Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

30/08/2013

E hoje é dia de UTMB!

E agora dizem vocês... Que mania desta gente usar siglas giras e fashion para ninguém ficar a saber do que se fala... Até parece que é algo ultra-secreto ou assim. Pois bem... É ultra sim mas não secreto... É mais uma ultra em que participará o nosso Carlos Sá, mais concretamente o Ultra-Trail de Mont Blanc. A hora estimada de partida da prova é hoje às 16h30, segundo informação do site do evento

Força, Carlos Sá! Estamos contigo em mais este desafio!!!

25/08/2013

O que se junta em quase 5 anos de corridas...

Não sei como é convosco mas aqui por casa abundam as medalhas e os dorsais de quase todas as provas em que participei. E este aqui é um pequeno resumo no que às medalhas diz respeito.




Bons treinos!

Fiona

24/08/2013

Depois da tempestade, vem a bonança...

... Ou de como esta pré-época está, finalmente, a mostrar alguma coisa de jeito!

Como é sabido pelos leitores deste blog, o mês de Agosto não tem sido propriamente brilhante em matéria de treinos para quem aqui escreve. Não tanto por culpa da silly season, pela arte do esplanar ou pelo desfrutar de belos cocktails em versão sunset mas mais pelas vicissitudes que podem atingir qualquer corredor, sejam as constipações (no meu caso) ou as quedas (no caso do Zé Luís). Se do Zé Luís não tivemos mais notícias por aqui (deve estar plenamente recuperado e a trabalhar para o bronze numa qualquer praia deste país... Dá-lhe, Zé Luís!), eu vejo a bicharada do género constipus veranus finalmente pelas costas e estou a regressar aos treinos. E hoje foi mais um dia dedicado aos reinos do Jamor, com a descoberta de novos percursos e de belas subidas para testar as minhas pernas.


Este foi o percurso do dia. Uma distância de cerca de 6,3 km feitos em pouco mais de 49 minutos (muito por culpa das subidas e de me ter lembrado de tirar umas quantas fotos durante o percurso para ficarem com uma ideia do que foi o treino...). Para este treino, o ganho de elevação máximo foi de 99 metros. E para terem uma ideia do que fui encontrando aqui ficam umas fotos para a posteridade!



Duas simpáticas subidas que ficam atrás do Centro de Alto Rendimento de Atletismo do Jamor



Dois dos trilhos por onde passei (o da direita é assim um bocadito para o inclinado... acreditem!)

Vista do Parque Urbano do Jamor

Ai que eu sou tão fashion (momento de gaja do post!)


E foi assim o treino de hoje. Haverá mais pernas para amanhã? Vamos ver!

Bons treinos!

Fiona

23/08/2013

Novidades nos meios de comunicação

Com a corrida a ganhar cada vez mais expressão e cada vez mais adeptos, os meios de comunicação não andam desatentos. Foi lançada ontem, pelo Jornal i, uma nova secção online: Running.


Esta nova secção pretende, segundo informação que pode ser lida no site, "ser a página de referência da internet para os milhares de portugueses que elegeram a corrida, em competição ou lazer, como desporto favorito". A página promete um conjunto de informação variada relacionada com o mundo da corrida, desde agenda de provas, dicas para iniciados, formas de inscrição em provas, conselhos médicos e artigos de especialistas em nutrição e desporto. 

Para ficarem a conhecer melhor esta página, é só dar um saltinho aqui.

Bons treinos e boas leituras!

Fiona

21/08/2013

Olha o treino fresquinho!

Agora que a constipação parece estar (finalmente!) a dar sinal de fugir de mim, estou a regressar lentamente aos treinos. Esta semana começou com um treino para os lados do Passeio Marítimo de Oeiras (perfeitamente identificado por muitos dos leitores deste blog) e hoje foi dia de rumar ao Jamor, onde já não treinava havia largos meses. E aqui fica o resumo do que foi o treino de hoje, com o patrocínio do Garmin Connect.



