14/01/2014

Começar a correr... Toca a calçar os ténis e a acelerar por essas ruas fora?



Esta será, provavelmente, uma das principais dúvidas que assaltam quem começa a correr. Aliás, como começar deve ser uma das perguntas que assalta qualquer pessoa quando vai iniciar uma prática desportiva, principalmente quando o faz sem acompanhamento de nenhum monitor ou professor.

Antes de pensar em desenvolver qualquer actividade desportiva, é muito importante começar por avaliar o estado de saúde. Muitos pensarão "Ah mas isto é só para correr uns 20 minutos ao final da tarde de vez em quando... Será que se justifica?". Claro que se justifica! Quando o organismo está habituado ao sedentarismo e vê as suas rotinas alteradas, responde e isso traduz-se normalmente em fadiga, dores musculares e uma maior dificuldade em recuperação após a actividade física do que aquela que seria esperada. Muitas vezes, as idas ao médico para check up anual são inexistentes e tudo isso pode traduzir-se, em último caso, em problemas de saúde escondidos até ao momento em que os sintomas se tornam alarmantes e a situação pode ser bastante mais complexa de resolver do que se for detectada no início. Tudo a bem da boa prática desportiva e da boa saúde!

Segue-se o início da prática desportiva. Muitas vezes, quem começa a correr (e, até mesmo, quem já corre com regularidade) tende a dedicar-se somente ao acumular de quilómetros sem dar relevância à actividades complementares que podem contribuir para o ganho de forma física, trabalho de outros grupos musculares que não sejam tão trabalhados na corrida e diminuição do risco de lesões. Uma das coisas boas que a Internet tem é a grande facilidade de pesquisa de informação. Podemos ter acesso a informação que é criada do outro lado do mundo e isso pode tornar-se muito vantajoso por se conseguir ter contacto com abordagens diferentes e outras formas de pensar face ao mesmo assunto. No entanto, e como em todas as pesquisas que são feitas na Internet, há que ter o cuidado de filtrar a informação e, no que toca a planos de treinos, ter o cuidado e a capacidade de adaptar esse treino à realidade pessoal e profissional de cada um bem como ao seu estado de saúde e rotina de prática desportiva.

Habitualmente, os planos de treinos que podem ser encontrados na Internet possuem uma duração média entre 12 a 16 semanas, contribuindo para um aumento da capacidade ao longo desse tempo, sem exageros e nunca esquecendo os dias de descanso que são fundamentais a qualquer pessoa que pratica desporto. Quem começa a correr não pode achar que consegue logo correr meia hora ou mais, de seguida e sem paragens. Isso é impensável e mais, pode ser extremamente prejudicial. Há que habituar o corpo aos novos movimentos e às novas rotinas e ir aumentando, de forma ponderada e gradual, a carga que se vai dando ao organismo. 

Como quem escreve por aqui se preocupa, não só com a partilha de novidades do mundo da corrida, mas também com quem passa por aqui e está a dar os primeiros passos no mundo da corrida, aqui fazemos uma partilha de um plano de treinos para quem está a iniciar. Este treino inclui, não apenas corrida, mas também outro tipo de treino cardiovascular (como a bicicleta) para além dos fundamentais alongamentos e aulas que contribuem para relaxamento e aumento da flexibilidade/estabilidade ou aumento da capacidade cardiovascular, como o Pilates ou a Aeróbica. O treino sugerido encontra-se disponível no site da Garmin, na área de Training. Esta área disponibiliza informação para quem pratica ciclismo, corrida ou triatlo e pode revelar-se como uma preciosa ajuda para quem se está a iniciar ou já pratica corrida regularmente. Porque, como em tudo na vida, o saber não ocupa lugar e não custa nada fazer umas leituras críticas daquilo que nos apaixona: a corrida. Os planos de treinos que podem ser encontrados nesta página ( e que, para quem tiver um relógio Garmin, pode proceder à sua transferência para o Garmin Connect e ter o plano de treino inserido na sua área de Calendário) são desenvolvidos pela Full Potential que se dedica à construção de treinos tanto para atletas principiantes como de elite.

O treino encontra-se disponível no recém-criado separador aqui do blog "Planos de Treinos". Qualquer dúvida que tenham, é só deixarem comentário ou enviarem e-mail para o endereço do blog. Esperamos que a partilha deste e de outros planos de treinos sejam úteis para quem lê o blog. Na medida do possível, e quando se tratarem de planos de treino que estejam a ser seguidos por quem vos escreve aqui neste cantinho, tentaremos sempre partilhar as nossas experiências, dicas e sugestões.


Bons treinos e boas corridas!

Fiona

2 comentários:

  1. Adquiri recentemente um Garmin e ao explorar o Garmin Connect descobri estes planos de treino.

    Ainda não tive tempo de os investigar convenientemente, e comparar com o meu, mas pareceu-me que existe um salto muito grande entre tipos de planos, ou seja, de planos com treinos 3 vezes por semana para planos com 5 e 8 treinos por semana, não existindo planos com 4 treinos por semana.

    Adicionalmente queria ainda aqui deixar a indicação (e não tem nada a ver com este post) de que deixei um comentário num post mais antigo que penso poder ajudar na recuperação da lesão do joelho do corredor.

    http://corremaisrapido.blogspot.pt/2014/01/cronica-de-uma-lesao-parte-1-tens-medo.html#comment-form

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, desse ponto de vista acaba por ser um grande salto e que não está adequado a todo o tipo de corredores e a todas as formas físicas. Daí que acho que a opção mais sensata será sempre ir adaptando o plano de treino à nossa realidade de tempo para prática desportiva e, acima de tudo, à nossa condição e capacidade física e, principalmente, saber reconhecer quando o nosso corpo está a dar sinal de que estamos a exagerar.

      E obrigada quanto às dicas em relação ao "joelho do corredor".

      Até breve!

      Eliminar