08/09/2013

Corrida Jumbo - ou como passados 20 anos fiz o circuito do Estoril sem ser no GP2

Até hoje, o meu conhecimento do circuito do Estoril, resumia-se a isto


Estávamos em 1993, este escriba habitava num universo paralelo chamado Ensino Secundário e dado que nos encontrávamos no auge dos roubos de igreja flagrantes ao Sporting, a minha atenção desportiva estava quase exclusivamente canalizada na Formula 1. Mas o meu fado, no que toca a apoiar grandes desportistas que nunca ganham nada, mantinha-se, na medida em que para mim, o piloto a apoiar era o Jean Alesi, que, teve apenas uma vitória em 201 provas em que participou. Mas era um piloto com garra...


...passados 20 anos, esta manhã, pisei pela primeira vez o mítico circuito do Estoril. Embora com algumas alterações face ao traçado inicial, a matriz deste circuito mantém-se e é dos mais agradáveis de se fazer, na perspectiva do condutor, não obstante já não integrar o campeonato de Fórmula 1. Fazer o circuito a pé, a correr é também uma surpresa. É que aquilo tem subidas, algo que, num carro, daqueles com mais cavalos dos que os que foram usados para fazer o Braveheart, nem se nota. Mas elas estão lá.

Nota simpática para a organização, que teve a excelente ideia de fazer as duas voltas que compuseram a corrida em sentidos opostos. Tem-se uma perspectiva do circuito nos dois sentidos e ainda nos cruzamos com os corredores mais atrasados, o que é sempre uma excelente ocasião para os incitar / provocar / fazer pirraça.

No final, a organização distribuiu medalha e um saco com fruta suficiente para a semana toda. :D

Em termos de tempos, acabei por fazer melhor do que estava à espera (fiz 48:53), muito por culpa do meu colega de equipa Paulo que veio sempre a puxar. Para início de época fiquei surpreendido com o ritmo a que fomos, o que augura grandes marcas para a equipa este ano!

Próximo Domingo: Corrida do Tejo, possivelmente para tentar bater o record, se me desenvencilhar do trânsito inicial.



16 comentários:

  1. Muito, muito bom! :) Não se faz pirraça aos outros corredores, apenas os incentivamos a correr mais um bocadinho eheheh. Mas sim, a ver pelas participações em provas dos Gafanhotos este fim-de-semana, esta época promete :)

    Beijinhos e venha de lá essa Corrida do Tejo e um novo recorde pessoal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não menosprezes a pirraça como poderosa ferramenta motivacional. :P

      Bjs

      Eliminar
  2. Vou-te confessar uma coisa (espero que possamos continuar a ser amigos depois disto): não ligo nada a Fórmula 1. E, como muita pena minha e pirraça do meu irmão, pirraça não, INCENTIVO... :P, também não sou grande coisa em jogos de corrida automóvel. :)
    Mas CORRER no circuito do Estoril parece-me bem! E acho que desceu em ti um espírito Ferrari! Parabéns! :)

    Bom início de época! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só continuamos amigos porque eu não ligo quase nada a Formula 1 desde que aquilo começou a perder competitividade (algures no fim do século passado), haha!

      Verdusco como eu ia, parecia mais um Lotus :D

      Tipo este
      http://news.bbc.co.uk/media/images/47291000/jpg/_47291815_96613750_10.jpg

      Bom início de época para ti também! Bjs

      Eliminar
  3. Como frequentador do Autódromo desde uma corrida de Formula 2 em 1973 (ganha pelo Jean-Pierre Jarier) e tendo estado presente todos os 3 dias de todos os grandes prémios de fórmula 1 entre 1984 a 1996 (onde assisti à primeira vitória do Ayrton Senna em 1985), entre muitas outras histórias como ter sido tripulado pelo Tiago Monteiro em 2001 num formula 3 bilugar, desde que comecei a correr que ambiciono poder entrar numa prova no autódromo. Por estar fora, de férias, não foi possível, fica para a próxima.

    Quanto ao teu tempo, começas em grande. Vai ser uma época em grande!

    Força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow, isso é que foram belos tempos. Apanhaste das melhores épocas de F1 moderna, a meu ver.

      Continuação de bons treinos para a Maratona, já falta pouco :)

      Abraço!

      Eliminar
  4. Parabéns...depois das férias, a lesão no joelho, depois só via treinos teus tipo "aquecimentos" no livro das caras :) ... e sai isto? Cá para mim andas a treinar às escondidas...a coisa promete....
    Eu era louco por jogos, mas como tenho mais uns anitos que tu, jogava era no ZX Spectrum...horas e horas a fio (cheguei a jogar 17 horas seguidas um jogo de treinador de futebol)...de Formula 1 havia um "muito bom" que se chamava Nigel Mansell, mas eu era mais jogos de futebol (ai Match Day II, que saudades...), e o engraçado que tb nos meus jogos da altura o teu Sporting não me ganhava (tb deviam ser roubos da Igreja) :)
    Abraço e desejos de novo PB no domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu inverti a minha filosofia de treinos / corrida desde há dois anos. Até essa altura, fazia o contrário: grandes treinos, fracas provas. :D

      O meu pai chegou a ter um zx spectrum, daqueles sem leitor de cassetes, de maneira que tínhamos que dar uso ao leitor de k7 para carregar os jogos. Eu devia ter para ai uns 7 / 8 anos e era viciado no Penetrator (nome de gosto extremamente duvidoso, dificilmente vingaria nos tempos que correm, haha), um jogo de naves espaciais.

      Abraço, boa meia-maratona! :D

      Eliminar
  5. Para início de época foi um tempo muito bom. Como fui às Lampas achei que era complicado estar a ir ao autódromo logo no dia seguinte. Pode ser que para o ano o Jumbo repita "a gracinha" e aí tenha oportunidade de correr na pista do Estoril. :)
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova foi bem organizada, vale bem a pena ires. :)

      Abraço e boa recuperação das "rampas", hehe!

      Eliminar
  6. Grande tempo, Sr. Bluesboy!!
    Para quem andava enferrujado... Nem quero imaginar quando estiveres "no ponto"... Até arrancas alcatrão!
    Beijinho e parabéns pelo resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei admirado, ms o facto é que ir com um colega de equipa a puxar, ajudou e muito. Eu quando estiver no ponto, aviso, que é para não estranhares os buracos na estrada :D

      Bjs, obrigado!

      Eliminar
  7. Ai que pena de não ter ido, mas não dá para ir a todas =( Fica para a próxima.
    Parabéns pela tua prova! Grande tempo! É mesmo um bom augúrio para esta próxima época.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Grande tempo!!!
    Gostava de ter feito o circuito, fica para a próxima.

    Abraço.

    ResponderEliminar