Como estive algum tempo parada e a bicharada ainda não foi totalmente embora, optei por fazer um treino curto, de apenas 5 km, para rolar um pouco e aproveitar o simpático espaço que é o complexo do Jamor (ou pelo menos, uma pequena parte dele). 
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de treinar neste local, ele oferece muito verde, pistas e diversos percursos por onde optar. Eu aproveitei essencialmente o percurso existente no Parque Urbano do Jamor, junto à pista de canoagem, e ainda incluí uma bela subida, quase em forma de parede, para tornar o treino menos repetitivo. Para quem conhece, a subida em questão é o trilho que sobre por trás da pista de tartan do Centro de Alto Rendimento até à estrada que passa em frente ao Estádio Nacional. Aconselho para quem quiser treinar subidas bem inclinadas.

Já no final do treino descobri uma placa onde estão apresentados os percursos de marcha e de corrida que podemos desfrutar ao treinar no Jamor. Aqui fica a dica!


Esta placa está localizada em frente à Piscina do Jamor, junto ao parque de estacionamento


Detalhe do percurso de corrida (peço desculpa pela sombra da árvore...) com a hipótese de dois percursos: Percurso 4 - 2750 metros e Percurso 5 - 6600 metros 

Bons treinos a todos!

Fiona

Actualização da lesão

O boletim clínico do Corre mais rápido! traz hoje novidades da evolução de um dos seus escribas, eu próprio.

Se o tralho / queda / epifania / reconfirmação da teoria newtoniana se tinha ficado pela escoriação do joelho e mão esquerda (fotos da dita mão em carne viva para breve, nunca antes ou depois das refeições, descansem), há um novo quadro sintomatológico que aponta para inflamação no já referido joelho que, desde há dois dias me tem feito dobrar a perna esquerda não mais do que 20º.

Mas nem tudo é mau. Se ontem para me sentar, tinha que manter a perna estendida, qual  possidónio de mindinho em riste no seu chá das cinco, hoje à noite já a consigo dobrar a 90º, o que também é bastante útil a descer escadas. A este ritmo, conto poder voltar a tirar cera dos ouvidos com o mindinho do pé esquerdo como nos antigamentes lá para Sexta e, se Deus e a minha própria fisiologia o permitirem, voltar aos treinos no próximo fim de semana.

O paciente, hoje pelas 23:00 

20/08/2013

Podia ser pior...


Durante a última semana, a constipação tem feito companhia (mas quem é que se constipa no Verão, senhores? E ainda por cima estando de férias? Adiante...) e os treinos desapareceram por completo dos meus dias. Ontem, achando-me já um pouco melhor, achei que seria uma boa ideia calçar os ténis e tentar afugentar a bicharada que tomou conta de mim... E quando um treino corre de uma forma bem longe da desejada... Aproveita-se para tirar umas fotos... Num dos sítios em que gosto mais de treinar...

18/08/2013

Estágio de pré-época e primeira lesão (yeah!)

Um restrito grupo de Pernas de Gafanhoto, composo exclusivamente por dois bravos atletas de elite, grupo no qual me incluo, efectuou esta semana estágio de pré-época algures no sul da Europa. Este intensivo e extenuante momento de preparação da época que se avizinha foi pautado por treinos curtos e relaxados (dois treinos de 5km, um de 6km e o derradeiro, de 7,5km).

Foi precisamente neste último que tive mais uma estreia nesta magnífica modalidade que é a corrida de fundo. Depois de me estrear em 10km em 2007, meia-maratona em 2008, maratona em 2010, corrida nocturna em 2011 e trail citadino nocturno em 2012, 2013 foi o meu ano de baptismo nas lesões. 

Justamente no último treino do estágio, no último metro do treino, fui ao tapete. Se estivesse a praticar boxe, a coisa seria mais branda, mas a corrida é um desporto para duros e resultou em escoriações no joelho esquerdo e na mão do mesmo lado.

Como em todas as quedas não programadas, há toda uma aura de mistério e misticismo sobre a sua génese. Esta não foi excepção. Terá sido um sinal do além para parar na próxima semana? Terá sido uma benesse dos deuses para, aproveitando o meu bronzeado, eternizar esta marca no joelho por um ano, atemorizando os adversários e capitalizando respeito a admiração nos elementos do pelotão de fundo nacional? Sinceramente não sei, mas conto acompanhar o impacto deste episódio durante toda a época de 2013/2014.


E no fim-de-semana da maratona apenas se pode falar de... Maratona!!

