25/06/2013

Asics GEL GT-2160 - Review by Fiona

 

Já andava há algum tempo para fazer a review sobre estes ténis mas estava à espera de fazer mais alguns quilómetros com eles para poder escrever. Mas eis que é chegado o momento! 

Os meus anteriores ténis para estrada eram os Adidas Supernova Glide4. Durante os primeiros tempos com esses ténis, estava bastante satisfeita com o seu comportamento mas depois comecei a verificar que se estavam a tornar algo desconfortáveis quando corria com eles, comecei a sentir que já não respondiam como inicialmente (mesmo tendo este par há poucos quilómetros) e comecei a sentir dores nas costas que me levaram a pensar se o problema não seria dos ténis com que estava a correr. Foi nessa altura que fiz o meu teste da passada e descobri que tinha uma pronação suave, pelo que deveria correr com uns ténis que me conferissem um suporte adicional. Como não estava muito contente com os Adidas e vários amigos corredores me tinham já falado da Asics, decidi fazer uma incursão até à loja da Asics mais próxima e comprar um novo par de ténis para estrada. E foi assim que fui apresentada a estes Asics GEL GT-2160 de que vos venho falar hoje.

Trata-se de um modelo de ténis adequado a pronação suave e é equipado com o sistema de suporte Dynamic Duomax característico desta marca nos modelos para pronação. A Asics tem a mais-valia de possuir modelos diferentes para pronadores e adequados a diferentes incidências de pronação o que nos permite escolher o modelo mais adequado ao nosso caso. Da primeira vez que os calcei, e ainda na loja, verifiquei que eram um pouco mais rijos que o par que eu tinha anteriormente da Adidas. Não conferem aquela sensação de pantufa que muitos ténis nos conseguem fazer sentir mas não fiquei de todo descontente com o calçar deste modelo. Decidi então adquiri-los porque estava mesmo a precisar de uns ténis novos para estrada. No entanto, fiquei também bastante curiosa com um outro modelo da marca adequado para pronadores, o GEL-Kayano, modelo de topo da marca na mesma linha dos famosos Nimbus mas apropriados a pronadores. Alguém aí desse lado se quer pronunciar sobre algum destes dois modelos?

Seguiram-se os primeiros treinos e as primeiras provas e devo dizer-vos que estou bastante contente com o desempenho deste modelo. Possuem o sistema de gel da marca que confere conforto adicional para distâncias mais longas, revelam-se confortáveis apesar da rigidez que demonstraram inicialmente, e têm uma excelente resposta quando é preciso aumentar o ritmo da passada em treino ou em prova. Não nos deixam ficar lá para trás. São uns ténis que não queremos descalçar facilmente já que, após "se fazerem" ao nosso pé, revelam-se bem mais confortáveis do que à primeira vista e têm uma resposta bastante boa aquilo que lhes pedimos. Sem dúvida, um dos meus melhores pares de ténis de sempre! 

6 comentários:

  1. Já uso Asics (114 - 1170) desde que comecei a correr e para distâncias abaixo dos 15km, são o ideal. Demoram uns 20 / 50 km a quebrar e a adaptarem-se ao pé, mas a partir dai, são impecáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens razão quando referes que leva algum tempo até se fazerem ao pé mas depois disso acontecer a resposta é muito boa e, até ao momento, não tenho razões de queixa quanto a este par. E já lá vão uns bons quilómetros de utilização.

      Eliminar
  2. Olá, eu tenho os gel-kayano 18 e a minha apreciação geral é muito próxima da tua, ou seja, o ponto fraco está no facto de serem um pouco rígidos e o forte na sua durabilidade. Apenas utilizo nos treinos de mato e nunca na estrada. No que se refere ao peso do atleta, este modelo claramente que se aplica a atletas com mais de 70 kg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, José. A durabilidade de um par Asics é realmente muito boa. Tenho três pares, dois deles com maior uso, e realmente mostram uma excelente durabilidade. Até ao momento estou muito satisfeita. Quanto à questão do peso, não tinha conhecimento da adequação desse modelo a praticantes com mais de 70 kg. Fica registada a informação. Obrigada.

      Eliminar
  3. Toda essa conversa que nos impingem há anos sobre a pronação parece ser uma bela treta. Os fabricantes aproveitam a onda para venderem calçado a preço inacreditáveis. O Kayano e os Nimbus são um óptimo exemplo disso.

    Para quem tiver paciência, aqui vai um belo artigo com uma entrevista ao responsável por um estudo que aborda precisamente esta conversa que a indústria nos impôs sobre a pronação e sobre a necessidade de sapatos com suposto suporte:

    http://www.runnersworld.com/running-tips/aug-6-interview-michael-ryan-phd-whose-recent-paper-seems-disprove-conventional-shoe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o artigo partilhado e concordo quando diz que os fabricantes tentam sempre impingir-nos este ou aquele novo produto sempre com a tentativa de vender mais. Questões de marketing são válidas para a corrida como para tudo. Quanto à questão da passada, pronação, supinação e afins... Pode ser verdade, pode ser mentira. Mas o que é certo é que comigo estes ténis com reforço extra funcionam e não me sinto confortável com mais nenhum tipo de modelo. Pelos menos de todos os que tenho experimentado nos últimos tempos. Que vai de encontro com o que está no artigo quando se refere que se existe um sapato com que nos sentimos confortável, não vale a pena mudar. É como a famosa frase que temos por cá: em equipa que ganha não se mexe.

      Obrigada pela visita!

      Eliminar