17/08/2013

E assim se faz um campeão do mundo da maratona!


Hoje foi o dia de se correr a maratona masculina nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que têm estado a decorrer na cidade de Moscovo. Quem pode assistir a este prova, pode verificar a forma inteligente como o grupo da frente foi fazendo a gestão da prova, o que resultava no afastamento consecutivo de muitos adversários que não iam conseguindo ter pernas suficientes para acompanhar quem ia na frente. E esta maratona de hoje veio, mais uma vez, confirmar a supremacia africana no que toca a grandes distâncias: no top 10 apenas três atletas não são africanos (o 5º lugar de um japonês e os 6º e 7º lugares de brasileiros - curiosidade sobre estes dois atletas e que nos mostra que, mesmo na competição ao mais alto nível, existe amizade e companheirismo: depois de fazerem quase toda a prova juntos, já dentro do estádio nenhum acelerou na direcção da meta. Optaram por passá-la juntos e de mãos dadas! Fica aqui um belíssimo exemplo de desportivismo ao mais alto nível). 

E o grande vencedor foi o atleta do Uganda, Stephen Kiprotich, que apenas veio confirmar o que já tinha mostrado nos Jogos Olímpicos de Londres, ao ganhar a maratona: que é um grande atleta e que é suficientemente inteligente para conseguir gerir todas as dificuldades da prova. E que fantásticos últimos dois quilómetros da prova de hoje... Com o que viria a ser segundo classificado, o atleta da Etiópia Lelisa Desisa, sempre no seu encalço, Kiprotich entrou num esquema de finta (sim... porque era exactamente isso que parecia todo aquele ziguezague) sempre com o objectivo de conseguir ganhar distância para dar o arranque final. E foi exactamente isso que aconteceu! Entrada no estádio completamente sozinho em direcção à meta que resultou também na quebra do recorde da maratona em solo moscovita que existia já desde 1984 e que ainda ninguém tinha conseguido melhorar. 

Quanto à participação portuguesa nesta prova, infelizmente o resultado não foi o melhor ou aquele que todos nós desejaríamos. Tínhamos, na linha de partida, apenas um dorsal luso levado por Hermano Ferreira com um recorde pessoal para a distância da maratona de 02:13:28. Infelizmente, o atleta não viria a finalizar a prova de hoje em Moscovo. Fica aqui, de qualquer forma, uma palavra especial para o nosso atleta porque estar nestes campeonatos do mundo pois mostra já muito do trabalho que é feito ao longo de uma época e significa ter feito os resultados mínimos para lá estar e que muitos outros ficaram para trás. Maus dias a correr todos nós temos e bem sabemos que existem dias em que as pernas parecem não corresponder à nossa vontade. Ficamos a torcer que a próxima prova de Hermano Ferreira seja carregado de mais sorrisos e de melhores resultados.

0 comentários:

Enviar um comentário