Corre mais rápido!

Aqui partilhamos todas as nossas provas e treinos e muitas outras coisas sobre o mundo da corrida...

30/03/2013

Objectivo Março/2013 atingido e antevisão do mês de Abril

Com o fim do mês de Março ainda por atingi, já estão alcançados os meus dois objectivos para este mês:

  • Bater a minha marca pessoal na meia maratona (passou de 01:47:35 para 01:43:36);
  • Fazer 120km mensais;

O mês de Abril vai ter as seguintes provas no calendário:
  • Bes Run Challenge Cascais (14/04/2013)
  • Corrida da Liberdade (25/04/2013)
  • Meia Maratona de Almada (28(04/2013)

... e logo no dia 1 de Maio a Corrida do 1º de Maio, o que dá 4 provas em 15 dias.

Como os objectivos em termos de marcas estão, para já, atingidos (melhorar tempos só lá para Junho nos 10km da Corrida de Santo António), a tónica para o próximo mês será fazer treinos de qualidade, participar nas quatro provas planeadas e tentar finalmente fazer alguns treinos de trail em Monsanto.

Boa Páscoa e bons treinos!


27/03/2013

A Fiona ainda anda por aqui (porque correr não dá...)

Como os leitores deste blog já devem ter reparado, tenho andado um pouco desaparecida. Penso que a última vez que escrevi por aqui foi para fazer o relato do Grande Prémio Fim da Europa que decorreu em Sintra no final de Janeiro. Pois é... Poderia parecer que tinha desistido desta coisa das corridas e deste blog mas, infelizmente, o meu afastamento deveu-se uma lesão. 
Já desde a São Silvestre de Lisboa, em Dezembro do ano passado, que andava com ligeiras queixas na anca esquerda mas, ao início, pensei que se devesse ao esforço de treino. Na Corrida de São Domingos de Benfica voltei a ressentir-me um pouco e o Grande Prémio Fim da Europa veio confirmar que realmente havia qualquer coisa que não estava bem. Consultei um ortopedista com formação em Medicina do Desporto, tendo-me sido diagnosticada uma inflamação numa bolsa que existe ao nível da anca e que funciona como um amortecedor natural do nosso organismo, designada por bursa trocantérica (a localização desta bolsa e da sua inflamação surge nas imagens abaixo). 



O ortopedista tranquilizou-me de imediato após o diagnóstico já que, pelos vistos, trata-se de uma lesão comum entre corredores. Após o diagnóstico foi altura de me dedicar ao repouso e ver a participação na Meia Maratona de Lisboa 2013 (e a estreia nesta distância...) comprometida. Vieram os tratamentos com anti-inflamatório localizado e já regressei aos treinos. Nada de provas por enquanto e treinos apenas de distâncias curtas, não mais do que 4 ou 5 km sempre em terreno plano e regular.

Agora é desejar que a recuperação definitiva chegue bem rápido para voltar em pleno aos treinos e Às provas de que tenho tantas saudades!

26/03/2013

As LunaRuns vão voltar!!

Não sei se todos conhecem estas provas/eventos, mas fica aqui a confirmação que vão voltar!!


Este foi um conceito que fez bastante sucesso na sua ultima edição em Lisboa, chegando a juntar cerca de 1000 pessoas no ultimo dia!!



Não sei quanto a vocês, mas eu estou bastante entusiasmado!! :-)

25/03/2013

Meia Maratona de Lisboa 2013 - report by José Agapito

Se apenas uma palavra houvesse para descrever o que aconteceu ontem, seria ESPANTO.

Mas vamos por partes...

Antes da prova

Acordei um pouco mais cedo do que é habitual para esta prova e às 07:50 já estava nas imediações da estação Roma-Areeiro. Pouco tempo depois os restantes Pernas de Gafanhoto começaram a chegar e pelas 08:30 apanhámos o comboio rumo ao Pragal. Sentia-me bem, embora o cansaço dos últimos dias me fizessem pensar que poderia não fazer os ambicionados 01:47:00. Ao chegarmos ao Pragal vi que tinha sido uma decisão acertada a de marcar ponto de encontro 20 minutos mais cedo. Ainda estava relativamente pouca gente e, após uma curta pausa, dirigimo-nos para a ponte.09:15 estávamos já nas portagens e o tempo de espera foi passado com relativa rapidez, em amena cavaqueira com os restantes elementos da equipa.

Dois anciões preparam-se para encrencar a partida dos atletas de elite

Já falta pouco...

A sério, já falta pouco...


A dada altura, um dos meus colegas de equipa deu-me a dica de que, pelos meus treinos, poderia adoptar uma passada uns 10 segundos abaixo do que andava a fazer... o que me daria 04:56. Achei areia a mais para a minha camioneta, mas aquilo ficou-me a matutar na cabeça...

