10/03/2014

Território - Circuito Centro - Vila de Rei - K25 - Report by Pedro Moita

Começo já por dizer... melhor, só se tivesse feito os 67 km... mas as pernas ainda não aguentam!


Tudo começou numa conversa de facebook, com um casal amigo que mora em Vila de Rei... já estava-mos para lá ir passar um fim de semana à bastante tempo... conversa puxa conversa... e surgiu esta prova como ideia... aliando um fim de semana com amigos com trilhos pelo meio! 
O Carlos (o meu amigo de VR), é também mentor de um projecto ligado à corrida em VR, o Vila de Rei - Night Runners. Que a poucos e poucos vai tento cada vez mais adesão... só tenho pena de não conseguir ir  um treino deles.

As semanas foram passando e chegou finalmente o dito fim de semana... arrancámos na sexta para cima mais propriamente para Milreu, que fica a poucos km's de VR.

Sabado de manhã, eu e o Carlos por volta das 8h já estávamos a caminho de VR para levantar os dorsais com algum tempo, para confraternizar um pouco e aquecer... pensava eu... mal chegámos o Carlos diz que vai beber agua a uma pastelaria ali perto... e eu reparo que não tenho o meu saco da agua... boa Pedro!!! Lá tive que voltar a casa e fazer o aquecimento no carro, de forma a tentar não chegar atrasado... felizmente consegui chegar uns 5 minutos antes do sinal de partida! Quando lá cheguei, já se encontrava o Carlos com o irmão André, que também pertence aos Vila de Rei - Night Runners no controlo 0.

Deu-se então o sinal de partida, e lá fomos os 3 no meio da multidão. 
Os primeiros metros foram feitos pelo meio das ruas e ruelas de Vila de Rei, mostrando um pouco da magia desta vila.
Por volta do 1º km começaram finalmente os trilhos... passámos alguns riachos, desviámos-nos de árvores, e enganámos-nos no caminho... tudo a voltar para trás! Erro nosso... ao tentar passar o riacho, não vimos a indicação do percurso, que até estava bem visível. Mas nada de grave, foram apenas alguns metros.

Por volta do km 2.5, começou umas das maiores subidas de todo o percurso, ia-mos em direcção ao Centro geodésico de Portugal, mas como ainda vínhamos com alguma frescura, esta parede, até se fez com alguma tranquilidade. 

A partir daqui o percurso foi praticamente sempre a descer até ao km 8. Mas antes, por volta do km 5/6, mais uma distracção, e mais um engano no percurso... mas foram igualmente apenas algumas dezenas de metros.

 


Esta foi a parte mais tranquila do percurso, por entre estradões de terra batida e alguns trilhos mais largos, tentamos ganhar algum ritmo ,não muito, pois ainda havia bastante para subir.


A partir do km 8, começámos a subir para o 2º ponto mais alto de todo o percurso e o que vos posso dizer, é que a frescura que sentimos ao subir para o Centro geodésico de Portugal, já se tinha ido... e para ajudar ainda mais um pouco, para alcançar-mos o topo da subida, tínhamos uma parte bastante técnica. Mas ao chegar ao topo, rapidamente esqueci tudo o que tinha acabado de subir e fiquei a "babar-me" para a paisagem fantástica que nos rodeava... de cortar a respiração!!





E foi a partir daqui que começou toda a diversão! Como tudo o sobe tem que descer, lá fomos nós encosta a baixo, começámos a dar de caras com cascatas e riachos escondidos ali no meio da natureza... ora tínhamos que atravessar para um lado, ora para outro. 





Tenho que reconhecer que por vezes o percurso teve partes com algum risco elevado, devido a ser bastante escorregadio... e uma queda ali pode ser fatal. Mas adorei, na altura a única coisa que sentia era felicidade por ali estar naquele momento, a apreciar e a viver toda aquela paisagem, todos aqueles momentos... sentia-me uma criança novamente... tanto que até tivemos direito a escorregas naturais!!!


Descemos e descemos... praticamente sempre ao lado dos rios e cascatas que por ali existem. Voltámos a apanhar alguns estradões de terra batida, passá-mos a separação dos dois percurso (ficando com vontade de no próximo ano fazer os 67km...). Alternadamente apareceram algumas cãibras aos 3, mas felizmente desta vez nada de muito grave, apenas me queixei já próximo do km final, mas rapidamente passou! Voltamos a subir em direcção a Vila de Rei... mas mais uma vez junto a mais um rio e a outras tantas quedas de agua... tivemos mais algumas partes um pouco mais técnicas, feitas devagarinho... e finalmente, Vila de Rei!!