É verdade que assistir a determinadas provas faz crescer em nós (ou intensificar, vá!) determinados sonhos. E assistir à maratona dos Campeonatos do Mundo de Atletismo em Moscovo é claro que tinha de ter aquele efeito sobre mim e pensar... Porque não? Já aqui tinha partilhado convosco que a minha prova de maratona de sonho seria, sem dúvida, a maratona de Paris (pronto, se o Zé Luís fizer muita questão eu também não me importo nada de o acompanhar à maratona de Londres). É claro que não tenho quaisquer ambições de tempo para esta distância, nem pouco mais ou menos. A minha ambição única apenas seria terminar dentro do tempo que nos é dado para o fazer. Em geral, esse tempo ronda as 5 ou 6h, consoante a organização da prova. 

Li algures num artigo sobre corrida, que já não sei especificar a fonte, que um corredor poderia pensar em correr a distância da maratona se já tivesse corrido, pelo menos, duas meias-maratonas e se o seu tempo nessa prova fosse já inferior às 2h. Pois bem, vamos lá fazer uma análise ponderada da coisa:
- à data a que escrevo este post tenho já duas meias-maratonas feitas, a de Almada e a de Setúbal, e tenho já no calendário a próxima marcada no calendário, para o próximo dia 6 de Outubro em Lisboa.
- quanto a tempo inferior a 2h para esta distância, isso já é outra conversa... Em ambas as provas que já fiz, o meu tempo foi superior a isso. Vamos ver se, com o treino, esse tempo consegue ser melhorado até Outubro.

E com isto... Será que posso já sonhar com a distância da maratona?

Pois bem... Podendo, de pés no chão, fazê-lo ou não, aqui ficam as datas de duas maratonas internacionais (informação já partilhada na nossa página do Facebook mas que nem todos possam ter lido):
- Maratona de Sevilha, 23 Fevereiro 2014 (link: http://www.maratondesevilla.es/)
- Maratona de Paris, 06 Abril 2014 (link: http://www.parismarathon.com/index_us.html)

Mais informo que as inscrições para Sevilha encontram-se abertas desde 5 de Agosto e as da maratona de Paris iniciam-se a 16 de Setembro.

Boas corridas!

17/08/2013

E assim se faz um campeão do mundo da maratona!


Hoje foi o dia de se correr a maratona masculina nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que têm estado a decorrer na cidade de Moscovo. Quem pode assistir a este prova, pode verificar a forma inteligente como o grupo da frente foi fazendo a gestão da prova, o que resultava no afastamento consecutivo de muitos adversários que não iam conseguindo ter pernas suficientes para acompanhar quem ia na frente. E esta maratona de hoje veio, mais uma vez, confirmar a supremacia africana no que toca a grandes distâncias: no top 10 apenas três atletas não são africanos (o 5º lugar de um japonês e os 6º e 7º lugares de brasileiros - curiosidade sobre estes dois atletas e que nos mostra que, mesmo na competição ao mais alto nível, existe amizade e companheirismo: depois de fazerem quase toda a prova juntos, já dentro do estádio nenhum acelerou na direcção da meta. Optaram por passá-la juntos e de mãos dadas! Fica aqui um belíssimo exemplo de desportivismo ao mais alto nível). 

E o grande vencedor foi o atleta do Uganda, Stephen Kiprotich, que apenas veio confirmar o que já tinha mostrado nos Jogos Olímpicos de Londres, ao ganhar a maratona: que é um grande atleta e que é suficientemente inteligente para conseguir gerir todas as dificuldades da prova. E que fantásticos últimos dois quilómetros da prova de hoje... Com o que viria a ser segundo classificado, o atleta da Etiópia Lelisa Desisa, sempre no seu encalço, Kiprotich entrou num esquema de finta (sim... porque era exactamente isso que parecia todo aquele ziguezague) sempre com o objectivo de conseguir ganhar distância para dar o arranque final. E foi exactamente isso que aconteceu! Entrada no estádio completamente sozinho em direcção à meta que resultou também na quebra do recorde da maratona em solo moscovita que existia já desde 1984 e que ainda ninguém tinha conseguido melhorar. 