0 a 5 km

Após a partida, a minha preocupação era não perder muito tempo na ponte e sobretudo não deixar que os "turistas" me deixassem atrasar. Assim, esqueci de todas as regras de boa educaçao que me ensinaram e substitui todos os "com licença" por cotoveladas determinadas quando assim se justificou. Ao sair da ponte, tinha já dois quilómetros feitos ambos abaixo dos 5min/km e uma folga de 30 segundos face ao meu objectivo. Como estava bem solto, aproveitei para cavar mais o fosso entre a meta proposta e o tempo real. Aos 5km tinha já 1 minuto de avanço sobre o tempo planeado, o que talvez me desse jeito para a quebra que inevitavelmente teria lá pelos 15km.

6 a 10km
Após o abastecimento e estando na companhia de um colega de equipa estreante na distância, mas um grande especialista nos 10km, procurei disciplinar um pouco a passada e tentar entrar no ritmo planeado (05:06/km). A passagem pelo Cais da Ribeira das Naus (estreito e empedrado - não gostei), também ajudou a "entrar nos eixos" e fazer quilómetros mais próximos dos 05min/km.

11 a 15km
Após passar a barreira dos 10 km e entrar em terrenos mais calmos e depois de passarmos por baixo da ponte, comecei a testar a aceleração, aumentando a velocidade aqui e ali. Senti-me bem, surpreendentemente, pelo que continuei a cavar mais o fosso em relação ao que tinha planeado. Todavia, entre os 14 e 15 km tive aquilo que pareceu um ameaço de quebra, talvez por ter sido obrigado a fazer dois abastecimentos de água seguidos e só ter tido oportunidade de beber powerade pelos 12km.

16 a 21,095km
Fosse do powerade a entrar no organismo, dos treinos ou da vantagem que já levava, voltei-me a sentir solto e, dado o pouco vento e como o retorno era já ali aos 18km,pus os dois pés no acelerador rumo a Algés

Nesta altura pus-me a pensar que talvez aquela ideia do meu colega não fosse tão descabida assim e comecei a acreditar que fazer 01:45 era possível. Olhava para o relógio de quando em vez e mesmo com quebra lá pelos 19km e contando com dois possíveis malhos na zona das cascas de banana, era possível.

No retorno, com o vento nas costas, continuei a ritmos perto dos 04:50, passei na zona das bananas, tirei um quarto de banana e comi-a com ajuda de água (metam os abastecimentos mais juntos da próxima) e como me continuava a sentir bastante bem e não malhei, resolvi que dos 19km para a frente aquilo seria um treino de intervalos de 10min a 04:46... e assim foi.

Diz para ti próprio:
"isto não é Belém, isto é o Estádio 1º de Maio,"
"Estas pessoas todas estão aqui a passear o cão e tu estás a fazer um treino de intervalos."
"Só vieste com a camisola da equipa porque a máquina de lavar roupa avariou e os 4 alfinetes
e um bocado de papel de celofane que tens no peito é o dorsal da Corrida da Árvore, que te esqueceste de tirar"


"Pensa no Magnum, pensa no Magnum, pensa no Magnum..."


Cruzei a meta com o tempo de chip de 01:43:36 e ainda estou para aqui a pensar como é que o consegui fazer.

Parciais Meia Maratona de Lisboa 2013

Meia Maratona de Lisboa 2013 - Report by Pedro Moita

E ontem foi finalmente o dia de fazer a minha segunda Meia Maratona, desta vez a Meia Maratona de Lisboa (a meia da ponte 25 de Abril).

A semana começou mal... com indícios de lesão na minha perna direita, fiz apenas um treino curto e lento para ver como a perna se portava, e parecia que estava no bom caminho...
Chegou o dia da prova, levantei-me um pouco antes das 7h, despachei-me e fui com o meu primo até ao ponto de encontro dos Pernas de Gafanhoto. Apanhamos o comboio por volta das 8h30, e lá fomos nós até  a margem sul... tiramos algumas fotos, convivemos um pouco, e assim se passou o tempo até ao tiro de partida.



