28/04/2014

PB... RP... Ou a vontade de se fazer mais e melhor!

Todos nós, a cada corrida, a cada treino, temos o nosso próprio objectivo. Ou queremos correr uma maior distância. Ou queremos correr mais rápido. Ou queremos correr sem ficar tão cansados. Ou queremos correr para perder peso. Ou queremos correr para podermos mostrar aqueles ténis todos giros ou aquele equipamento todo fashion...

Ups...

Não era bem este o objectivo que eu queria escrever...

Voltando um pouco atrás...

Todos temos um objectivo que gostaríamos de ver ultrapassado. Uma barreira que gostaríamos de ver deixada para trás. No entanto, sem olharmos para os números e sem conhecermos bem o nosso corpo e a forma como ele reage às dificuldades ou à boa forma, será difícil de conseguirmos delinear objectivos conscientes para a nossa prática desportiva, qualquer que ela seja. Foi por isso que decidi olhar para os melhores tempos que tenho nas diversas distâncias e ver onde é que posso melhorar e de que forma.

Olhando para aqui que o senhor Garmin Connect por lá apresenta como recordes pessoais tenho os seguintes tempos:


Depois do tempo de afastamento dos treinos e das corridas, regressei recentemente e consegui melhorar em quase três minutos o meu melhor tempo na distância dos 5 km. Um plano de treinos que está a ser seguido e o apoio dos colegas de equipa foram fundamentais para conseguir este resultado. Aliado também à minha força de vontade e ao facto de não querer desiludir o resto das meninas que faziam parte da minha equipa nesta estafeta Cascais-Lisboa. Quando corremos numa prova, nós que somos os chamados "corredores de pelotão", fazêmo-lo geralmente sozinhos no meio da multidão, sem estarmos muito a contar com os tempos dos outros e em que o principal adversário somos nós próprios e a única coisa que existe para ser batida é o último tempo que temos de participação nessa mesma prova. Pelo contrário, mesmo sendo corredores de pelotão mas quando se faz parte de uma equipa numa estafeta, as coisas mudam e parece que existe um sentido de responsabilidade totalmente diferente. E isso fez-me correr muito mais rápido em meados deste mês.

Olhando depois para as outras duas distâncias já corridas, os 10 km e a meia maratona, reconheço que ainda posso tentar melhorar um pouco nestas duas distâncias. Acho que com um treino metódico consigo baixar o tempo dos 10 km um pouco mais e, no que toca à meia maratona, acho que consigo baixar das 2h. Pelo menos, a força de vontade está cá para isso, haja pernas!

E o limite? O limite... É fazer a mítica distância da maratona... Esse desejo anda aqui no meu pensamento e no meu coração... Resta saber quando isso vai acontecer!

E aí desse lado? Costumam ir olhando para os vossos tempos anteriores sempre na tentativa de roubar mais uns segundos?

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

11 comentários:

  1. Olá Fiona!

    O meu objectivo principal é correr mas não deixo de olhar para os tempos na tentativa de fazer melhor.
    Claro que já cheguei a uma altura que bater um record é muito problemático pois já corro há 8 anos e já não evoluo da maneira como é no início, onde batemos regularmente os tempos, e o facto de ter 54 anos faz toda a diferença de quando comecei com 46 pois nesta idade, em cada ano que passa, ficamos uns segunditos mais lentos.
    Mas mesmo que não consiga, o sonhar em poder bater alguma marca é um chamariz para nunca baixar os braços, embora, e tal como já disse, o objectivo principal é poder correr.

    Quanto a ti, estás numa fase da carreira propícia a evoluíres e acredito que com trabalho bem orientado possas baixar das 2 horas numa Meia.
    Dizes "haja pernas" mas diria mais "haja cabeça" pois essa parte é fundamental nas corridas de fundo. Enquanto as de sprint são de explosão e dar o máximo em muito curto espaço de tempo, numa desta dimensão, a maneira como se gere a corrida faz toda a diferença.
    Acho que se fores insistindo, participando em várias Meias, chegarás a um dia que te sairá tudo bem e consegues.
    Eu tive a felicidade de me acontecer isso por 3 vezes, em 2007, 2010 e 2013 (de 3 em 3 anos!)

