06/03/2014

É malhar enquanto o ferro está quente

E lá fiz ontem o treino de 5 km ligeiro (a 05:30) para testar o pé esquerdo.

Isso, alooooonga


Sintomas

Até aos 2,5km não tive qualquer queixa. A partir dai uma leve moinha e uma ligeira dôr no calcanhar começou a aparecer no pé.

Mal parei, alonguei imediatamente a seguir e pude sentir a fáscia e os gémeos a esticarem.

Ao chegar a casa, já com algumas dores, complementei com bastantes alongamentos, massagem com bola e para finalizar rolei o pé na já clássica garrafa congelada.

Hoje de manhã, estava à espera de acordar com dores, algumas pontadas logo pela manhã, mas... nada disso aconteceu. Apenas aquela leve impressão e algumas picadas nas partes excêntricas do pé, especialmente quando estive parado, em pé, no metro. 

E agora?
Continuo a achar extremamente estúpido fazer a Meia-maratona de Lisboa a 16/03 se não registar melhorias. Embora ainda falte pouco mais de uma semana e o meu optimismo incurável me faça pensar ser possível fazer a prova, tudo vai depender de como me sinta num treino amanhã e no longão planeado para o fim de semana.

Como esta lesão já dura há mais de um mês, penso que é sensato ser visto por um médico. Assim, já marquei consulta para ortopedista especializado em medicina desportiva já para esta Segunda-feira para, pelo menos, avaliar até que ponto a "terapêutica" que estou a seguir é a correcta e também para despistar um diagnóstico mal feito pela minha pessoa.



13 comentários:

  1. Não sei se ainda te valerá a pena mas o Ricardo Varatojo (Cuf Descobertas) é bom. É especialista em joelhos mas também o é em traumatologia desportiva.
    Melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão . Eu já marquei para a Cuf Alvalade (fica perto de casa) para a Dra. Rita Carvalho Silva que é mesmo especialista nesta área :)

      Eliminar
    2. O Ricardo Varatojo é o exemplo de fama sem proveito. Nunca tive dores a correr, apenas tinha dores quando me sentava à "chinés", o que fazia nos treinos de jiu jitsu e quando nos treinos de Muay-Thai havia mais carga de pontapés no saco. Esse "personagem" convenceu-me que eu tinha as rótulas desviadas e que apesar de ter uma vida normal e praticar artes marciais, quando fosse mais velho a situação seria terrivel e por isso, era altura de com uma simples artroscopia "corrigir". Resultado, fiquei incapacitado nem sentado consigo estar sem dor, correr nem 2 passos, fiquei com os 2 joelhos com subluxação crónica. E para cúmulo ao arrepio dos exames que fiz posteriormente com outros ortopedistas, ele registou que eu estava muito melhor após as artroscopia. O que é completamente falso, fui a vários ortopedista em Portugal e no estrangeiro e todos são unanimes, eu não tinha nada nos joelhos que necessitasse de artroscopia e ficarei incapacitado.

      Eliminar
  2. Fico com pena que nunca mais sejas abandonado por essa fascite mas confio plenamente na tua sensatez pelo que sei que não farás numa loucura em prova se não achares que não estás em condições. Fico aqui a torcer por boas notícias na consulta de 2f e que o teu diagnóstico tenha sido muito bem feito ;) Beijinhos e as melhoras muito, muito rápidas!

    (já pensaste em mandar benzer que escreve este blog? :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que em quase sete anos de corrida, só agora me lesionei, dou-me por bastante satisfeito.

      Em complemento à consulta, necessariamente terá que ser feito um raio x ou ecografia. A ser fasceite (e os sintoms que tenho são ligeiros), não haverá muito mais a fazer do que o que já faço. Talvez umas palmilhas de reforço do apoio plantar e insistir na fisioterapia caseira, que eventualmente isto irá normalizar. Mas pelo menos tenho que pedir uma segunda opinião quanto a isto (para além da minha, lol!).

      Bjs, vou ver se arranjo um padre que nos benza... o que celebrou o meu casamento disse para eu só lá aparecer para baptizar um filho, portanto, acho que não estará receptivo para ser chamado com alguns meses de antecedência, haha!

      Eliminar
  3. Ui como eu tenho medo da fascite! Pensa bem na questão da prova. Por acaso o ano passado estive 4 meses lesionado antes da mesma meia (iliotibial, que depois se transformou noutra coisa..enfim..dark times), e duas semanas antes da prova tive uma melhoria boa - claro que fui feito parvo à prova! Durante a corrida começou logo a doer-me o joelho. Resultado, os 4 meses transformaram-se em 8! Dark times indeed..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... é desse tipo de receio que tenho. Pode ser preferível fazer a mini a esfrangalhar o pé e ir para o estaleiro por um tempo superior.

      Obrigado pelo conselho, abraço!

      Eliminar
  4. Vai com calma...provas há muitas (é muito fácil escrever isto quando o problema é do outro)....tu és sensato e na minha opinião o que descreves aqui são os passos certos a dar.
    As melhoras. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      É uma questão da pessoa se disciplinar para perceber que esteve alguns meses em sobrecarga. Essa desabituação é, em si, também um treino :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Força Bluesboy para uma rápida e eficiente recuperação!
    Sobre o dia 16, pois analisa, aconselha-te com especialistas da área e logo decidirás em conformidade.

    Um abraço e força

    ResponderEliminar
  6. Wise words here...pois 1 em 7 anos é um excelente registo e eu apesar de várias ( os anos de federado também a contar) nunca foi nada de extraordinário mas ainda me lembro de mandar uma época para o...e atrasar a preparação da seguinte apenas porque não me apeteceu seguir TODAS as indicações de fisioterapeuta...o tornozelo perdoou no ano anterior mas à segunda quis ser bem tratado..
    Como tal, optimismo é importante e crucial nos tempos que correm mas perspectiva também e basta ver o resultado em alguns "colegas": Fiona, Rute, RBR, Filipe e infelizmente deve haver mais uns quantos que o meu PDI me impede de mencionar.
    Por outro lado, se decidires ir à Meia fazemos assim: vamos juntos, eu procuro uma paramedica (sueca, americana, tailandesa...) just um case e fazemos a prova juntos, tu em ritmo de treino e a controlar a fascia e eu em modo "bora lá bater o RP" :)
    As melhoras e ...juizinho( e parabéns ;) pelo outro motivo;))
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela partilha.

      Já tive consulta e vou fazer a mini. Mesmo estando melhor, é mais sensato não retardar o processo de recuperação.

      Abraço

      Para o ano, quem sabe se não fazemos a meia? hehe! :)

      Eliminar