18/03/2014

Mini Maratona de Lisboa - report by Fiona & bluesboy

Conforme planeado, o recém criado Departamento dos Atletas Lesionados dos Pernas de Gafanhoto mancou correu ontem a Mini Maratona de Lisboa. Uma prova com elevada aderência (não fosse o piso maioritariamente alcatrão) e, este ano, com muito calor.

A epopeia vista pelo bluesboy

Passados seis anos, voltar a fazer esta prova fez-me lembrar a minha segunda corrida, a mini de 2008 (da t-shirt de algodão verde alface), do tempo nublado e a prova em que percebi que curtas distâncias já me sabiam a pouco e havia que treinar para uma Meia (que fiz em Setembro desse mesmo ano, em 01:57:02).

Em 2014 regressei a esta prova, pelas limitações que a fasceite presentemente me impõe. Foi uma decisão acertada, em que, passados quase dois meses, voltei ao convívio pré prova com os bravos Pernas de Gafanhoto que fizeram a prova principal. Em conversa com dois deles, fiquei a saber que a fasceite plantar é algo que também já atingiu insectos como nós e que a recuperação passa por esquecer as meias maratonas durante uns meses, alongar, voltarenizar e reduzir a quilometragem. Nada de novo, para mim, mas é sempre reconfortante saber que vamos na mesma direcção de casos de sucesso já confirmados.

Depois de no ano passado ter pulverizado o meu record na meia (01:43:36), este ano, sem a pressão do tempo e do respeito que os 21kms impõem, pude apreciar mais a envolvente da prova e o facto é que mesmo na mini, dá gosto correr na ponte. Deu também gosto correr sem dores ou queixas significativas (embora a fasceite esteja cá) e perceber que consigo, neste momento, fazer quase 15kms distribuídos por dois dias (treino 7k no Sábado e 7.84 da mini no Domingo) e começar a semana de trabalho sem dores no pé. O importante agora, creio, é manter a disciplina de alongamentos e a redução de quilómetros, para não deitar por terra a recuperação até agora feita.

Pés. Pés everywhere...

Os meus Asics GT1000, já a  a passarem da fase de rodagem

Já após o fim da prova, à esquerda os participantes da mini,
à direita os bravos e intrépidos corajosos da meia

A epopeia vista pela Fiona

Também Miss Fiona passou pela mesma Mini em 2008 e posso dizer que bastante desfrutei dessa prova, a primeira passagem sobre a Ponte 25 de Abril fora de um veículo de quatro rodas. Boas recordações dessa prova que mais foi dedicada à observação e à fotografia do que propriamente às corridas e a contagem de ritmo...

Passados seis anos e fazendo agora parte dos Pernas de Gafanhoto com patinhas coxas, fiz esta prova em companhia do bluesboy o que, mais uma vez, se veio a revelar uma excelente opção dado que controlámos bastante bem a passada e conseguimos puxar um pelo outro quando é preciso. Esta foi a minha primeira prova de 2014 dado que estava arredada destes meios desde a São Silvestre de Lisboa em que comprovei que a minha lesão no joelho direito era mais grave do que inicialmente eu pensava. 

Foi muito bom regressar ao convívios dos colegas Pernas e encontrar aqueles corredores do grande pelotão português por quem já se nutre amizade. Foi muito bom poder voltar a passar uma linha de partida com o desejo de fazer uma boa prova. E que primeiros 5km foram os desta Mini...



Viram bem os tempos realizados ao quilómetro no início? O pior foi quando o sr Dom Joelho Esquerdo achou por bem dar um sinal de sua graça e dizer que estava ali e que eu não lhe estava a ligar nenhuma. Conforme descrevi no meu post anterior, parece que, como forma de defesa no lado direito, acabei por desgastar o lado esquerdo e parece que agora o joelho do corredor de mudou de lado. É regressar à fisioterapia e tratar deste joelho. E ficar também contente por ter apenas dois joelhos pois, caso tivesse um terceiro, garantidamente esse também não se escapava de dar nas vistas... Adiante! Os últimos quilómetros desta prova foram feitos a um ritmo mais baixo mas ainda houve pernas (e ausência de queixas!) para um sprint final e cruzar a meta pouco mais de 46 minutos após ter deixado a Praça da Portagem. Foi muito bom regressar apesar da dor. Foi muito bom estar de novo entre outros corredores e entre os colegas de equipa.

A prova em resumo pela perspectiva de Miss Fiona

E foi muito engraçado constatar que os meus ténis que usei na prova de ontem foram, provavelmente, um dos modelos de maior sucesso a avaliar pela quantidade de pessoas que já me disseram que se lembram de ter avistado uns ténis assim durante a prova... Só eu!

Os quatro pés dos escribas

12 comentários:

  1. Então vamos lá passear e coiso...
    Belos tempos de passagem, se considerarmos os coxos, a confusão inicial e o facto de irem a apreciar a vista.
    Espero que o 2 joelho dê menos trabalho que o 1...
    E sim, já agora, belas sapatilhas, são os trinoosa? Ou são(de) ténis?
    Boa recuperação, aos 2, para assim poderem encerrar a divisão de empenados.
    Cumprimentos ao GFD ( que seja rápida a visita) e a Ms Wilson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode dizer-se que nos entusiasmámos... A vista de Lisboa era qualquer coisa e foi só embalar por ali fora. As sapatilhas são tri noosa, sim! Bem leves e rápidas! Obrigada quanto à recuperação :)

      Eliminar
  2. Foi um prazer rever os atletas do D.A.L. e espero que que recuperem o mais rápido possível!

    Força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a ver se deixamos rapidamente o DAL ;) Também um prazer rever o João :) Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  3. As lesões parecem ter visitado os gafanhotos, mas apesar disso a alegria e boa disposição continua sempre lá :)
    Gostei de vos ver.
    Rápida recuperação para ambos!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim! Podemos andar coxos mas a alegria e a boa disposição, essas não desaparecem. São o nosso "middle name" ;) Também gostei de te rever, Isa! Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  4. E sabem o que é pior? É que mesmo lesionados, vocês davam-me uma coça... Boa recuperação a ambos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem tudo a ver com a adrenalina da prova ;) Beijinhos

      Eliminar
  5. Fiona, gostei de te conhecer pessoalmente.
    Boa recuperação aos dois.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu digo o mesmo ;) Obrigada e até uma próxima corrida! Beijinhos

      Eliminar
  6. Só ténis bonitos e LIMPINHOS! :) Nunca mais tiro fotos aos meus... ;)
    É difícil não nos deixarmos entusiasmar pelo ambiente das provas e esse ritmo inicial mostra-o bem. Agora, xô lesões!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meninos de estrada é assim ;) Sim, e estou contigo... Xô com estas lesões chatas que nunca mais nos deixam em paz! Beijinhos

      Eliminar