Quanto à participação portuguesa nesta prova, infelizmente o resultado não foi o melhor ou aquele que todos nós desejaríamos. Tínhamos, na linha de partida, apenas um dorsal luso levado por Hermano Ferreira com um recorde pessoal para a distância da maratona de 02:13:28. Infelizmente, o atleta não viria a finalizar a prova de hoje em Moscovo. Fica aqui, de qualquer forma, uma palavra especial para o nosso atleta porque estar nestes campeonatos do mundo pois mostra já muito do trabalho que é feito ao longo de uma época e significa ter feito os resultados mínimos para lá estar e que muitos outros ficaram para trás. Maus dias a correr todos nós temos e bem sabemos que existem dias em que as pernas parecem não corresponder à nossa vontade. Ficamos a torcer que a próxima prova de Hermano Ferreira seja carregado de mais sorrisos e de melhores resultados.

14/08/2013

Meu querido mês de Agosto!!

Ou de como eu acho que os leitores deste blog devem achar que a gerência deste espaço já se mudou de vez para Marte!

Nada a ver... Meus queridos leitores do Corre mais rápido!... Aqui deste lado, anda-se a banhos. Ainda que se continue a correr, é bem verdade que o computador é ligado muito menos vezes do que nos restantes meses do ano e isso dá num número bastante mais reduzido de posts por aqui ou de novidades pelo Facebook do blog. Não é à toa que esta é a silly season... Em que o que se quer é sol, esplanada, praia e muitos banhos de mar. Por isso... Aguardem por Setembro que a gerência deste blog promete regressar ao funcionamento normal.

Boas férias para todos!

07/08/2013

The Wall by Fiona...

Calma... Eu não fiquei maluca... Mas nenhuma outra banda sonora me ocorre para descrever o treino que fiz ontem, um mês depois da prova Corredor Verde incluída na Eco Marathon em Monsanto.


Pois bem... Fruto das mazelas adquiridas na prova de Monsanto (e não, não estou a falar de consequências resultantes do ganho de massa adiposa como consequência da ingestão de sandes de porco no espeto na fase pós-prova...), os treinos durante o mês de Julho foram algo escassos. Duas unhas negras deram num ganho muito baixo de quilómetros este mês (e também o cansaço acumulado duma época recheada a todos os níveis...) mas agora a situação começa a recompor-se.

E nada melhor para retomar os treinos do que escolher novos percursos e novas companhias de corrida. Pois bem, e ontem foi dia de fazer tudo isso...


Extraído o resumo do Garmin Connect, fiz um treino de cerca de 8 km com grande parte do percurso a ser feita junto ao rio (para quem conhece, teve direito a passagem junto ao restaurante Atira-te ao Rio, onde eu pensei que me deveria sentar na esplanada em vez de seguir em frente mas adiante!). O que gostava que atentassem neste resumo (e motivo pelo qual este post tem o simpático nome de "The Wall by Fiona...") é no ganho de elevação... Exacto... 141 metros... Então vejamos... Se vos disser que este treino teve passagem pela zona junto ao rio... A que se seguiu uma passagem junto aos pés do Cristo Rei já estão mesmo a ter uma noção do que este ganho de elevação significou... Passo a explicar: junto à ponte 25 de Abril existe uma subida em estrada estreita que parte da zona junto ao rio e que vai subindo... E subindo... E subindo... Em direcção ao Santuário do Cristo Rei e foi exactamente por aí que eu andei. É sem dúvida um percurso que vou querer voltar a fazer mas quando tiver regressado à minha forma... É que aquela subida é uma praxe, senhores!!! Mas vale pela vista que se pode desfrutar, tanto para a ponte como para a cidade de Lisboa que é sempre bom.

Lição aprendida deste treino? Tens de voltar aos treinos e a encarar as subidas de outra forma, miss Fiona...

4º Treino Correr Lisboa - report by José luís

 E para terminar a época com um treino um pouco diferente, resolvi participar no 4º Treino Correr Lisboa, ontem, no EUL, pelas 19:15.

O treino tinha três grupos distintos: caminhada, corrida lenta (a cerca de 7min/km) e corrida rápida (5min/km). Cada um destes grupos têm apoio de um ou mais elementos do Correr Lisboa que vão, diligentemente, impondo o ritmo e sempre com atenção a quem fica mais atrás.

Foram cerca de 40 minutos de treino animado, que perfizeram 8km no EUL. Ao longo do percurso era frequente cruzarmo-nos com os restantes grupos, de caminhada e corrida lenta, para a inevitável troca de incentivos.

