19/01/2014

Lazy sundays... Ou de como hoje é um bom dia para ponto de situação!

Num Domingo que começou bem cedo (ainda que não para correr, infelizmente...) e em véspera de mais um tratamento para a minha banda iliotibial fofinha, é tempo de fazer um ponto de situação, um balanço de como as coisas estão a evoluir. 

Supostamente, na passada 5ª feira seria o dia em que eu voltava a calçar os ténis para uma corrida em piso relvado. Infelizmente, não o pude fazer mas após um esclarecimento de dúvida com o meu fisioterapeuta em busca de alternativas, fiz ontem o meu retorno à corridas em passadeira. Não é propriamente onde gosto mais de correr mas foi a alternativa possível para fazer uma avaliação de como a lesão está a evoluir. Foi um treino de 20 minutos em passadeira a um ritmo em torno dos 7 min/km, mais coisa menos coisa. O joelho portou-se bem. Houve alguma dor residual, tanto na zona da inserção da banda como do polípteo (de que vos falei aqui), mas já havia sido alertada pelo meu fisioterapeuta de que isso poderia acontecer e seria normal sentir alguma dor. Vejamos que apenas ainda fiz dois tratamentos do total de cinco que me esperam por isso estou bastante positiva quanto a esta recuperação. Os 20 minutos de corrida souberam muito bem mas também serviram para constatar o quão rápido a nossa forma desaparece quando estamos parados... Enfim...

Dado que o teste de ontem correu bem, amanhã ainda farei mais um treino leve em passadeira antes do tratamento agendado para amanhã. Esperam-me mais 30 minutos em passadeira ao mesmo ritmo de ontem. Esperemos que seja mais um treino positivo rumo à recuperação total da minha banda iliotibial mai linda do mundo!

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

7 comentários:

  1. Devagar se vai ao longe. Continuação de boa recuperação! (Dá-lhe com o rolo na ITB que ela gosta! lol) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. PS: Quanto às dores, de vez em quando, depois destas semanas todas, ainda sinto uma ligeira impressão (mas nunca dores como ao início, livra!). Descobri que se alongar um bocadinho antes de sair para treinar, isso ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! E para uma recuperação plena, o melhor é mesmo ir devagar para que não existam sequelas depois :) E a malandra da ITB que adora alongamentos e rolo... Mas já lhe vou conhecendo as manhas eheheh. Beijinhos e fico contente por já te ver recuperada ;)

      Eliminar
  3. Fico contente em saber que a recuperação está a correr bem.

    Uma das coisas que me ajudou a manter a forma física quando o ano passado tive que parar por causa de uma canelite foi fazer exercício de bicicleta estática, na medida em que continuava a treinar a resistência cardio-vascular e não tinha o impacto da corrida.

    Do texto acima fico com a impressão que a corrida na passadeira tenha sido feita num ginásio, pelo que se assim for, se tiveres acesso a um ginásio sugiro que possas complementar o treino com aulas de Cycling (Spinning) ou com treinos "puxadinhos" de bicicleta na sala de máquinas para manter a forma cardio-vascular.

    Votos de rápida recuperação.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a corrida que fiz foi na passadeira de um ginásio. Antes de ter iniciado os tratamentos de fisioterapia, estava a fazer treino de ginásio em bicicleta estática para não perder totalmente a forma, pelo menos para não ver a resistência cardiovascular desaparecer na totalidade. Para esta semana tenho mais treino de corrida agendado no âmbito da recuperação da lesão que parece estar a correr muito bem, a avaliar pelo tratamento e ecografia realizados na tarde de hoje.

      Muito obrigada pela dica da bicicleta estática ;)

      Até breve!

      Eliminar
  4. Força Fiona rumo à recuperação total!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, João! E que a recuperação aí desse lado também continue de vento em popa! Beijinhos

      Eliminar