocês e doei um dente aos benfiquistas para tentar melhorar a imagem dos muitos sorrisos que inundaram as televisões no Domingo. É que depois de um ano a comer melão, havia muita bocarra pejada de cáries e dentes caidos. :P

      Abraço!

      Eliminar
    2. Ficamos então à espera desse cumprimento numa próxima prova!

      E o que eu me rio com os teus comentários, bluesboy ;)

      Beijinhos para os dois!

      Eliminar
  4. O importante é que ambos não tenham tido dores durante a prova o que mostra que a recuperação está aí, e a forma física vem já a seguir.

    Força para os treinos e para as próximas provas.

    P.S. - Não fui eu que gritei "Força Fiona", mas quando a oportunidade surgir, claramente que o farei e direi que sou do blog "Corro, Logo Existo", ainda que provavelmente a minha camisola possa ser de um dos meus dois clubes do coração. Quanto à camisola do Corro, Logo Existo, a sua estreia está agendada para o treino do dia 25 de Abril em Almada.

    http://eucorrologoexisto.blogspot.pt/2014/04/4-treino-corro-logo-existo.html

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernando, ficamos à espera :)

      E que a estreia da nova camisola corra muito bem amanhã ;)

      Eliminar
  5. Parabéns pela prestação nesta prova na linda Sintra! Recuperados e com a representante feminina a mostrar a garra das mulheres! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh gostei particularmente da parte final do comentário ;) Obrigada! Beijinhos

      Eliminar