Percorremos novamente ruas e ruelas de VR até à meta... e mais uma vez, uma grande felicidade, sensação de dever cumprido, de superação de mais um desafio!!







Só posso dizer que quero repetir... quero fazer os 67 km! Na parte da tarde, fomos passear um pouco pelas redondezas e o Carlos mostrou-nos alguns dos locais por onde passava a prova maior... e eu cada vez mais com "inveja" de quem por ali passou ou ia passar... a Aldeia de Xisto lindíssima de Agua Formosa, onde ainda demos força a alguns atletas! Tenho que aumentar os treinos... ganhar mais e mais km, pois em 2015, esta não me pode escapar!!!

Obrigado aos Vila de Rei - Night Runners por me terem acolhido e acompanhado a prova toda! Foram uma companhia do melhor! Ficou prometida uma vinda deles para fazer uns trilhos na Arrábida... :-)

No meio disto tudo a única falha mesmo, foi que as respectivas meninas (minha e do Carlos), enquanto nós corríamos, dormiam... aceitam-se dicas para o chamamento dos trilhos... como convence-las? :-P

Ps: Algumas das fotos foram retiradas do facebook do Horizontes, e outras do site da CM de Vila de Rei

8 comentários:

  1. Belos trilhos Pedro...parabéns...parece que foi divertido. Toca a treinar para alinhares nas distâncias mais longas....mais km = mais divertimento.
    Nesta coisa nem damos pelo tempo passar.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom mesmo! Fiquei mesmo com pena de não ter perna para os 67 km... tenho mesmo que começar a treinar mais para ver se a diversão aumenta mais um pouco!! :-D

      Abraço

      Eliminar
  2. Estás feito um tralhista de primeira água!

    Parabéns pela prova :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais viciado nos trilhos... ter o privilégio de correr assim na natureza é muito bom!!

      Abraço :-D

      Eliminar
  3. Realmente, neste tipo de provas, uma pessoa está tão alheia na beleza e no esforço que nem pensa nos riscos e locais de perigo, que os há... Mas ainda bem que correu tudo bem e que te divertiste, é esse o espírito! ;)
    Beijinhos
    PS: Tens de ver isso das cãibras, rapaz! Come bananas! lol :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova mais bem organizada em relação aos perigos foi sem duvida a de Bucelas... em cada zona possivelmente perigosa estava uma aviso ou alguém da organização... esta de Vila de Rei, não vi indicação nenhuma... mas também... faz parte, e à partida, todos nós sabemos para o que vamos e devemos ter as antenas no ar :-)

      Eu bem como bananas todos os dias... mas acho que isto é mesmo falta de treino... apesar de ter aumentado a carga, penso que ainda não é o suficiente... :-P

      Beijinhos* :-)

      Eliminar
  4. Belo relato e que bela prova deve ter sido!
    Há uma anos atrás fomos ( sim, a minha menina não ficou a dormir :)) fazer uma caminhada por essa zona, não consigo dizer o nome exacto da localidade /lugar organizada por um grupo local, pessoal muito simpatico e é de facto uma paisagem deslumbrante.
    Ainda pensei nesse Trail para perder a virg...onha dos Trails mas para alem de incompatibilidades se horário não ando com pernas para tal.
    Vou fazer como tu, apontar para 2015.
    Magnesona, bananas, frutos secos...mais força nos quadricipedes(bicicleta, rpm, spinning) de forma a não sobrecarregares tanto os gémeos ( não sei porque achei que foi aí que te morderam as caibras...).
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma zona fantástica, tinha ido lá a primeira vez no verão passado, mas pouco conheci... mas desta vez consegui vingar-me :-D

      Acredita que não te tinhas arrependido se tivesses vindo a esta prova... apesar de ter algumas subidas bem complicadas... penso que com estas paisagens toda a dificuldade se torna secundária!! E vá... penso que já fiz provas bem mais complicadas, acredito sim que a versão de 67 km seja bem mais difícil, e não só pela distancia! :-)

      Eu bem como bananas e tento fazer reforço muscular nas pernas... mas elas não me largam, penso que isto seja principalmente por não treinar o suficiente... :-P Costuma dar-me nos gémeos, mas desta vez foram nos quadriceps :-/

      Abraço

      Eliminar