04/02/2014

Asics GT-1000 - review by bluesboy

Na infindável senda pela etiologia da minha fasciite plantar quase debelada, aventou-se a possibilidade dos sapatos estarem já com pouco amortecimento e a não absorverem o impacto da passada.

Uma análise dos quilómetros feitos, fez-me pensar que talvez estivesse certo.

Quilometragem a 28/01/2014
Embora a minha intenção fosse fazer 1.000 km com os Mizuno, uma análise mais atenta à sola, permitiu-me perceber que o amortecimento há muito (pelo menos 100km) já tinha ido à vida. Os Asics 1170 ainda estão ai para as curvas (mais uns 200km) e calçando uns e logo depois os outros é que realmente notei a diferença.

Em abono dos Mizuno Wave, há que salientar que foram os meus sapatos de treinos longos e aqueles que sofreram mais abuso em terra batida. Se compraria o mesmo modelo se os apanhasse em promoção agora? Sem dúvida.

Mantendo a tradição de nunca gastar mais do que 80€ num par de sapatos de corrida, consegui, na Sportshoes, em promoção, os Asics GT-1000 (76,79€), os sucessores dos Asics 1170.
Asics GT-1000 e os Asics 1170 e uma vassoura, lá atrás.
Tal como os 1170, têm Duomax, conferindo mais estabilidade ao sapato
Não há muito a dizer sobre estes GT-1000, o que é, quanto a mim, um excelente indicador. São muito estáveis, nem se dá por eles, a sola é suficientemente larga para evitar torções do pé (o que me acontecia com alguma frequência com os Asics 1140) e não sendo um sapato "saltitão", tem um amortecimento bem presente. Além disso, pela experiência que tive de dois pares de Asics 1140 e os 1170, é sapato para durar 600 kms, sem problemas.

Fiz já um treino de 5 km com eles, com a clara sensação que já os tinha calçado antes e, mesmo apenas com tão poucos quilómetros, fiz, seguramente, uma excelente escolha.
.
O verde fluorescente, ideal para espantar gambuzinos nos treinos nocturnos

Agora de lado

Este treino serviu também para ver o quão adaptado (no mau sentido) eu estava aos Mizuno. Já me tinha habituado à falta de amortecimento, ao sentir as pedrinhas todas no solo e ao impacto quase constante do pé no solo. A resiliência é, pelo menos neste caso, mais um defeito que uma qualidade.


1 comentários:

  1. Antes de mais, há que fazer a devida homenagem aos ténis: os tipos são fotogénicos, pá!!

    Agora mais a sério... Quando me surgiu a lesão e na primeira consulta com o fisioterapeuta, as primeiras desconfianças estavam a recair sobre os ténis com que andava a correr em meados de Novembro. Depois de feita a contabilidade, nada a ver que ainda tenho por aqui pantufas para fazerem mais uns quilómetros. Muitas vezes, como dizes, sentimos que algo de diferente se passa com os ténis com que estamos a correr mas por nos sentirmos bem, não lhe damos a devida importância e isso pode dar em lesões, infelizmente. Ainda bem que fizeste essa ponderada análise em tempo de não poderes piorar os sintomas que estavas a ter no pé.

    Que sejam muito bem vindos estes GT-1000 verdinhos mai lindos do mundo e que sejam os companheiros de muitos e excelentes quilómetros!

    ResponderEliminar