08/09/2013

Pole position day!


Não... Este maravilhoso título não é, de todo, sinónimo de um primeiro lugar mas achei que este post deveria ter um título com cheiro automobilístico. E porquê? Porque hoje foi o dia de fazer a abertura da época com a participação na Corrida Jumbo, realizada hoje no autódromo do Estoril. 


A medalha da prova


Os meus pés a pisar o alcatrão do autódromo

Esta corrida teve diversos formatos: Corrida Rik e Rok (para os mais pequenos, nos escalões bambis, benjamins A e benjamins B), caminhada de 5 km e corrida de 10 km. Fiz a minha participação na versão de 10 km juntamente com os colegas de equipa dos Pernas de Gafanhoto e com a simpática Run Baby Run (que teve os seus filhotes a participar na Corrida Rik e Rok a provar que é de pequeno que se começa). 

Passando à envolvência e logística da prova... Devo dizer que gostei bastante do ambiente que pude encontrar antes e depois da prova. Locais para estacionar disponíveis, bastantes actividades para a criançada, algumas demonstrações de produtos junto ao espaço da partida e muita gente bem disposta para a participação na primeira edição desta corrida, que teve uma vertente solidária dado ser organizada pela Fundação Pão de Açúcar-Auchan. Abastecimentos aos cerca de 4 km e 7 km com direito a águas e Powerade (no último abastecimento a dar uma energia extra para os quilómetros finais). Muitos voluntários presentes e muita segurança bem como posto de primeiros-socorros disponível nas imediações da partida. Mais uma boa organização da HMS Sports que pauta os seus eventos pelo profissionalismo e boa organização. Apenas uma ressalva quanto à organização: em edições futuras penso que será de equacionar uma partida separada entre a caminhada de 5 km e a prova de 10 km. Havia algumas pessoas que iam participar na caminhada que se posicionaram junto à linha de partida obrigando os corredores da prova de 10 km a algumas travagens e muito zig zag no início. 

Quanto ao pódio da prova, a corrida foi vencida pelo Hugo Correia, do Sporting Clube de Portugal (oba, oba, oba!!!), que fez os 10 km em 31'00''. O segundo lugar ficou a pertencer ao Nelson Cruz, do Clube Pedro Pessoa - Escola de Atletismo com um tempo de 31'25'', e o terceiro lugar foi para o Bruno Fraga, do GFD Running com o tempo de 32'11'' (todos tempos de chip). A primeira mulher a cortar a linha de chegada foi a Maria Garcia (Associação de Moradores de Atibá, com 41'35''), a segunda foi a Maria Pinto (Associação de Moradores de Atibá, com 42'00'') e a terceira, a Mafalda Hipólito com o tempo de 42'09''.

Quanto à minha participação... O início da época começou bem... Muito bem mesmo! Com um tempo abaixo da hora (ainda que por muito pouco), fiz a prova com um tempo de chip de 59'54'', tendo ficado em 24º lugar do escalão. Acho que não está mesmo nada, nada mau tendo em conta que os treinos mais a sério apenas começar há coisa de duas semanas, como podem ter lido no meu anterior post. Fiquei satisfeita!

Agora é começar já a pensar na próxima prova, que é já no próximo fim-de-semana com a minha participação na Corrida do Tejo. 

E vocês? O que fizeram este fim-de-semana?


Bons treinos e boas corridas!

Fiona

15 comentários:

  1. Em primeiro lugar Parabéns pelo fantástico tempo :D
    Espero para o ano marcar a minha presença, este ano não fui porque já tinha tudo "planeado" para que a Corrida do Tejo fosse a minha primeirissima de 10K!
    Por isso, até Domingo!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Para início de época está muito bem! Vais ver que vais adorar a tua estreia no próximo Domingo. Se avistares os Pernas de Gafanhoto, vai lá cumprimentar-nos :) Beijinhos e até domingo!

      Eliminar
  2. Foi de facto uma bela prova. Que venham as próximas edições, que estou lá batido :D

    Em relação ao teu tempo, embora já tenhas decididamente dado o salto, confesso que não estava à espera que acabasses abaixo da hora logo na primeira prova da época. É, quanto a mim, sinal que este é o teu patamar mínimo para este ano. Ou seja, não obstante todos os factores que nos influenciam no dia da prova, este é o teu tempo de referência mínimo. :)

    BJs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu gosto destes teus comentários sempre com uma análise do que escrevo. E digo isto do ponto de vista do incentivo que estes comentários têm para mim. Vou-te ser sincera... Estava longe de pensar que hoje seria dia de sub60! Vamos ver como corre no próximo domingo ;) Beijinhos

      Eliminar
  3. Uma vez sub-60, sub-60 para sempre! ;) É mais barreira psicológica que outra coisa, acredita!
    Parabéns e muitos quilómetros felizes na nova época! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e o meu colega Gafanhoto são um espectáculo em matéria de incentivo! :) Obrigada e uma excelente época para ti também :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns Fiona! Começar assim prova que vai ser um ano em grande.
    Força para domingo!
    Beijinhos

    PS - Segundo a classificação disponibilizada, a vencedora feminina foi a Maria José Frias dos Amigos do Atletismo Mafra com 41.28

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, João! Estava bem longe de pensar que a época fosse iniciar desta forma. Estou bastante animada :) Espero que esses treinos estejam a correr bem (ou as férias? :) ). Beijinhos

      PS - Obrigada pela correcção. Pelos vistos passou-me a primeira classificada quando estive a ver a classificação geral.

      Eliminar
  5. Parabéns Fiona. Início de época e logo com um tempo sub-60 é muito bom. O facto de ter sido no autódromo deu-te incentivo extra. :)
    Beijinhos, boa semana e bons treinos porque a do Tejo terá de ser sub-59'54''.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Estou bem feliz com este início da época. A ver se estrago a pintura no próximo fim-de-semana ;) Beijinhos e desejos de bons treinos e boa semana para ti também :)

      Eliminar
  6. Mais uma vez um relato justíssimo e muito bem escrito.
    A tua prestação foi super! Quando passaste por mim até senti o vento!! :))) E nem apitaste nem nada... ;)
    Beijinhos e vemos-nos por aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa... Não digas isso do vento, até parece ;) tu também ias muito bem ;) Beijinhos e até ao treino Just Girls :)

      Eliminar
  7. Parabéns! Deve ter sido uma prova bem divertida. Fiquei com pena de não ir mas tinha as Lampas no dia anterior e pareceu-me abuso fazer uma meia e no dia seguinte mais 10 km.
    Se a época está a começar bem só pode ser bom sinal :)
    Força para as próximas aventuras! Também irei ao Tejo.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. A partir de agora é sempre a baixar o tempo!
    Gostava de ter ido, mas como estive nas Lampas...

    Que seja uma grande época de corridas!

    ResponderEliminar
  9. @Isa: foi bem divertida sim e conto estar lá na próxima edição. Sim, fizeste bem em dar o devido descanso às pernas porque elas bem merecem e estás muito bem para o grande desafio que aí vem ;). Espero que a Corrida do Tejo tenha corrido bem (a avaliar pelo sorriso nas fotos, correu de certeza :) ) Beijinhos e está quase, futura maratonista ;)

    @vgonçalves: ainda não este ano que fui às Lampas. A ver se me estreino para o ano! Desejos também de uma excelente época ;)

    ResponderEliminar