Quem corre sabe muito bem o efeito motivador que tem o registo de treinos e provas em que participa.
Muitos dos objectivos que estabelecemos têm por base esses mesmos registos e a sua visualização ajuda também a ter uma noção do esforço despendido e do progresso efectuado ao longo dos anos.
Quando me iniciei na corrida, em 2007, criei um blog e uma tabela em html simples para ir registando as minhas provas. Durante uns tempos serviu, até que o acumular de dados e de diferentes distâncias foi pedindo outro tipo de registo.
Ainda ponderei criar uma base de dados (em Access ou MySQL), mas optei por passar a registar tudo num ficheiro Excel simples e gerar pivot tables a partir dai. Sempre que queria partilhar alguma dessa informação, tirava um screenshot e punha no blog.
Desde há uns tempos, descobri que é possível partilhar ficheiros excel alojados no Skydrive da Microsoft. Melhor ainda, é possível partilhar intervalos de células à nossa escolha de qualquer folha de cálculo alojada no Skydrive.
A nível de treinos, a opção pelo Excel também me é benéfica. O Garmin Connect tem possibilidade de exportação para .csv, o que permite depois analisar os dados em Excel e gerar igualmente pivot tables.
Têm abaixo um exemplo de uma pivot table gerada a partir do meu ficheiro de dados de provas:
Número de provas por distância
Para quem tiver interesse e considerar útil, têm um tutorial simples que explica como partilhar o ficheiro e como gerar o código html para o efeito aqui.
Muito do que referiste é chinês para mim! :) Eu ainda sou um bocadinho "old school" e gosto de apontar os treinos numa agenda em papel! Entretanto actualizei-me e tenho também um ficheiro em excel.
ResponderEliminarDesde que tenho o Garmin, há cerca de 3 meses, fica o registo feito no G.Connect e é útil. Antes disso era o Run Keeper.
Boas corridas!
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
EliminarCom o acumular do tempo e dos treinos, começa a surgir aquela curiosidade sobre os muitos tinos que se vão fazendo, por exemplo:
Qual o dia da semana em que se treina mais;
Qual a distância média em cada uma das estações do ano;
Qual a carga de treinos que fiz na semana anterior a uma melhor marca;
Etc.
Com o garmin connect, consegues exportar os dados todos para excel e fazer uma série de análises desse género. No meu aso, graças a isso percebi o efeito que a sobrecarga de treinos tem no meu desempenho em prova.
Antes do garmin connect usava o nike plus, corria com a feijoca no sapato e usava o ipod como receptor... A chatice é que, que eu tenha conhecimento, não é possível puxar os dados da nike para os analisar em Excel. Assim tenho 5178 kms de treinos a marinar nos servidores da nike sem lhes poder dar o devido uso.
A ver se exemplifico num próximo post o que se pode fazer com o que está no garmin connect :)
Bons treinos!
Olá, desde que corro que tenho o habito de registar tudo. Tal como tu comecei com pelo Nike Plus e tb lá tenho alguns kms a "marinar". Neste momento tenho um Suunto com sensor de sapatilha, que não permite descarregar os treinos para o pc, por isso faço o registo manual numa folha excel - isto desde Jan 2011 - para ser sincero, gosto de o fazer, pq ao introduzir cada nr.manualmente me "obriga" a olhar para eles com outra atenção. Ando tentando a comprar uma maquina nova com GPS, mas como até são carotes aliado ao facto de gostar muito do meu Suunto (companheiro de tantas horas e lutas) não é prioritário. Mas como me estou a ver cada vez mais em trails de montanha, existem dados (altimetria por ex.) que o meu Suunto não me dá, por isso, não deverá passar deste ano o investimento num brinquedo novo.
ResponderEliminarEu e a tecnologia não somos grandes amigos por minha culpa - sou o que se chama "um zero à esquerda" nestas coisas.
Aquele Abraço e Boas Corridas.
Eu estou bastante satisfeito com o Garmin 110 (ronda os 100€ na amazon.co.uk. Mas admito que para trail possa ser mais útil um modelo mais avançado. É estares atento às promoções e atacar no momento certo :)
EliminarAbraço e boas provas!