20/01/2014

Uma semana para o GPFDE

Falta uma semana para o Grande Prémio Fim da Europa (GPFDE) e depois de quase quinze dias a tentar remendar uma fasciite plantar, posso dizer, com alguma segurança, que registo melhoras significativas.

Para quem tenha um enconro imediato em terceiro grau com esta lesão, cá vão os passos que segui. Pelo menos comigo, está a resultar:

  1. Reduzi os treinos ao mínimo essencial - um treino por semana;
  2. Alonguei todos os dias pelo menos duas vezes por dia (ver aqui e aqui os tipos de alongamentos a efectuar);
  3. Bebi bastante mais água;
  4. Apliquei uma camada generosa de Voltaren gel no pé afectado (neste caso o esquerdo) ao deitar e efectuei massagem com rolo . Para quem não tiver rolo, uma bola de ténis faz o mesmo efeito;
  5. Sempre que possível, ao longo do dia, estiquei as pernas e alonguei os pés. Trabalhando a maior parte do dia sentado, revela-se, penso eu, extremamente útil (menos para o computador, que foi levando umas cacetadas de quando em vez);

O derradeiro teste para decidir se participaria no GPFDE foi feito no Sábado. A ideia era correr à volta de uma hora, sempre em ritmo pausado e fazer algumas subidas, para ver como o pé se portaria. Para tal, fiz 10,5km, maioritariamente na Quinta das Conchas.




O treino correu melhor do que tinha esperado. Se no primeiro quilómetro, tive algumas (poucas) dores, até ao quilómetro 8 corri sem queixas. A partir dai, mesmo com alguma dor, ainda deu para fazer um quilómetro em torno dos 05:20 e acabar ao sprint. Com alongamentos antes e logo a seguir ao treino, não houve agravamento da lesão.

Penso fazer mais um ou dois treinos ligeiros de não mais que 5km ao longo da semana e fazer o GPFDE em ritmo lento, provavelmente acompanhando algum colega de equipa a ritmos de 6min/km..

Boa prova a quem for!

21 comentários:

  1. Venha de lá esse GPFDE!! Não sei porque, mas ainda te vou ver fazer um RP no domingo, mesmo com a lesão... :-P

    Eu lá me vou estrear nesta prova... vamos lá ver como vai correr, sinceramente nem sei muito bem a que ritmo a vou fazer lol

    As melhoras e até Domingo! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garantidamente. não vai dar para nenhum PBT. Estou francamente melhor, mas a falta de treino e as poucas dores que ainda tenho pedem cautela.

      Abraço e até Domingo :)

      Eliminar
  2. Já uma vez tive fascite plantar e é chato.
    Força para a recuperação total e até domingo :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, João!

      Eu já tinha tido uns ameaços há um ano, mas ataquei logo a questão com alongamentos específicos. Desta vez desvalorizei e quando assim é, dá asneira, hehe!

      Abraço e até Domingo. Continuação de boa recuperação. :)

      Eliminar
  3. Bolas... Com esse ritmo que apresentas como ritmo para a prova, está completamente fora de questão ser eu o Pernas que vais acompanhar no próximo Domingo... Traidor!!!!

    eheheheh Agora mais a sério, fico muito contente por ver essa lesão a dar cada vez menos sinal de vida e espero que regresses dentro em muito breve aos teus ritmos e treinos habituais ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Perna nunca está sozinho. Com tanta curva e contra-curva que a prova tem, a equipa vai sempre junta :P

      Bjs

      Eliminar
    2. É uma bela abordagem da coisa, realmente. Visto por esse prisma, vamos todos espalhados ao longo de 17km ;) Beijinhos

      Eliminar
  4. Comigo também não vais! Má companhia!
    6min/km onde já se viu??? No GPFDE?!...
    Búúúúúúú

    (As melhoras, vá!...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Má companhia mesmo! Uma pessoa a querer ir desfrutar das paisagens da serra de Sintra e de toda a beleza que ela encerra e este rapaz a querer ir a um ritmo de 6 min/km... É no mínimo uma ofensa para quem lê este blog :P

      Búúúúúúúúúúú para ti bluesboy!!!! :P

      Eliminar
    2. Mas que peixeirada vem a ser esta? Calma e serenidade, minhas gentes. Treinem velocidade esta semana e depois no Domingo já estão em condições de me acompanhar.










      De bicicleta :P

      Eliminar
    3. RUN BABY RUN, estamos a ser ofendidas por este queniano de trazer por casa! Proponho que construamos um plano para o arrumar num recanto da serra! :P

      Eliminar
    4. Vou levar patins!! E não tiramos nenhuma foto com ele! Toma! :)))

      Eliminar
    5. Nem sabem o que perdem. Uma foto com este autêntico Adónis do fundo nacional não é para todas. :P

      Eliminar
    6. Estou com a Anabela: zero fotos contigo!!!!!

      Eliminar
    7. Vou-vos emplastrar as fotos todas :P

      Eliminar
    8. A questão não é se deixam, a questão é se têm conhecimentos de photoshop suficientes para depois me tirarem das fotos :P

      Eliminar
  5. Força e votos de uma rápida e total recuperação para que consigas fazer o GPFE sem dores e tirares o máximo prazer da prova.

    Abraço e bons treinos,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  6. Olha que 6min/km no FdE não é nada mau! :) Mas tendo em conta que o teu ritmo de recuperação é o meu ritmo rápido, não me admira... ihih ;) Não embales é na descida até ao Cabo, tu vê lá... :)
    Bjs e boa recuperação!

    ResponderEliminar