27/03/2013

A Fiona ainda anda por aqui (porque correr não dá...)

Como os leitores deste blog já devem ter reparado, tenho andado um pouco desaparecida. Penso que a última vez que escrevi por aqui foi para fazer o relato do Grande Prémio Fim da Europa que decorreu em Sintra no final de Janeiro. Pois é... Poderia parecer que tinha desistido desta coisa das corridas e deste blog mas, infelizmente, o meu afastamento deveu-se uma lesão. 
Já desde a São Silvestre de Lisboa, em Dezembro do ano passado, que andava com ligeiras queixas na anca esquerda mas, ao início, pensei que se devesse ao esforço de treino. Na Corrida de São Domingos de Benfica voltei a ressentir-me um pouco e o Grande Prémio Fim da Europa veio confirmar que realmente havia qualquer coisa que não estava bem. Consultei um ortopedista com formação em Medicina do Desporto, tendo-me sido diagnosticada uma inflamação numa bolsa que existe ao nível da anca e que funciona como um amortecedor natural do nosso organismo, designada por bursa trocantérica (a localização desta bolsa e da sua inflamação surge nas imagens abaixo). 



O ortopedista tranquilizou-me de imediato após o diagnóstico já que, pelos vistos, trata-se de uma lesão comum entre corredores. Após o diagnóstico foi altura de me dedicar ao repouso e ver a participação na Meia Maratona de Lisboa 2013 (e a estreia nesta distância...) comprometida. Vieram os tratamentos com anti-inflamatório localizado e já regressei aos treinos. Nada de provas por enquanto e treinos apenas de distâncias curtas, não mais do que 4 ou 5 km sempre em terreno plano e regular.

Agora é desejar que a recuperação definitiva chegue bem rápido para voltar em pleno aos treinos e Às provas de que tenho tantas saudades!

6 comentários:

  1. Põe-te boa rápido, que há que reforçar o contingente feminino da equipa :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembras-te de eu própria te ter dito isso? ;) Vamos ver o que o sr. doutor me diz amanhã. Bjs

      Eliminar
  2. Já tinha dado pela tua falta! Pensei que pudesse ser por excesso de trabalho ou qualquer lesão e, infelizmente, parece que foi este o caso. Também andei uns tempos com dores na anca, direita, até pensei pedir uns exames por causa disso. Mas ainda bem que não é nada de maior e que daqui a uns tempos já estás por aí a correr outra vez! Depois procuras outra Meia de estreia no calendário... ;)

    Beijinhos e boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um pouco de tudo... Excesso de trabalho e lesão deu neste afastamento da blogosfera e dos treinos mas a ver se o mês de Abril que está quase aí à porta é mais risonho para mim e me dá mais tempo livre para ir partilhando aqui as minhas correrias. A ver se recupero a tempo da Meia de Almada. Senão, faço a estreia na Meia da Vasco da Gama ;). Bjs

      Eliminar
  3. Oi, aparentemente estou com o mesmo problema, vou ao medico na sexta. Quanto tempo de recuperação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, João. Eu tive uma recuperação de cerca de mês e meio mas tudo depende do grau de inflamação, segundo o que o meu fisiatra me disse na altura em que fiz o tratamento. Boa recuperação e rápido regresso às corridas.

      Eliminar