17/06/2013

1ª Corrida dos Pupilos do Exército - report by José Luís Agapito

Este relato era para ter saído da forja ontem à tarde, mas assim que cheguei a casa vindo da prova, fiquei de tal forma em modo zombie que me rendi às evidências e abracei a nobre arte de vegetar em toda a sala.

A prova teve início às 10:00 na 2ª secção IPE, na zona do Alto dos Moinhos. O ritmo inicial do pelotão (quase 400 na corrida) foi bastante rápido e, por não saber a altimetria da prova, entusiasmei-me e segui os restantes carapaus de corrida a passadas na ordem dos 04:30 - 04:40 nos dois quilómetros iniciais.

A partir do quilómetro 3 começou a verdadeira tortura que só amainou aos 5.5km, subidas e mais subidas, ingremes, antipáticas, sem respeito pela minha disposição molengona e domingueira, que me fizeram ter que andar - oh vergonha .- durante uns longos e vexatórios 20 metros.

Do quilómetro 5.5 até ao 8, embora sempre em percurso ascendente, ora em alcatrão ora em trilho, custou-me bastante menos, talvez por já estar devidamente aquecido ou por ter encarado as evidências. Monsanto é Monsanto e vice-versa.

A partir do quilómetro 8, por indicação do meu Garmin 110*, começo a perceber que as placas quilométricas estavam todas trocadas e, ao quilómetro 9 facilmente nos apercebemos que a prova não ia ter 10 mas sim 11km. E, muito honestamente, ainda bem que assim foi. Tirando a minha má disposição inicial (falta de férias? nahhh, que ideia...), estar ali no meio de Monsanto, retirou-me qualquer azedume na disposição e dei por mim perfeitamente integrado com a prova até ao seu final.

Terminei com um tempo de 55:03, o que significa que fiz abaixo dos 5min/km. Tendo em conta o percurso e o cansaço, foi bastante positivo.

Em termos de organização da prova, esta primou pela eficácia, simplicidade e simpatia nos abastecimentos. Quando é assim, não se pode pedir mais. São, para mim, as condições óptimas de logística.

O facto de nos irmos cruzando com inúmeros ciclistas que nos incentivavam, foi também excelente.




Venha agora a Corrida Solidária Colégio de São Tomás, onde me vou estrear como Veterano.Para uma ambientação a este escalão, já corri de alças ontem. Só me falta a careca, o bigode e o calção curto ao nível do umbigo, para ombrear com os monstros sagrados do fundo ancião nacional. :D

* - À semelhança de outros bloggers, estou a ponderar dar um nickname ao meu Garmin 110. Novidades para breve.

9 comentários:

  1. Muito bom! Adorei a descrição do escalão Veterano! :))))
    Esquece lá a caminhada vexatória. Mesmo caminhando, consegues fazer médias melhores que eu a correr! :P

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os míticos senhores velhotes da corrida são gente que, e agora falando muito a sério, merecem a mais profunda e reconhecida admiração. :)

      Bons treinos!

      Eliminar
  2. Deve ter sido uma prova bem desafiante.
    O importante é que tenhas desfrutado e pelo que dizes no final até ficaste feliz por ter mais de 10 km, portanto isso diz tudo! =)
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi de facto um misto do que acabaste por descrever :)

      Bjs e boa semana!

      Eliminar
  3. Ah! Eu estive a olhar para as classificações e estranhei os tempos. Cheguei a pensar "estaria tudo cansado da Marginal?" Afinal a distância era outra... :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Pernas de Gafanhoto a Marginal teve um efeito, digamos, marginal... Os atletas que a fizeram, conseguiram arrancar excelentes tempos ontem em Monsanto, mas sobretudo desfrutar do percurso. Para o ano, se puderes, marca presença. Vale bem a pena. :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Com que então era uma corrida "plana", hum?;) Bem me parecia que, devido às cercanias, ia ter os seus desafios.
    Mas foi um tempo muito bom, mesmo para quem teve de andar (não terás sido o único)!
    Parabéns e felicidades para a nova vida como Vet1 (apenas em alguma provas, noutras ainda tens uns aninhos pela frente como sénior... eu sei que estás ansioso pela t-shirt de alças, mas tem calma!;) )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ops... eu quando se trata de convencer pessoas a entrar nas provas, tento sempre aplanar o percurso, hehe!

      Isto agora com a veterania, vai ser toda uma nova vida. Vou intercalar as alças nas provas de Vet1 e ocultar os biceps nas provas em que ainda me aceitem como Sénior :P

      Bjs e obrigado. :)

      Eliminar
  5. LOL! Gostei da descrição do típico atleta Veterano! Já não me faltam muitos anos para atingir esse escalão... Monsanto é duro! Um abraço

    ResponderEliminar