Como é normal nesta prova, muita confusão nos primeiros km's!! No fim do tabuleiro da ponte, encontrei um colega de equipa, que ia para fazer a volta de 1h50, e eu pensei que seria uma boa ideia acompanha-lo... e assim o fiz, até perto do km 10. E foi a partir dai que começaram os problemas... tive que parar duas vezes, para tentar ir ao wc's portáteis, mas ao que parece não fui o único, e quem lá estava dentro devia estar um pouco pior que eu, pois desisti, nessas duas vezes em que tentei ir lá... tinha sido bom, se os problemas se tivessem ficado por aqui, mas não...  por volta do km 14, o meu joelho começou a queixar-se de tal forma, que pela primeira vez, tive que andar durante uma prova... e isso fez-me ir muito a baixo, pensei em desistir varias vezes... mas felizmente consegui ser mais forte, e aguentei até ao fim, entre correr e caminhar... consegui baixar cerca de 10 minutos á minha ultima meia maratona!!! E foi por apenas alguns segundos, que não alcancei o meu objectivo de fazer esta prova a baixo das 2 horas!!!

Infelizmente há dias assim... mas melhores provas hão de vir!

Tempo de Chip: 02h00m12s
Classificação por Divisão: 1577
Classificação por Sexo: 4553
Classificação Geral: 5029



Agora é descansar e recuperar, esta semana devo ir fazer uma revisão a minha perna, para ver se está tudo em ordem.

E vocês, conseguiram cumprir os vossos objectivos? :-)

Ps: Parabéns a todos os que ontem lutaram pelos seus objectivos/sonhos! :-)

22/03/2013

The Last Mile

Se por acaso, alguém ainda precisar de motivação para correr, aqui fica este video. Espero que gostem! :)


The Last Mile from Red Tide Productions on Vimeo.


Táctica para Domingo

Não temam, caros leitores, não me vou armar em Jorge Jesus e debitar para aqui preciosidades da estirpe de um "vocês os três, façam um quadrado" ou "ambos os três pontas de lança do plantel podem fazer o lugar".

A reflexão de hoje é bem simples e provém de uma dúvida que tenho: devo fazer metas de 5 km ou de 7 km?

Para o meu objectivo de 01:47:00:


Milestone Tempo passagem
5 0:25:29
10 0:50:57
15 1:16:26
20 1:41:54


Milestone Tempo passagem
7 0:35:40
14 1:11:20
21 1:47:00
O que acham? Aponto para menos milestones (7km) ou para um esquema (5km) que me mantenha mais orientado no que toca ao tempo?

21/03/2013

Ponto de situação da minha perna...

Faltam apenas 3 dias para a Meia Maratona de Lisboa 2013, e eu já tenho o meu dorsal (1637)!

O problema é... como é que a minha perna se vai portar no dia da prova?!! Hoje fui fazer um "test drive" à minha perna... uma corrida curta, lenta e em relva... e a verdade é que sinto algum incomodo... algo não está bem (mas não me impede de correr)!!! O que pode querer dizer que os meus objectivos para esta prova, podem ir por agua abaixo... mas de qualquer forma, marcarei presença na prova e caso não me sinta em condições durante a mesma... só me vai restar uma opção! Acima de tudo, quero o meu bem estar físico  e para melhorar marcas pessoais, vão existir certamente mais oportunidades!

E vocês já têm o vosso dorsal?

Boas corridas!


20/03/2013

Habemus dorsalis

Fui hoje levantar o meu dorsal durante a hora de almoço.

Entrando na feira, têm à vossa direita a lista dos nomes para saberem os dorsais, que são levantados logo à estrada à esquerda e mais à frente procede-se ao levantamento das camisolas.

Pouca gente ainda. Desconfio que a partir de sexta-feira deve aumentar a afluência

Uma pessoa sai e depara-se com a ciclovia de Belém, um dia magnífico
e depois cai em si, sabendo que tem que voltar para o trabalho... oh well...

19/03/2013

más noticias?

Espero bem que seja falso alarme... mas a minha perna direita anda-se a queixar um bocado... tenho medo que seja inicio de uma nova lesão!!! Já ando com gelo, pomadas e massagens... até ao momento é só uma leve impressão, mas espero mesmo que isto não evolua para algo pior, porque se não... lá se vão mais uma vez os meus objectivos... neste caso a Meia Maratona de Lisboa!! :(

Isto começou depois do meu treino de domingo, em que pouco ou nada aqueci/alonguei antes de ir correr, coisa que não costumo fazer... enfim... é com os erros que vamos aprendendo...

18/03/2013

Resumo semanal

A uma semana da meia maratona, tive no início da semana que acabou uma quebra, mais psicológica que física.

Um começo de constipação e fadiga generalizada no Domingo passado, que se prolongou para 2ª e 3ª. Por causa disso, decidi saltar dois treinos (um de intervalos e outro lento). No fim de contas, creio ter sido uma boa decisão.

Resumos semanais
Três treinos,um lento, um de intervalos na sexta-feira e o treino longo de um hora ontem.

