23/06/2013

Corrida Solidária Colégio São Tomás - report by José Luís

Foi ontem pelas 19h:00a Corrida Solidária para Todos organizada pelo Colégio São Tomás com a colaboração do Mundo da Corrida.

Uma prova de aproximadamente 10km, 9,27 para ser mais preciso, e que teve lugar na zona do Lumiar.

A caminho da prova... ainda fiz esta subida a correr e cheguei a pensar que estava algo preso de movimentos...

Como fui a pé de casa até à prova, cheguei relativamente cedo, pelas 18:15 e após levantar o dorsal, pude ainda assistir às provas dos escalões mais jovens: Bambis, Iniciados e Juvenis.



A grande atleta Luzia Dias a dar as instruções finais ao Bambi A

Este momento da partida dos Bambi A arrancou-me um sorriso, pela partilha de conhecimentos e valores que a Luzia Dias estava a transmitir. Desde o "não caiam", "não toquem no colega do lado", "vamos todos até à meta, que é aquela coisa lá ao fundo", tudo a ser assimilado com pasmo e admiração por parte das crianças. Um momento que, para alguns, se decidirem enveredar pela corrida de fundo, certamente recordarão com simpatia. 

Um Bambi A a ter o seu momento Fernando Mamede


Prova de Iniciados ou Juvenis, com o líder em sprint, bem destacado

Depois destas provas e de alguma confraternização com os restantes Pernas de Gafanhoto, foi chegada a vez dos mais grandes entrarem em cena. A prova teve inicio bem rápido, até chegar à Quinta das Conchas, onde ao quilómetro 2, tivemos o nosso curto e íngreme momento de trail. Seguiu-se a passagem pela Quinta dos Lilases e retorno à Alameda das Linhas de Torres. O restante percurso foi circular, em torno, mas sem nunca regressar, à Quinta das Conchas, onde é de destacar a subida de quase um quilómetro na Estrada da Torre.. A partir do quilómetro 6, com o regresso à partida e início da segunda volta, contei com a preciosa ajuda do Daniel (obrigado Daniel!), meu colega de equipa que veio sempre a puxar por mim até ao final.

Com ritmos de 4:44 a 4:27, voámos nos derradeiros três quilómetros da prova! Só após a prova, em casa, consultando o Garmin Connect, pude ver os ritmos assombrosos aos quais fui puxado pelo Daniel. É que, em prova, eu mal estava capaz de o seguir, quanto mais para olhar para o meu Garmin 110.

Parciais

Acabei com um tempo de 43:20 (média de 4:41/km), o que, usando a estimativa da Runners World, daria 46:47 aos 10km. Se a prova tivesse os tais 700 metros a mais, teria batido o meu record ontem, ainda por cima na minha estreia como Veterano I.


Em termos classificativos, a prova teve 188 participantes, foi ganha por Fernando Alves com um tempo canhão de 31:53 e pela Luzia Dias com uma marca de 41:21, o que é um excelente tempo se tivermos em conta que ainda teve que carregar com uma Bambi A ao colo para a ajudar a terminar a sua prova (da Bambi A, não da Luzia, hehe!).

A organização foi simplesmente impecável, com três (!) abastecimentos e simpatia transbordante por parte de todos os seus elementos. Tratando-se de uma prova solidária cujo objectivo destinava-se à recolha de fundos para bolsas de estudo, a menor distância não belisca em nada o brilho e eficiência da organização, mas, o facto da prova não ter os expectáveis 10km poderá ter a ver com encargos adicionais? Deixo aqui a pergunta à comunidade blogger corredora...

Boa semana!

6 comentários:

  1. Quanto à tua pergunta não sei responder.
    Quanto à tua corrida, parabéns! Estás em grande!
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Foi começar com pé direito (com os dois pés velozes seria mais indicado...) a tua carreira de Vet1!;) Aquele sprint final a 4:05!! Vai lá vai! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Aquele sprint fui eu a tentar acompanhar o meu colega (Além diso, era a descer ;))

      Bjs

      Eliminar
  3. Mas que bela forma de entrar no escalão de veterano. Muitos parabéns :)

    ResponderEliminar