10/02/2013

Resumo semanal e balanço do plano de redução de peso

Esta semana tinha tudo para ficar abaixo das minhas expectativas em termos de treinos, mas deu para compensar hoje com um treino ao final do dia, de pouco mais de 12km no Estádio Universitário de Lisboa. Um misto de ausência de competições e de inércia tinham-me levado a fazer apenas um treino durante a semana de trabalho. Felizmente deu para compensar este fim de semana, com um treino solarengo ontem, na Bela Vista e o treino mais longo hoje.

Em ambos houve uma leveza de movimentos que me surpreendeu. Não ando a treinar muito, mas mesmo assim deu para conseguir fazer um treino de 7,40km na Quarta-feira e no fim de semana arrancar dois treinos abaixo dos 05:20 (sobretudo o de hoje a 05:11). O ritmo destes dois últimos foi, no mínimo estranho.

Foi, até me pesar. Os meus 63kg passaram, em cerca de um mês, a 61,5kg. Está tudo explicado, portanto.

Já tendo abordado ao de leve o impacto da perda de peso nos tempos de corrida aqui,  tive ontem e hoje a prova disso mesmo. Para essa redução de peso, muito tem contribuido o registo diário da minha dieta (que apenas sofreu ligeiras alterações, sobretudo cortando nos doces e usando e abusando da fruta). Para tal, tenho usado o My Fitness Pal. O registo de tudo o que como e a integração com o Endomondo para puxar informação calórica dos treinos efectuados possibilitam depois um acompanhamento eficaz do regime alimentar e do impacto que os treinos têm no balanço calórico diário e semanal.

É mais que certo que a minha fraca auto-disciplina não me vai permitir um registo constante da dieta, mas como ajuda inicial, é uma ferramenta excelente para disciplinar hábitos alimentares no início de um ajustamento destes.


Treino de hoje no EUL
Parciais do treino de hoje no EUL

Olhando para as próximas duas semanas, para além da participação no treino solidário da Padaria Portuguesa, organizado pelos Run4Fun, a ideia é persistir num esquema de 3/4 treinos semanais, privilegiando a velocidade, por forma a atacar o record da Meia-maratona na Meia de Lisboa ou na de Almada. Bons treinos e boas provas a todos!

0 comentários:

Enviar um comentário