28/04/2014

Raid Atlético 30 km Vale de Barris - DNF

Vamos já começar pela parte má, pela primeira vez, não consegui terminar uma prova! E tudo por culpa das malditas cãibras! Isto tudo ocorreu por volta do km 21, poucos metros após o inicio da pior escalada da prova! E pela primeira vez também, senti as minhas reservas de energias a irem-se a baixo umas duas vezes... não era de todo o dia para concluir esta prova... mas para o ano vingo-me!

Voltando ao inicio...

Esta prova já prometia vir a ter um gostinho especial, até porque já vinha a organizar a deslocação de um grupinho simpático até lá! E pela primeira vez consegui convencer a Oriana a ir fazer uma caminhada! Que orgulho! :-D
Eram 8 horas chegamos os dois a Palmela, fomos tomar um café e apreciar um pouco a vista que se tem lá em cima... pouco depois chegam o Filipe e a Patrícia, se seguimos logo em direcção a Vale de Barris, local onde já tinha feito o Trail Nocturno das Lebres o ano passado. Levantamos os dorsais, e em quanto metíamos a conversa em dia, chegaram o Sérgio e a Cristiana. Mais um pouco de conversa, e aproximava-se a hora da partida.

Um pequeno briefing para se falar um pouco sobre o percurso, e avisar mais uma vez, que a prova iria ser feita em auto suficiência, ou seja, sem nenhum abastecimento.

Despedimo-nos das nossas duas caminheiras, a Oriana e a Cristiana (para o ano fazem os 30km :-P), e lá seguimos nós para o inicio da prova.

O primeiro km foi feitos em alcatrão em direcção a Palmela, até cortar-mos a esquerda para começarmos uma subida em direcção aos Moinhos de Palmela. E que bela subida para começar a aquecer! 1 km para subir 100 metros... vá até se fez relativamente bem! Chegamos ao moinhos e entramos em terreno conhecido de um dos Treinos dos Malandros que fiz por aqueles lados! Fizemos cerca de 2 km lá por cima, até voltarmos a descer tudo o que já tínhamos subido. A partir daqui já era tudo terreno novo para mim, mas como ia na conversa com o Sérgio e com os restante pessoal que vinha ali connosco, tudo em amena cavaqueira, acabei por não tomar assim tanta atenção ao percurso.

A certa altura do percurso, comecei a notar que aquilo eram novamente trilhos que já conhecia, tanto de outros treinos dos Malandros, como do Dura Trail da Pro Aventuras. Foi muito bom voltar aqueles trilhos fantásticos, voltar a atravessar aquelas ribeiras de um lado para o outro... ahhh boas recordações!

Fomos subindo e descendo praticamente até a Comenda, que fica junto ao Rio Sado, isto por volta do km 15.

A partir daqui deu-se inicio a mais uma escalada, até ao cerca do km 17... e o que tem o km 17 de especial? Nada... hmm... será? Claro que não! Abastecimento surpresa!!!! Yupiiiii! E o que era o abastecimento? Minis e batatas fritas! Opah, mas que manjar dos Deuses depois de 17 km! Foi bom para rir mais um bocado com o pessoal que por ali parava, tirar algumas fotos, e abastecer o combustível! :-P



Após esta paragem com vista soberba sobre troia, fomos então a subir mais um pouco, e aqui começou a dar-me uma quebra de energia como nunca tinha sentido... já vinha com ameaças de cãibras há alguns km's, mas isto era diferente... eram mesmo as minhas forças a irem-se! Isto obrigou-me que mesmo nas descidas tivesse que andar por um pouco. O Sérgio, que normalmente faz tempos Quénianos em trilhos, como tinham vindo em modo passeio, esperou sempre por mim, e lá me foi arrastando por mais uns km's.

Fomos sempre descendo até ao km 20, onde se iria dar inicio à maior escalada de todo a prova!!! 5 km's para subir quase 400 metros... ainda consegui fazer 1 km dessa subida, disse ao Sérgio para seguir sem mim, já que ele estava fresquissimo, não havia necessidade de se atrasar mais! Arrastei-me sozinho por alguns metros, fui passado por alguns atletas em iguais dificuldades, que lá tentavam animar-me e puxar por mim... mas pela primeira vez, não deu mais! As pernas não se mexiam! Cãibras pelas pernas todas... Lá tive que telefonar para a organização para me virem buscar... sorte a minha, que ainda estava num estradão e não me tinha metido ainda pelo meio de trilhos. Lá apareceu a carrinha, e lá me ofereceram uma garrafinha de Isotónico de cevada, que me soube bem, mas bem! :-P Mas pxiu, é segredo! lol

Foi aquela ultima parede enorme que me matou...


Ao seguir na carrinha, passamos pelo Sérgio que já tinha feito a subida e já ia a descer praticamente até à meta. Foi o rir até chegar à meta! Obrigado aos dois companheiros que me foram lá buscar!

