10/06/2013

Lisboa, manjericos e corridas - BES Challeng3 - Etapa de Lisboa - Report by Fiona

Chegou a minha vez de fazer o report sobre a terceira e última etapa do BES Run Challeng3 realizada no passado sábado. O São Pedro ameaçava fazer das suas durante todo o dia mas, à hora da prova, conseguiu conter-se e proporcionar tempo seco para que os muitos atletas que se juntaram no Rossio, em Lisboa, pudessem fazer os 10 km da Corrida de Santo António sem pensarem em qual o estilo de natação que precisariam de escolher.
Esperava-nos a etapa de grau de dificuldade mais baixo do BES Challeng3: 10 km planos com partida e chegada no Rossio e ponto de retorno um pouco a jusante da Ponte 25 de Abril. A animação foi mais do que muita entre os atletas participantes na prova e muitos foram os que estiveram presentes nas ruas da Baixa Lisboeta e que aplaudiram os corredores. 


E esta última etapa não me poderia ter corrido melhor... Não estava muito confiante de que conseguisse melhorar o tempo na distância de 10 km face ao resultado obtido na Corrida da Volkswagen da semana anterior. Pensei que esta fosse uma prova mais para rolar e desfrutar do ambiente da corrida. Mas logo desde o início verifiquei que o organismo estava a responder bem ao ritmo imprimido permanentemente controlado através do meu Garmin Forerruner 110. E lá fui ajustando o esforço no sentido de conseguir manter, durante toda a corrida, um ritmo inferior a 6 min/km.


A prova correu bastante bem com um tempo ao km 5 inferior ao habitual. Chegada ao segundo abastecimento, em torno do km 6 (junto ao viaduto da avenida Infante Santo), verifiquei que era possível baixar o tempo feito na prova anterior (a bandeira que indicava a marca dos 60 minutos estava bem lá para trás) e, por isso, lá acelerei mais um pouco e recuperei o ritmo em torno dos 5:30 min/km. E consegui baixar mais uma vez o meu tempo aos 10 km! Resultado final: 55'58''. 

Agora é pensar nas próximas provas:
- Marginal à Noite (15JUN)
- Corrida dos Pupilos do Exército (16JUN)
- Corrida do Colégio de São Tomás (22JUN)
- Corrida das Fogueiras (29JUN)
- Lisbon Trail Marathon - Prova de 19 km (06JUL)

Boas provas e bons treinos para todos!

3 comentários:

  1. 05:22, 05:30, 05:31... isto está lindo está... eu que não me ponha a treinar, que qualquer dia tenho-te a morder os calcanhares dos meus ASICS :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... Segundo me constou, é melhor não morder os teus Asics... eheheh

      Eliminar
    2. Pelo menos enquanto eu não os lavar... :p

      Eliminar