27/03/2014

Correr com (o) medo

Ontem foi dia de fazer 7,5km em ritmo um pouco mais vivo do que o habitual (que nos dias que correm anda pelos 05:30) e testar a froma para a BES Run de Cascais (12,195m). Do início ao fim do treino fui sempre atento ao pé esquerdo, à espera de alguma dor, mas apenas senti as habituais picadas, muito leves, sinal de que a fasceite anda por ali, embora muito menos inflamada. O receio de regresso da lesão está sempre lá... embora os factores que a possam ter causado estão, neste momento, totalmente eliminados. Nada de quilómetros em excesso, alongamentos são uma constante, a acção massajadora de Miss Wilson embora não tão frequente, vai sendo feita e a habitual besuntadela de Voltaren à noite é já sagrada.

Sábado é dia de ressonância magnética e raio-X, nos quais nem me admirava se não aparecesse qualquer indício de lesão.


12 comentários:

  1. Correr com medo é quse sempre uma constante, pois ou corremos com medo que a lesão regresse, ou corremos com medo que ela apareça, ou mesmo quando andamos no dia-a-dia, temos medo de fazer uma entorse, seja no tornozelo ou no joelho, ou qualquer outro tipo de lesão (no verão passado, estava de férias quando mandei uma pranchada com a canela no pilarete de ferro que havia no passeio).

    Mas acima de tudo é preciso correr com O medo, ou seja, pô-lo a correr daqui para fora, percebendo como se evita a lesão e fazer tudo certinho e não ceder à tentação (grande por sinal) de abusar.

    Espero que a ressonância magnética e o raio-x mostrem que está tudo bem.

    Rápidas melhoras.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Fernando. Com o tempo, o medo / receio de reincidência da lesão, também vai desaparecendo )

      Abraço e obrigado!

      Eliminar
  2. Quando temos um problema físico, toda a nossa atenção está centrada ali e potenciamos qualquer mínima coisa. Mas como desligar?

    Que tudo corra pelo melhor. Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que com tempo, a nossa atenção vai sendo focada noutras componentes da corrida e sem darmos conta, já nem sabemos que estivemos lesionados, hehe!

      Abraço,
      obrigado :)

      Eliminar
  3. Continuação de uma boa recuperação.
    E bons treinos para a BES.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ahh, vais ao BES... eu não, com grande pena minha. Mas espero ir às próximas 3.
    Boa sorte e vai com calma. Pena não saberes os resultados dos exames antes da corrida, se bem que podias perguntar lá ao técnico de serviço se a coisa está boa ou nem por isso.
    Força nisso! ;)
    C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Esta etapa do BES de Domingo vai ser be ventosa, lol!

      Em princípio devem-me entregar relatório amanhã da ressonância, ms vou indagar se encontraram alguma coisa significativa, sim :)

      Eliminar
  5. Desde o meu problema da ITB também corro sempre com medo. Às vezes o fardo é leve e não se sente, mas está lá. O importante é continuar com a rotina de alongamentos e tratamentos específicos, para prevenir recaídas (que podem sempre acontecer, mas não vale a pena pensar muito nisso!)
    Boa continuação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Como eu te percebo quanto a essa parte de correr com (o) medo... Quando reiniciamos os nossos treinos na fase de pós-lesão andamos muito mais despertos para qualquer pequena dorzinha que nos surja e depois é ver-nos logo preocupados e receosos em ver se aquela dor é a lesão a regressar ou apenas a readaptação do corpo no regresso aos treinos. Vale-nos e muito o nosso optimismo e a nossa boa disposição para enfrentarmos estes momentos de receio ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Espero que a prova te tenha corrido bem, eu bati o meu RP da distância ahah:).
    Olha, e o meu joelho esquerdo voltou a acordar no final...
    Mas...nunca tive nada de tão grave ou demorada a resolver ( ou estou velho e não tomo os medicamentos) como a tua fasceite ou a itb da Fiona ou da R.
    Corro sempre a pensar nos tornozelos e joelhos, histórias antigas, e foi nesta prova o ano passado que a acabei a coxear...o meu gémeo esquerdo já não gostava do estado do calçado...
    Resumindo, atenção ao corpo e ao que nos diz, fazer tudo o que sabemos e podemos para andarmos felizes e sem dores MAS não nos podemos demasiado focar no que de mau nos aconteceu ou pode acontecer.
    Mas isso já tu sabes:)
    Abraço e recuperação completa fisica e de confiança na planta do teu pé.
    Cumprimentos a Ms Wilson

    ResponderEliminar