Quando cheguei à meta, já lá estavam a Oriana e a Cristiana com a sua caminhada feita, que em vez de 15 km, tinha tido 11, pois o Sr. que as ia a guiar, estava muito cansado do dia anterior, e não acreditava que elas aguentassem muitas subidas! Para a próxima, ou vão na prova maior, ou o Sr. que fez de guia para elas, que as faça fazer umas boas subidas!! :-P

Pouco depois, lá chegou o Sérgio, que vinha admirado de ter ultrapassado o Filipe e a Patricia poucos metros antes da meta. Mais dois que vieram de boleia no carro vassoura! :-P

Lá ficamos um bocado à conversa, fomos dar um duche, eu fui o único a conseguir dar de mangueirada, só por isso já merecia um lugar qualquer no pódio! lol

Duche tomado, e fomos para o almoço, feijoada de chocos!! Eu que não gosto de feijoada... acho que se tornou dos meus pratos preferidos! Que delicia! E ali ficamos um bom bocado no convívio entre nós e os restantes atletas! Estas provas das Lebres do Sado são sempre memoráveis principalmente devido a este convívio, tanto entre atletas como a organização! É rir do principio ao fim!

Apesar de ter sido a minha pior prova até hoje... foi também uma das melhoras! Obrigado a todos por esta manhã fantástica! Tanto o nosso grupinho como a todos os atletas e organização! Para o ano estou lá novamente e desta vez para terminar!

Beijinhos e Abraços e boas corridas!

Ps: Peço desculpa por não ter tirado fotos... como fui sempre no convívio não me lembrei de tirar nada lol

6 comentários:

  1. Há dias assim....e há sempre uma primeira vez...calhou ser desta, paciência...mas o mais importante é que te divertiste na mesma :)
    Olha lá, tu durante os primeiros km, enquanto ias na cavaqueira lembraste-te de hidratar e ir comendo? Um erro comum nos atletas de pelotão como nós, é descurar isso....deves beber antes de sentires sede, e comer antes de sentires fome...e estava calor não estava? Para o ano voltas para venceres essa prova :)
    Minis e batatas fritas???....eu acho que já ficava por ali :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não me sinto nada mal por ter desistido... só pena por não ter feito o resto do percurso e a apreciado um pouco mais desta belíssima serra.

      Sim, tive sempre atenção a isso... tentei beber sempre um gel ou comer uma barrita de 5 em 5 km, estava regularmente a beber agua ou isotónico... só se não foi o suficiente, ou o correcto... até levei uns pacotes de sal, porque dizem que ajuda nas cãibras... mas comigo não resultou :-(

      Sim estava calor... e eu que costumo suar muito, pode ser disso... desidratação, e com o calor pior! Mas como te disse, eu mesmo assim estava constantemente a meter agua na boca.

      Para o ano se quiseres, vem conhecer a Serra da Arrábida! Eu pró ano vou vencer de certeza, nem que seja a minha prestação este ano! :P

      Olha que este ano, além das minis, estava prometida uma garrafa de moscatel da minha parte... mas esqueci-me dela no frigorífico! Para o ano vou tentar não me esquecer!! :P

      Abraço e boas corridas!

      Eliminar
  2. Todos temos dias em que estamos menos bem e isso reflecte-se na nossa capacidade de conseguir termos aquele desempenho a que estamos habituados. Mas olha que o Carlos pode ter razão... Pode ter sido uma questão de má gestão da necessidade de beber/comer... Mas para o ano claro que te vingas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem não era mesmo o dia para terminar aquela prova... eu tentei estar constantemente a hidratar-me, gel, barritas, isotónico... até saquetas de sal levei!! Se calhar não foi o mais correcto, e não me deram o que o meu corpo necessitava para terminar, mas que andei sempre em cima andei lol

      Mas para o ano vingo-me desta prova... e ainda este ano, vou-me vingar daquela subida final.. :-)

      Beijinho e boas corridas :P

      Eliminar
  3. Sei bem o que é essa sensação de ficar sem energia. Parece uma descarga instantânea! Por vezes, passado uns kms, consegues recuperar, mas se tinhas cãibras fizeste bem em precaver-te. Vou tornar a perguntar: tens comido bananas????!!! lol ;)
    Apesar de tudo, foi um bom convívio e para o ano estás lá para transpor o muro.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Nunca me tinha acontecido tal coisa! Foi uma sensação muito estranha... mas ainda assim, sinto que recuperei... o pior foi mesmo quando vieram as cãibras e ai, capuff, já não deu mais.

    Tenho pois! Tal como está na moda agora #SomosTodosMacacos lol

    Foi um óptimo domingo rodeado de boa gente! :-D

    Beijinho e boas corridas!

    ResponderEliminar