    E não te esqueças que é como o outro a quem lhe diziam que tinha sorte em ter sempre tão bons resultados e ele respondia "tens razão! e sabes uma coisa? quanto mais e melhor treino mais sorte tenho!" :)

    Eu acredito que vais quebrar a barreira das 2 horas!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por comentários destes e pelos sorrisos partilhados na linha de chegada de hoje que acho que correr vale a pena. A superação dos nossos objectivos é muito importante mas o convívio e a amizade também. Muito obrigada pelo constante apoio! Beijinhos

      Eliminar
  2. Sim, claro que olho para os tempos! Aliás, acho que é das coisas mais engraçadas da corrida, até podemos vir a acompanhar o carro vassoura, mas ninguém nos tira aquela sensação de vitória espetacular quando tiramos uma fatia de 1 ou 2 minutos ao nosso melhor tempo eheh

    Quanto aos teus objectivos, não tenho a mais pequena duvida que consegues melhor, basta seguires o tal treino metódico. E se bem me lembro, andas a treinar com um grupo muito bom, vai ser uma questão de tempo. Por exemplo, ainda hoje me espanta a evolução brutal que tive nos meses a seguir a começar a fazer séries.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quero crer que a opção de integrar o GFD Running me vai ajudar a conseguir alcançar resultados ainda melhores. O facto de se ter um treinador sempre presente ajuda e muito nesse ponto! Venham agora os tempos a melhorar! ;)

      Eliminar
  3. Eu nunca fui o prótipo de ser bom em todos os desportos, e a única coisa que vim a descobrir já demasiado tarde é que até tenho jeito para a corrida. Não podendo alcançar os primeiros lugares das provas onde participo, com o que é que uma pessoa se pode contentar? Com a alegria de bater sempre os nossos melhores tempos!

    Nem sempre é possível, um percurso mais complicado, um tempo mais agreste, mas sem dúvida que a ambição de nos superarmos a nós próprios é sempre o melhor objetivo neste desporto.

    Força e muita ambição para cumprires os teus objetivos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso principal adversário devemos ser sempre nós e é esse que devemos sempre tentar ultrapassar. Já que somos corredores de pelotão é o alcançarmos sucessivamente os nossos objectivos que nos deve dar grande gozo e sem loucuras. Muito obrigada pelo apoio!

      Eliminar
  4. Ultimamente não olho tanto para os tempo, mais para as distâncias. :) Acaba por ser uma forma de contabilizar a evolução, também.
    Força nesses objectivos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mais distância também assinala evolução ;) Beijinhos

      Eliminar
  5. Olhar para os nossos tempos em parte vai-nos dando mais pica para seguirmos o nosso plano.
    E se de vez em quando formos batendo recordes ainda melhor :)
    Sabe tão bemmm :)
    E tu agora que estás de volta não tenho dúvidas que será uma nova era :)))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo muito bem irmos vendo o nosso relógio marcar menos tempo para esta e aquela distância. E tu também nos vais continuar a surpreender com as tuas conquistas ;) Beijinhos

      Eliminar
  6. Claro que não! É o prazer de correr, o sol na cara, o vento no cabelo, o...bom, na adolescência fui atleta federado e além do salto em comprimento era...( ou tentava ser) velocista:) por isso tempos...pff.
    Voltei a inscrever-me no circuito Bes run com 3 objectivos: voltar a correr em Sintra, retirar 10% aos meus tempos de 2013 e por arrasto pulverizar o meu gordo RP dos 10 km.
    E outros lá mais para o fim do ano;)
    Por isso não percebo ;) o que querem dizer com isto dos RP's.:)
    Penso que é o mais natural, depois resta saber controlar isso mas até ai depende dos objectivos de cada um e do seu processo de motivação.
    Olha, e subscrevo a posta quase na integra em especial os ultimos parágrafos, basta um pouco mais de treino ;)
    Bjs

    ResponderEliminar