Pessoalmente, até pelo cansaço acumulado, necessidade urgente de férias, rinite na última semana e estar dopado com anti-histamínicos até à ponta dos cabelos, senti alguma dificuldade em manter o ritmo de 05:00/km e a partir dos 6km, afrouxei. Ainda fiz mais dois quilómetros para completar os 8 estipulados, optei por não ficar para a sessão de alongamentos e adicionei mais dois quilómetros no treino com o regresso a casa. No final, foram 12km com uma média de 05:11. Verdadeiramente impensável de fazer nesta altura se o treino fosse feito sozinho.

A foto de grupo - enorme adesão!
Fica a recomendação, para quem esteja agora a iniciar a corrida, para quem queira fazer um treino acompanhado ou para quem sinta a necessidade de disciplinar a passada e ser puxado um pouco acima do que está habituado, eis aqui uma boa iniciativa. Os treinos realizam-se todas as 3ª Feiras, às 19:15.

04/08/2013

I have a dream!

Quem não tem uma prova de sonho em que gostava de participar um dia? Pois bem... Eu não sou excepção a esse grupo de pessoas e também tenho a minha prova de sonho... Dá pelo nome de Maratona de Paris e sim... Ia ser muito feliz em Paris se fizesse esta prova. A do próximo ano já tem mês: realizar-se-à em Abril.

Ai ai Paris...

01/08/2013

Treino Just for Girls do Correr na Cidade - Resumo by Fiona (who else?)

Na passada 3ª feira tive a oportunidade de participar no 2º treino Just for Girls promovido pelo blog Correr na Cidade. 
Para quem ainda não conhece este blog, trata-se de um blog de corrida que aborda os mais variados assuntos relacionados com este desporto desde reviews de produtos, novidades, provas e treinos que vai promovendo. Para quem não conheço, aconselho uma visita ao Correr na Cidade

E agora o resumo do treino...

O treino teve lugar na zona de Belém, com início e fim junto ao restaurante Vela Latina, e contou com a participação de cerca de 20 corredoras. Antes do treino, houve lugar para alguma breve conversa, descrição do percurso do treino e oportunidade de experimentar material de compressão a ser utilizado durante o treino. 


Falando concretamente do percurso, a partida foi feita na Vela Latina, corrida sempre junto ao rio em direcção à Ponte 25 de Abril, retorno um pouco antes de chegar à ponte e final novamente junto à Vela Latina fazendo o mesmo percurso no regresso. Tenho a apontar, a título de curiosidade, o ar algo espantado de algumas das pessoas que estavam nas várias esplanadas da zona ou que faziam um passeio de final de tarde ao verem passar tantas moças corredoras... Chegou a haver direito a palmas e tudo! Enfim, aqui se vê que ao início a corrida estranha-se mas depois entranha-se!

No final do treino, houve distribuição de alguns miminhos pela participantes e espaço para conversa sobre a ligação à corrida, próximas provas e dicas sobre treinos ou provas em que vale mesmo a pena participar. 



Um ponto muito, muito positivo... A disponibilidade e a simpatia das caras por detrás do Correr na Cidade que, a correr ou a tirar fotografias às participantes, tiveram sempre um sorriso para distribuir. Muito obrigada pelo excelente final de tarde e aqui fico ansiosamente à espera do próximo treino Just for Girls (e de outros, claro está!).

O tal mês!!!


Chegou Agosto...

Aquele famoso mês em que as férias, o descanso, a praia e as petiscadas no final de tarde preenchem os nossos dias. 
Aquele famoso mês em que os ténis são trocados diariamente pelas havaianas (ou pelo pé descalço na areia!) e que a única coisa que queremos é preguiçar, sopas e muito, muito descanso!

Mas este mês pode também servir para delinearmos novos objectivos e novos desejos para a época que irá iniciar em Setembro. Deve ser também um mês em que não se deve deixar os ténis a acumular pó... Ainda que tenhamos vontade, temos que lembrar que a corrida, mais do que ajudar-nos a manter a forma e o corpo, contribui e muito para a nossa sanidade mental. Pelo menos comigo acontece assim. É claro que será para abrandar o ritmo porque os ténis também merecem estar assim, a apanhar sol num qualquer relvado. Mas a certeza é que este mês será dedicado a acumular mais alguns quilómetros porque sim... A corrida é mesmo uma paixão!

Um excelente mês de Agosto para todos e boas férias, se for caso disso!!! E que a vossa única decisão difícil deste mês seja decidir entre um mergulho na piscina ou um mergulho no mar...