12/09/2013

Se eu podia bater o meu PB na Corrida do Tejo? Podia, mas não era a mesma coisa...

Desde Segunda-feira que ando a considerar a hipótese de adiar a tentativa de bater o meu record dos 10km na Corrida do Tejo.

Porquê?

  1. Porque os primeiros três quilómetros são muito desgastantes se feitos a um ritmo elevado, dado o elevado número de pessoas a ultrapassar;
  2. Porque estou neste momento a carregar 3Kg a mais do que devia;
  3. Porque estes 3Kga mais  e o atraso inicial acarretariam um ritmo insano na segunda metade da prova;
  4. Porque a logística da manhã da prova é considerável;
  5. Porque estamos no início de época;
  6. Porque há mais provas de 10km nas quais vou participar, já ao virar da esquina;
 Pegando no tempo feito no ano passado (48:47 - 1min15s abaixo do meu PB), os primeiros 5km foram feitos em 24:55 e os últimos em  23:52. A melhoria de tempo, implicaria um esforço considerável sobretudo nos primeiros 5km, onde o desempenho depende sobretudo de se conseguir furar, ou não, a multidão.

Parciais Corrida do Tejo 2012 - a amarelo os quilómetros da vergonha

Como ponto a favor do ataque ao PB, tenho apenas um quilómetro ultra-rápido feito ontem, a descer:
Parciais treino de ontem - a amarelo o quilómetro TGV

Pesando os prós e os contras do ataque ao PB dos 10km, vou-me decidir por o adiar. Domingo vai ser dia de desfrutar a prova, talvez tentando acompanhar algum colega de equipa que precise de uma lebre e contabilizar sete participações na Corrida do Tejo.

10 comentários:

  1. Estou a imaginar o filme... para evitar desilusões, vais para a prova sem o objectivo de bater o PB, mas como tu és tipo flecha, no próprio dia ainda vais retirar uns 5 minutos ao teu melhor tempo :P

    Mas sim, concordo que a corrida do tejo não seja a melhor para fazer PBT, principalmente devido ao elevado numero de pessoas que participam nesta prova e a tornam por vezes intransitável.

    Abraço e boas corridas! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Domingo é mesmo para ir na descontra. :)

      Abraço, bons treinos!

      Eliminar
  2. Devia haver partida por tempos, evitando-se a confusão inicial que é o ponto mais preocupante dos que referes (na minha opinião) quando se quer bater um recorde, principalmente numa distância mais "curta".
    Podes sempre tentar....se por volta dos 5 ou 6km estiveres muito atrasado ou não te sentires capaz, metes a viola ao saco, e vais num ritmo mais descontraído até ao fim. É como dizes, de 10km existem muitas provas.
    Abraço e boa Corrida do Tejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,

      a Corrida do Tejo tem partidas por tempos (sub 37; sub 40; sub 45; e restantes corredores) para tentar minimizar esta questão.

      É uma prova com muita gente o que torna complicado o início, mas após a subida do Estádio Nacional já se consegue correr mais facilmente.

      Eu não me considero um corredor rápido mas desta vez quero correr mais depressa (estou em boa forma) e assim estorvar menos outros corredores. Claro que o revés é que também vou ter que me dedicar a ultrapassar.

      P.S. - Um dos problemas é que muita gente com pouca prepação, que passados 500 mts já estão a andar, insistem qual teimosos, em querer partir o mais à frente possivel.

      Fernando Varela

      Eliminar
    2. O meu problema é não haver grupo dos sub 50, senão aidna me metia nesse. mesmo assim, é muita confusão.

      Abraço e obrigado!

      Eliminar
  3. Percebo o que dizes. No ínicio do Tejo há sempre ganda engarrafamento.
    Tens muitas mais provas de 10 km onde podes superar o teu recorde pessoal. Mas sabe-se lá. Podes estar inspirado no domingo e a coisa acontecer :)
    Boa corrida! E desfruta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá! Referes aí coisas muito pertinentes. É capaz de ser uma prova concorrida (um bocadiiiinho :) ) Eu vou ver como são os primeiros kms. Se a confusão for muita, vou com calma e depois aproveito e no fim volto para Algés e fica o treino longo feito. Alguém se quer juntar? ;)

    Beijinhos e boa prova (ninguém me tira da ideia que vais fazer uma prova rápida na mesma!) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltar para Algés é tentador... mas a minha boleia vai deixar o carro em Oeiras. Não sei se a quase-maratonista Isa se quer juntar a ti... ainda tinha a vantagem de fazer parte do percurso da Maratona :)

      Bjs e até Domingo!

      Eliminar
  5. Pois, isto de bater records nestas provas ultra-mega-super-concorridas tem muito que se lhe diga, ou estamos inspiradissimos e bem colocados à partida ou nada feito. Eu vou mesmo só curtir. ;)
    Bem, com ou sem record, boa prova no domingo.

    Abraço!!!

    ResponderEliminar