Sobre este último, embora ontem à tarde fosse pouco inclinado para fazer uma segunda metade muito rápida (o plano era 30min a 5:26 + 30min a 05:04), O facto é que voltei a sentir que o corpo queria ir mais rápido e que as minhas tentativas para o refrear desgastavam mais do que poupavam esforço. Então, a partir da meia hora, deixei-me ir...

Parciais do treino de 1h de ontem
Apercebendo-me que faltavam cerca de 5 minutos para acabar, ainda tentei fazer 12km/h, mas falhei por 11 segundos...


Hoje foi também dia de testar o equipamento que vou levar para a meia. T-shirt dos Pernas de Gafanhoto e tudo.

Com um fim de tarde solarengo como o de ontem, embora ventoso, foi bastante surpreendente a frescura com que acabei o treino e sobretudo a forma como recuperei.
Traseiras da Alameda da Universidade - convém passar pro aqui apenas de dia / tarde.À noite é um pouco isolado.
Creio o que havia para treinar para a meia maratona já está treinado. Esta semana farei apenas um treino no limiar anaeróbio amanhã e dois treinos lentos e curtos (5ª e Sábado). E depois, venha a meia!


Mais para o fim da semana conto ainda fazer um post sobre a estratégia a adoptar na prova, tendo em vista o tempo de 01:47:00.

Boa semana a todos!

14/03/2013

10 dias...

Faltam exactamente 10 dias para a Meia Maratona de Lisboa! 



Vai fazer exactamente um ano, desde que mudei a minha vida e comecei a correr... foi na Mini Maratona de Lisboa, e agora, passado este ano, vou-me estrear na Meia Maratona de Lisboa (a minha segunda prova nesta distancia). 

Os treinos têm corrido bem, sinto que estou numa boa fase, até porque tenho batido alguns recordes pessoais no Nike+, o que ajuda sempre a motivar mais um pouco! :)

O objectivo de roubar 12 minutos, ao meu melhor tempo (e único) aos 21km, mantém-se, e quem sabe até mais um pouco.... mas tudo vai depender de como me sentir no dia da prova!

E os vossos treinos como vão? Sentem-se preparados/as ?

Boas corridas! :-)

11/03/2013

Balanço semanal e treino longo

Começando pelo balanço semanal, acho que foi nesta semana que dei o salto. Não senti qualquer cansaço no final de cada treino e em termos de velocidade, sinto que consigo puxar pela máquina a qualquer altura. Benditos treinos de intervalos e fartlek!

Os treinos desta semana

Evolução quilometragem semanal

O treino longo de Domingo
A ideia era fazer 40 min a 5:26/km + 40min a 05:03/km, o que, analisando os parciais, foi ligeiramente suplantado. A principal dificuldade que senti foi mesmo a manutenção do ritmo de 05:03/km, tendo revelado uma tendência para fazer ligeiramente abaixo.

Parciais treino Domingo


Acabei por ter muita sorte com o tempo, acho que apanhei a melhor hora e vinte de Sol no dia de ontem!

EUL ai vou eu!

Sabes que estás a correr devagar quando tens a tua sombra à tua frente

Vai subiiiiir...


Parece tartan, mas não é
Os meus Asics 1170 que uso para intervalar com os Mizuno Wave Fortis 3
Faltam 15 dias para a Meia Maratona. A ideia agora é manter o esquema de treinos, cortar um treino semanal quando tiver dias mais complicados no trabalho, continuar a fazer algum treino muscular e manter uma alimentação ajuizada. Boa semana e bons treinos!

03/03/2013

Corrida da Árvore - report

Foi hoje a Corrida da Árvore, em Monsanto. Uma prova que tinha feito há três anos com um tempo de 52:33.

Dada a altimetria da prova, o plano hoje era fazer perto dos 50 minutos.  

Altimetria Corrida da Árvore 2013
 
Pelas 09:30 encontrei-me com os restantes elementos dos Pernas de Gafanhoto (éramos sete hoje) e aquecemos perto da partida.


Antes da partida

Partí relativamente confortável e tentei imprimir um ritmo vivo desde o início. O treino de intervalos já começa a fazer efeito, pois aguentei sem problemas um ritmo de 4:20/km nas descidas. A abordagem às subidas também não correu mal, especialmente na última, que, embora curta, pôs muita gente a andar, o que acaba por ser frustrante por se situar a cerca de 600 metros da meta.

Não andei em 2010 e não andei este ano, mesmo com um ritmo em tudo semelhante ao que costumo imprimir nas provas planas de 10km.

Tempo final real: 48:35, o que constitui uma melhoria de quatro minutos face há três anos.
Classificação - 267º em 1015 atletas

Como troféu, recebemos no final um aspirante a pinheiro, que irá agora estagiar em vaso e ser transplantado para solo quando começar a ganhar cabedal para isso.
O pinheiro!