18/08/2013

E no fim-de-semana da maratona apenas se pode falar de... Maratona!!

É verdade que assistir a determinadas provas faz crescer em nós (ou intensificar, vá!) determinados sonhos. E assistir à maratona dos Campeonatos do Mundo de Atletismo em Moscovo é claro que tinha de ter aquele efeito sobre mim e pensar... Porque não? Já aqui tinha partilhado convosco que a minha prova de maratona de sonho seria, sem dúvida, a maratona de Paris (pronto, se o Zé Luís fizer muita questão eu também não me importo nada de o acompanhar à maratona de Londres). É claro que não tenho quaisquer ambições de tempo para esta distância, nem pouco mais ou menos. A minha ambição única apenas seria terminar dentro do tempo que nos é dado para o fazer. Em geral, esse tempo ronda as 5 ou 6h, consoante a organização da prova. 

Li algures num artigo sobre corrida, que já não sei especificar a fonte, que um corredor poderia pensar em correr a distância da maratona se já tivesse corrido, pelo menos, duas meias-maratonas e se o seu tempo nessa prova fosse já inferior às 2h. Pois bem, vamos lá fazer uma análise ponderada da coisa:
- à data a que escrevo este post tenho já duas meias-maratonas feitas, a de Almada e a de Setúbal, e tenho já no calendário a próxima marcada no calendário, para o próximo dia 6 de Outubro em Lisboa.
- quanto a tempo inferior a 2h para esta distância, isso já é outra conversa... Em ambas as provas que já fiz, o meu tempo foi superior a isso. Vamos ver se, com o treino, esse tempo consegue ser melhorado até Outubro.

E com isto... Será que posso já sonhar com a distância da maratona?

Pois bem... Podendo, de pés no chão, fazê-lo ou não, aqui ficam as datas de duas maratonas internacionais (informação já partilhada na nossa página do Facebook mas que nem todos possam ter lido):
- Maratona de Sevilha, 23 Fevereiro 2014 (link: http://www.maratondesevilla.es/)
- Maratona de Paris, 06 Abril 2014 (link: http://www.parismarathon.com/index_us.html)

Mais informo que as inscrições para Sevilha encontram-se abertas desde 5 de Agosto e as da maratona de Paris iniciam-se a 16 de Setembro.

Boas corridas!

4 comentários:

  1. Fiona, não te preocupes com esse tempo da Meia, pois o teu objectivo, tal como o meu, é apenas cortar a meta, independentemente de marcas.

    Se já tens uma preparação razoável, se estás disposta a fazer uns quantos treinos longos e, o mais importante, se queres muito fazer uma Maratona, FAZ, tens as premissas necessárias!

    Realcei a importância do querer muito pois é essa a diferença entre o desistirmos no muro ou o chegarmos até ao fim porque "desistir não é opção" e "a dor é temporária, a glória eterna". Uma Maratona faz-se fundamentalmente com a cabeça e se a desejares muito, VAIS SER MARATONISTA!

    FORÇA!!!!!!

    Beijinhos (e sonha muito pois são os sonhos que nos dão a força para os tornarmos reais)

    ResponderEliminar
  2. Eu só passadas 4 meias-maratonas me começou a aparecer o desejo de fazer os 42km. E mesmo assim, acho que ainda me faltava traquejo para fazer prova melhor. Mas cada um é como cada qual. Se te decidires, com tenacidade e disciplina, fazes a Maratona na boa. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Se já podes sonhar com a maratona?
    Claro que sim!
    O sonho comanda a vida! Até podias só ter corrido 5 km e sonhares em um dia correr uma maratona!

    Se quiseres mesmo muito e treinares para isso, eu acredito que seja possível.
    Eu tenho 4 meias no currículo e brevemente vou ter mais uma. O meu recorde na distância também está acima das 2h e no entanto vou lançar-me na maratona a 6 de Outubro. Porque sonhei e continuo a sonhar :)

    Força! Se é isso que desejas começa a pensar mais seriamente nisso.

    Beijocas e boas corridas.

    ResponderEliminar
  4. Uma pessoa divaga um pouco sobre um assunto e quando regressa ao que escreveu encontra estes três comentários... Bem, que dizer das vossas palavras, meus amigos de corridas João Lima, Zé Luís e Isa? Sinceramente as palavras são muito poucas e apenas vos posso mesmo agradecer por toda a força. Afinal os nossos sonhos e as nossas vontades contam e muito para que consigamos efectivamente chegar a algum lado, em todos os campos das nossas vidas. O sonho está cá... Agora apenas tenho de o alimentar de forma consciente, porque gosto de tudo feito com os pés bem assentes no chão. Obrigada, novamente, pelo vosso apoio. Sabe muito bem :)

    ResponderEliminar